Reciclável

Reciclagem de plástico: como funciona e quais as vantagens?

Reciclagem de plástico

Atualmente, o plástico é um dos produtos mais encontrados, pois diversas embalagens são feitas com ele. As embalagens feitas de material plástico reciclável, apresentam um símbolo indicando. A reciclagem de plástico é extremamente necessária nos tempos atuais e garante o reaproveitamento do material em diversos processos de produção.

Com tantas embalagens de plástico reciclado, você deve estar se perguntando, como esse processo de reciclagem acontece, não é mesmo?

O plástico quando reciclado, possui todas as características presentes em um plástico comum. Desse modo, pode ser utilizado para diferentes finalidades.

Por que é importante fazer a reciclagem de plástico?

Não é de hoje que o meio ambiente vem sendo maltratado constantemente pelas ações humanas. Quando ocorre a reciclagem de plástico, nós estamos colaborando para que o meio ambiente não seja poluído e prejudicado com os descartes indevidos. Desse modo, também evitamos que o plástico seja descartado em aterros muitas vezes ilegais, lagos, rios, matas e natureza de maneira geral.

Além disso, a reciclagem gera renda para inúmeras famílias que atuam principalmente em cooperativas de reciclagem, recicladores e catadores.

Qual a importância da coleta seletiva na reciclagem de plástico?

A coleta seletiva é sem dúvidas, uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plástico. Nesse processo que acontece apenas a coleta de materiais que sejam de fato, mais apropriados para a reciclagem. Em diversos condomínios e empresas, já existem um local reservado para o descarte de plástico. Essa é uma atitude considerada muito positiva e de total preservação do meio ambiente.

Conheça 3 tipos de reciclagens do plástico

1 – Reciclagem de maneira mecânica

Esse é o método de reciclagem mais comum praticado, ele consiste basicamente em fazer a transformação dos plásticos, oriundos de sobras industriais de processos produtivos ou simplesmente descartados em pequenos grânulos. Esses grânulos são usados na produção de novos materiais que podem ser os mais diversos como pisos, sacos de lixo, mangueiras, peças de automóveis, embalagens não alimentícias, etc.

Entretanto, quem já conhece um pouco do mundo da reciclagem, já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de funcionamento. O primeiro passo é a coleta dos plásticos através das associações de catadores, cooperativas ou pelas companhias de coleta municipal.

Em seguida, ocorre a triagem e separação desses materiais que são classificados de acordo com cada tipo de plástico. Depois são limpos completamente, para que os resíduos sejam removidos. Em seguida, que ocorre a produção dos grânulos.

2 – Reciclagem pelo método químico

Neste método, os plásticos são reprocessados e transformados em produtos petroquímicos básicos, utilizados para a criação de produtos da mais alta qualidade.

Esse tipo de reciclagem possui uma flexibilidade maior que o tipo mecânico, tolerando mais as impurezas que podem ser encontradas. Isso significa que não é necessária, uma triagem muito minuciosa.

A desvantagem desse tipo de reciclagem está no alto custo, ela fica com um preço mais acessível se a quantidade de plástico for enorme.

3 – Reciclagem do tipo energética

Esse tipo de reciclagem consiste basicamente em transformar o plástico em energia, elétrica e térmica, através de processos de incineração, permitindo que todo o calor armazenado no plástico seja utilizado, inclusive como combustível.

As cidades se beneficiam com esse tipo de reciclagem energética, pois alivia as questões pesadas e difíceis de serem tomadas em relação ao destino do lixo urbano.

Infelizmente esse tipo de reciclagem ainda não é praticada no Brasil, mesmo sendo amplamente difundida em países europeus. Para ser implantado um método desse, ainda é muito caro e o país conta apenas com uma usina experimental.

Como é a reciclagem de garrafas PET no Brasil?

Não é de hoje que as garrafas de vidro e as latas estão sendo substituídas por garrafas de plástico do tipo PET. Por serem mais baratas e resistentes, são encontradas aos montes nas prateleiras dos supermercados.

Antigamente quando foi lançado, não existia a reciclagem de plástico PET e seu descarte era feito de qualquer jeito na natureza, provocando sujeira e muita poluição no meio ambiente. Hoje em dia, a reciclagem é feita em larga escala tanto por empresas especializadas, quanto por cooperativas.

Quais são as etapas de reciclagem de uma garrafa PET?

  • Todas as garrafas e embalagens PET passam primeiramente pelo processo de lavagem. Dessa maneira, todos os resíduos são eliminados, em seguida ocorre o processo de prensagem;
  • Em seguida ocorre a trituração dos fardos de PET, gerando os conhecidos flocos;
  • Os flocos são triturados novamente, gerando os grãos;
  • Esses grãos gerados podem ser transformados em fios de poliéster ou produtos diversos de plástico.

Reciclagem de plástico

Quais são os tipos de plásticos que podem ser reciclados?

Basicamente, abaixo você encontra os principais tipos de produtos que podem ser reciclados, veja:

  • Garrafas de bebida em geral de PET;
  • Potes Plásticos PET de diversos tamanhos e formas;
  • Tampas de plástico das embalagens;
  • Sacos feitos de plásticos diversos;
  • Canos de pvc;
  • Para-choques de plásticos dos carros;
  • Copos feitos com materiais descartáveis;
  • Plásticos encontrados em brinquedos de maneira geral;
  • Embalagens plásticas de produtos de limpeza.

A reciclagem de plástico se transforma em que tipos de produtos?

Você que está interessado em saber mais sobre a reciclagem de plástico, vai gostar de conhecer os diversos produtos que podem ser resultantes dessa reciclagem. Veja a seguir alguns exemplos interessantes.

1 – PET

Os produtos PET podem ser transformados em diversos produtos diferentes como tecido, carpete, vassoura, embalagens de produtos para limpeza, acessórios femininos e masculinos, etc.

2 – PEAD

Podem ser transformados também em produtos para limpeza, tubulações de esgoto, óleo para motor, conduítes de energia, etc.

3 – PVC

Esse atualmente é o mais queridinho de todos, pois o seu uso pode ser os mais diversos, que vai desde as tubulações de esgoto conhecidas, até aqueles cones utilizados no trânsito, cabos de energia, mangueiras, entre tantos outros produtos.

4 – PEBD/PELBD

Esse material pode ser transformado em filmes, envelopes, sacos, tubulações para irrigação, etc.

5 – PP

Esse produto pode ser transformado em vassouras e até baterias de carro, além de escovas, caixas, bandejas e funil para óleo.

6 – PS

Acessórios para escritório, placas de isolamento térmico, bandejas, entre tantos outros produtos interessantes.

Caso tenha interesse em começar a praticar a reciclagem de plástico depois de ter lido esse artigo, basta procurar os postos especializados em reciclagem. Geralmente esses postos podem ser encontrados facilmente na internet, basta pesquisar no Google.

Deixe seu Comentário