Curiosidades

Startups de sustentabilidade estão chegando para mudar o mercado

Startups de sustentabilidade

Dentro dos diferentes tipos de segmentos das startups, uma vem crescendo e se desenvolvendo bastante nos últimos anos. Estamos falando das startups de sustentabilidade, cuja preocupação principal é a de preservação do meio ambiente. Isso acontece graças a utilização de diferentes tipos de energias e inovações de sustentabilidade. Saiba mais a seguir!

O que são as startups de sustentabilidade?

As startups de sustentabilidade são conhecidas também como cleantechs, de tecnologia limpa ou startups verdes. Suas funções são basicamente, aumentar a produtividade, sem aumentar os desperdícios e custos durante os processos.

Uma empresa pode se tornar mais sustentável, basta preencher três requisitos fundamentais para isso. Poluir menos, aproveitar e criar mais com o pouco material que tem disponível e criar um modelo de negócio que seja mais rentável.

De acordo com o último levantamento do setor, o Brasil possui cerca de 136 startups engajadas nas questões de sustentabilidade. A maioria delas estão concentradas em São Paulo.

O potencial de crescimento de novas startups de sustentabilidade surgirem no país se dá pela crescente busca por soluções que resolvam principalmente, os impactos causados pela extração de matéria prima do ecossistema.

Quais são as principais dificuldades que as startups de sustentabilidade enfrentam?

As principais dificuldades que as startups de sustentabilidade ainda enfrentam estão ligadas a comunicação, ou seja, como dizer que um lixo tem valor e pode ser utilizado.

Infelizmente, por questões culturais nem todas as empresas conseguem enxergar os resíduos e lixos como sendo matéria prima de alto valor. Dessa maneira, as ações do setor de sustentabilidade acabam se tornando mais limitantes.

Outra questão bastante desafiadora para essas startups está na regulamentação da empresa. O Brasil ainda não tem uma legislação adequada e própria para esse tipo de setor. Sendo assim, ainda é muito comum, algumas startups terem problemas nessas questões.

E a última dificuldade mais inconveniente de todas, é o tempo que leva para que um serviço ou produto sejam adquiridos. O período de testes que todo produto ou serviço deve ter é bem longo, isso significa um esforço e gasto significativos antes da venda.

Sendo assim, a maioria das startups de sustentabilidade acabam fechando parcerias com empresas que já estão inseridas em corporações e que dessa maneira possam oferecer soluções mais adequadas.

Tipos de startups de sustentabilidade

As pesquisas apontam que as startups de sustentabilidade podem ser divididas em até 8 tipos diferentes. Confira:

  • Energia limpa,
  • Armazenamento de diferentes tipos de energias;
  • Produção mais eficiente;
  • Transporte sem poluição;
  • Utilização do ar como energia e preservando o meio ambiente;
  • Indústria limpa;
  • Água e agricultura preservadas.

Startups de sustentabilidade

Dicas para montar uma startup de sustentabilidade de sucesso

Como vimos, as startups de sustentabilidade são empresas que possuem uma grande capacidade de inovação, tanto em termos de produtos, como de serviços. Sem agredir o meio ambiente, pelo contrário, com grande capacidade de preservação.

Os empreendimentos oferecidos possuem um grande potencial de crescimento, graças as diferentes ações de planejamento e gestão. Todos os projetos inspiram uma nova maneira de ver e entender o mundo.

Abaixo você confere algumas dicas para montar a sua startup de sucesso.

1 – Ofereça soluções

É a partir de uma ideia totalmente inovadora que as startups de sustentabilidade devem ser criadas. Dessa maneira, é importante que um empreendedor busque oportunidades em alguns problemas enfrentados. Oferecer soluções para a sociedade e o meio ambiente, deve ser o começo.

Faça trabalhos de pesquisa, entenda o mercado que você está inserido, conheça o seu público potencial. Estude o seu modelo de negócio e se ele pode ser copiado.

2 – Teste o seu produto

É muito importante que nessa etapa de criação, você desenvolva um protótipo do seu produto, com a intenção de testá-lo. Muitas vezes, a criação do modelo de negócio ou serviço, não condiz com a usabilidade do consumidor.

Portanto, faça testes para ver se o que foi criado, vai contribuir com o desenvolvimento do todo.

3 – Valide suas ideias

Validar as suas informações, só é possível se você promover pesquisas de mercado. Quando se descobre o público potencial de consumo, fica mais fácil receber feedbacks e com isso, melhorar o que precisa ser melhorado.

4 – Busque investidores e parceiros

Para que o seu projeto tenha sucesso é muito importante ter nessas horas, uma rede grande de contatos. Dessa maneira é muito provável que a sua startup decole e alavanque os seus negócios.

Experimente utilizar os espaços colaborativos de trabalho, incubadoras ou coworkings, por exemplo, são excelentes lugares para surgir novos contatos.

Conheça 3 startups de sustentabilidade brasileiras que estão revolucionando o mercado

1 – Startup FAEX

A startup brasileira FAEX Soluções Ambientais presta diferentes tipos de serviços de consultoria. Indicada para empresas pequenas está apta a indicar os melhores caminhos para a logística e coletas de resíduos da indústria que sejam perigosos para o funcionamento dos negócios.

Sem dúvidas é uma das melhores startups de sustentabilidade que existem no país. De todas as soluções apresentadas e ensinadas estão a armazenagem, o transporte e o descarte adequado dos materiais utilizados. Dessa maneira, as empresas poderão fazer a gestão dos descartes de resíduos produzidos.

Empresários que utilizam da criatividade, podem adotar soluções benéficas para si e para o mundo usufruírem com segurança.

2 – Startup SOLOS

A principal atividade da startup brasileira SOLOS é ensinar os empreendedores a transformar todos os resíduos orgânicos em adubo. Esses resíduos são gerados principalmente por shoppings e supermercados.

Para evitar que esses resíduos sejam transportados, a empresa monta uma estrutura para fazer o tratamento próprio de toda a coleta de resíduos.

O adubo produzido pode ser utilizado em diferentes espaços como fazendas e jardins, por exemplo. Além de tudo isso, a empresa também dá o suporte e treinamento necessários, para que os líderes consigam implementar de maneira adequada, uma gestão de coleta de resíduos.

3 – Startup AGROSMART

Uma das questões que mais se discute quando o assunto é sustentabilidade, é a economia nas contas de luz e água.

A AGROSMART é uma das startups de sustentabilidade que oferece de maneira inteligente, o monitoramento para o cultivo de lavouras, sem gastar muita energia elétrica e água.

Isso é excelente, principalmente para o Brasil, que possui um altíssimo consumo de água e combustível para as atividades agrícolas.

O produtor recebe informações de monitoramento de sua lavoura durante 24 horas por dia. Isso significa, um relatório detalhado sobre os melhores modelos de plantio e colheita, baseados no solo e clima existentes. Isso permite uma melhora no planejamento das datas de irrigação até a colheita.

Como vimos acima, as startups de sustentabilidade são conhecidas também como startups verdes ou de tecnologias chamadas de limpas. Suas funções são a de inovar, utilizando tecnologia que não destrua o meio ambiente. Aumentam a eficiência de todos os processos, enquanto reduzem o desperdício.

Deixe seu Comentário