Consumo Consciente

Agricultura sustentável respeita o meio ambiente e é mais justa

Agricultura sustentável

Algumas atividades possuem um alto índice de degradação do meio ambiente, como o agronegócio. Atualmente, uma noção de sustentabilidade começou a permear esse ambiente e novos negócios sustentáveis começaram a surgir no campo. Os resultados para os agricultores cada dia mais se mostram positivos. Conheça mais a seguir sobre a agricultura sustentável e como ela pode ser benéfica para o meio ambiente.

Para a preservação do meio ambiente é fundamental que a sustentabilidade caminhe junto com a economia. Isso significa que para expandir uma atividade industrial ou uma plantação, o investimento em uma manipulação fácil de agricultura no dia a dia de uma fazenda e que garanta uma qualidade de vida no campo mais adequada, são fundamentais.

Desse modo, a agricultura sustentável vem cumprindo um papel excelente na preservação do meio ambiente, diminuindo consideravelmente as ações maléficas que alguns agricultores ainda praticam.

Agricultura sustentável, conheça o significado!

A agricultura sustentável nada mais é do que um conceito que serve para definir o relacionamento que a agricultura tem com as ações sustentáveis ao meio ambiente. Dessa maneira, as atividades executadas com esse conceito ocorrem de maneira respeitosa ao meio ambiente, garantindo ao mesmo tempo uma maior viabilidade financeira.

Pode-se dizer que é uma relação de equilíbrio entre as duas partes, a economia e a natureza.

Para que esse conceito de agricultura mais sustentável se torne de uma vez por todas, uma realidade, é necessário que algumas práticas sejam adotadas, com a intenção de diminuir os impactos que o meio ambiente

Diminuição na utilização de pesticidas, fertilizantes e adubos químicos, assim como a reutilização da água da chuva no sistema de irrigação das plantações e utilização de energia limpa são algumas das medidas que devem ser adotadas para se tornar mais sustentável a agricultura.

Conheça os benefícios principais da agricultura sustentável

A consciência alimentar está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, isso é notável pela crescente procura de alimentos mais saudáveis.

Alimentos orgânicos e oriundos de plantações sustentáveis de agroflorestas, estão sendo cada vez mais consumidos por pessoas que estão mudando suas alimentações.

O agricultor que investe em agricultura sustentável deve se orgulhar, pois a sua produção não ajuda apenas o meio ambiente, mas sim todas as pessoas que consumirem seus alimentos.

Confira a seguir alguns dos benefícios oferecidos por esse tipo de agricultura:

  • Gestão da água feita de maneira eficiente, com uma melhor qualidade do solo e da vida no campo;
  • Maiores rendimentos com a venda dos produtos, graças a valorização recebida;
  • Diversidade muito grande de todos os produtos da lavoura;
  • Aumento na quantidade das espécies presentes na biodiversidade local.

Como vimos, não é tão difícil aderir a todas as práticas da agricultura sustentável. Você precisa apenas saber investir nas melhores práticas e acabar com qualquer hábito negativo. Aplicando-se a técnica correta, os alimentos produzidos serão cada vez mais saudáveis e benéficos para as próximas gerações.

Agricultura sustentável

Conheça 4 ótimas práticas da agricultura sustentável para você utilizar

1 – Fontes de energias limpas e renováveis

Uma excelente prática para quem quer iniciar na agricultura sustentável é investir na utilização de energias limpas e renováveis nas áreas do campo.

Fontes de energia que são a base de hidrocarbonetos, como o petróleo e carvão são péssimas para o ambiente, ou seja, altamente poluidoras. É muito importante o investimento em novas soluções de energia que possam ser usadas em atividades corriqueiras do dia a dia no campo.

Uma das energias mais populares é aquela vinda do nosso astro rei, o sol. Existem locais inclusive em que o sol aparece predominantemente, e essa energia então se torna um excelente negócio.

Existem outros tipos de fontes de energia que vem sendo amplamente utilizadas, como a biomassa e o biodiesel. Ambos contribuem muito para a agricultura, ajudando na adoção das práticas mais sustentáveis.

2 – Pastagens recuperadas

A erosão é combatida e o solo protegido quando as pastagens são criadas de maneira adequada, ou seja, as coberturas se mantêm em perfeitas condições para suportar o gado. Uma das maneiras adequadas de se fazer esse tipo de recuperação é conciliar as atividades de pecuária e produção de grãos no mesmo local.

A agricultura sustentável nesses casos se dá quando o agricultor consegue fazer a utilização de toda a área de plantio de maneira mais intensa. O custo da produção é reduzido e o aumento dos lucros, bem considerável.

3 – Utilização de containers

Na agricultura sustentável, a utilização de materiais reaproveitáveis é uma das boas práticas que devem ser seguidas. Utilizar container marítimo é sem dúvidas uma das maneiras de diminuir qualquer impacto provocado no meio ambiente.

Esse tipo de material tem uma vida útil para transporte por apenas 10 anos, depois é descartado sem nenhuma utilidade. Para as atividades da agricultura ele é excelente, pois pode ser usado como armazém de grãos de diferentes tipos, moradia de funcionários, depósitos de materiais, etc. São muitas funções.

Por não ser necessário nenhum tipo de construção em alvenaria, o impacto ambiental é reduzido. Isso significa menos custos para o dono do campo, pois a estrutura já está montada, o único gasto é com alguns acabamentos que precisam ser realizados.

Todas as ligações possíveis de consumo como água e luz, são feitas no mesmo dia. Isso é ótimo, pois não existe a necessidade de alojar pedreiros na obra e que demandam de 6 a 8 meses para ficar pronta.

4 – Utilização de vias naturais para o controle de pestes

Infelizmente, o Brasil se tornou um dos 10 países que mais utilizam agrotóxicos no mundo. As plantações estão recebendo em larga escala esse tipo de produto químico.

Mesmo que a ciência afirme que esses produtos causam diversos tipos de doenças, a sua utilização infelizmente é muito grande. E se não bastasse tanta informação ruim, muitos produtos que são proibidos na Europa e nos EUA, são usados no país sem nenhum tipo de problema.

Uma das melhores soluções sustentáveis para esse tipo de problema é a utilização de pesticidas naturais nas lavouras e plantações. O alho é um excelente produto para combater os insetos e o melhor, é totalmente natural. Além dele, existem outros orgânicos como o tabaco, folhas do tomate, estrume, urtiga, dentre outros.

A agricultura sustentável como vimos é aquela que respeita o meio ambiente, é economicamente possível de ser praticada e acima de tudo é justa com a vida social da região onde se instala. É muito importante a prática desse tipo de agricultura, principalmente para garantir que as gerações futuras tenham suas necessidades totalmente supridas.

Deixe seu Comentário