Reciclável

Reciclagem de papel: entenda como funciona

Reciclagem de papel

No cotidiano, o papel é um dos materiais mais utilizados, pois ele está presente em praticamente todas as embalagens de produtos. Fazer a reciclagem de papel é muito importante para que esse material seja reaproveitado da melhor maneira possível. No Brasil, as atividades de reciclagem podem impactar positivamente a economia, gerando muito mais renda e empregos para diferentes setores.

As atividades de reciclagem, tanto de papel, quanto de plástico e outros materiais contribuem para a diminuição dos impactos que as ações maldosas do homem causam no meio ambiente. O papel reciclado possui praticamente todas as suas características, apenas a sua cor original pode variar um pouco.

História do papel

A criação do papel foi feita no ano 105, por um chinês chamado Ts’Ailun, pouco popular no Brasil. De acordo com os registros antigos chineses, ele era um funcionário da corte imperial chinesa e foi o responsável por apresentar o primeiro pedaço de papel ao rei, durante a dinastia Han.

Com a desintegração de diferentes tipos de fibras de alguns materiais, os primeiros papéis foram produzidos, logo esse material se tornou um produto valioso e amplamente importado para outros países. Durante muito tempo, essa técnica de produção de papel ficou em segredo. Ela de fato só foi desvendada quando alguns desses fabricantes foram capturados pelos árabes e foram obrigados a ensinar a técnica de produção.

A indústria de papel costuma ser bem cruel com a natureza, principalmente no que diz respeito as derrubadas de árvores, para uma produção em larga escala. A reciclagem de papel é fundamental e importante para a preservação do meio ambiente.

História do papel no Brasil

A primeira fábrica instalada no Brasil se deu no ano de 1.852, mas apenas no ano de 1.956 que o governo investiu significativamente no setor. Graças a um aporte considerável de uma empresa norueguesa, que a produção de papel se iniciou em larga escala no país.

A exportação de papel aconteceu a partir da década de 70, também com incentivos do governo, desse modo ocorreu um crescimento totalmente significativo do setor, se consolidando na década seguinte.

Dados importantes do setor

Cerca de 1% do PIB do país corresponde ao mercado de papel e celulose brasileiro. Sendo assim, em 2017, o país gerou uma produção correspondente a 10,5 milhões de toneladas de papel. Anualmente esse consumo é de 6 milhões de toneladas.

As exportações em 2018, atingiram a marca de US$ 1,91 bilhão. É um bom dinheiro e que se for bem empregado, pode gerar diversas oportunidades de rendimentos em diversos setores.

Qual a importância da reciclagem de papel?

A produção de papel se dá através da utilização da celulose, encontrada em diferentes tipos de árvores. Hoje em dia, sabemos que a reciclagem de papel é uma atividade muito importante para a preservação do meio ambiente.

Isso porque, quando reciclamos um papel ou compramos um papel que foi reciclado, estamos contribuindo para que as árvores não sejam derrubadas para a extração de celulose. Além disso, a reciclagem gera rendimentos para milhares de pessoas e famílias em todo o mundo. No Brasil, existem centenas de cooperativas de recicladores e catadores de papel que se beneficiam com essa prática de reciclagem.

Reciclagem de papel

Coleta e tipos de papéis utilizados na reciclagem

O processo de reciclagem de papel só é possível se houver uma das etapas mais importantes que é a coleta seletiva desse papel. Diversos condomínios e empresas já destinam um local correto para que esse descarte de papel seja feito de maneira correta.

Quais são os tipos de papéis utilizados para a reciclagem?

  • Papelão;
  • Papel sulfite;
  • Caixas de produtos feitas de papel;
  • Folhas do caderno;
  • Papéis de carta ou presente.

Aprenda a reciclar e fazer papel de maneira fácil

Materiais necessários

  • Água e o papel que você reciclou;
  • Bacias rasas ou mais fundas;
  • Baldes com capacidade de no mínimo 2 litros;
  • Molduras feitas de madeira com e sem tela de nylon;
  • Liquidificador;
  • Feltro ou jornal;
  • Panos, trapos ou esponjas;
  • Pregadores de roupa e varais;
  • Duas tábuas pesadas de madeira ou prensas;
  • Peneira côncava;
  • Mesa para a arte.

Modo de fazer

Preparação da polpa

Pegue o papel que você reciclou e pique em diversos pedaços, coloque em uma bacia rasa com água e deixe-o de molho por um período de 1 dia, esse procedimento serve para amolecer o material. Bata essa mistura no liquidificador por 10 segundos, para cada parte da mistura, coloque três partes de água.

Deixe descansar por 1 minuto, em seguida bata novamente, por um período de 10 segundos. A polpa já estará pronta.

Fazendo o papel

Numa bacia maior que o diâmetro da moldura de nylon, despeje essa polpa. Coloque a moldura vazada por cima dessa moldura com tela. Coloque essa moldura no fundo dessa bacia. Vá suspendendo essa moldura devagar, para que toda essa polpa fique depositada nessa tela. A ideia é que todo esse excesso de água escorra naturalmente e fique dentro da bacia. Retire com cuidado a moldura vazada.

A moldura que estiver com a polpa deve ser virada cuidadosamente em cima de um pano ou jornal. Assim, com uma esponja tire todo o excesso de água. Levante essa moldura, de maneira que a folha de papel úmida fique no pano ou jornal.

Hora de prensar as folhas

Prensar as suas folhas de papel faz com que elas sequem mais rápido e o entrelaçamento das fibras aconteça com textura mais firme.

Intercale 6 pedaços de feltro ou jornal com três folhas de jornal com o seu papel artesanal, siga esse processo até formar 12 folhas de papel artesanal.

Em seguida, pegue essas folhas e coloque em uma prensa por aproximadamente 15 minutos apenas. Se não tiver uma prensa não tem problema, basta colocar essas folhas no chão com um pedaço de madeira em cima.

Para que sequem completamente, pendure essas folhas com o jornal no varal. Retire cada uma dessas folhas do jornal e empilhe-as, depois de secas.

Decoração nas folhas

A reciclagem de papel também pode ser feita com efeitos decorativos, para isso você precisa apenas misturar na polpa, alguns elementos como chá de saquinho, gaze, linha, casca de cebola, pétalas de flores e outros tipos de fibras que achar bonita.

Bata essa mistura de elementos no liquidificador. A secagem deve ser feita de maneira totalmente natural, não sendo necessário pressioná-la com pedaços de madeira ou algum outro tipo de material.

Se quiser que a reciclagem de papel seja colorida, basta acrescentar papel crepom na água quando for bater no liquidificador. Anilina e guache também podem ser opções.

Deixe seu Comentário