Poluição

Poluição visual: entenda os impactos na sociedade

Poluição visual

Encontrada com muito mais frequência nos grandes centros urbanos, a poluição visual é considerada um tipo de poluição moderna. Mas, o excesso dessas informações e degradações urbanas acabam deixando as cidades mais feias. Conheça mais sobre esse tipo de poluição e saiba identifica-la.

A modernidade e o desenvolvimentos da maioria dos centros urbanos, fez com que o excesso de informações se proliferasse. E infelizmente, quando esse excesso não tem uma boa administração pública, a beleza natural do lugar acaba indo embora.

O que é a poluição visual?

A poluição visual é um tipo de poluição que surgiu com a modernidade. Ela geralmente é encontrada nos grandes centros urbanos e está caracterizada pelos excessos de informações.

Postes com propagandas, placas, banners expondo produtos, outdoors, táxis e ônibus com anúncios, pichações diversas, fios da rede elétrica expostos e emaranhados, excesso de lixos.

Quanta coisa não é mesmo? Mas tudo isso é considerado poluição visual.

Na maioria das vezes, o objetivo principal dessa poluição toda é incentivar o consumo excessivo. Acontece que isso vem se descontrolando ao longo dos anos e esse excesso de informação acabou contribuindo para a descaracterização dos grandes centros urbanos.

Por exemplo, quando existem pichações em patrimônios históricos, infelizmente sua arquitetura acaba ficando descaracterizada.

A maioria das pessoas nem pensam nisso, mas esse excesso de informações exageradas e em desarmonia, provoca um desconforto visual ao ser humano. E isso, sem dúvida afeta a sua qualidade de vida no mundo.

Já pensou se todos os cidadãos pudessem se expressar sem nenhum tipo de fiscalização, ficando livre para escrever, pintar, colar materiais onde quisesse. Sem dúvidas, você deve concordar que seria um caos.

Muitos que não se expressariam, acabariam virando apenas um expectador completamente massacrado por tantas informações desconexas. Além, das marcas que fariam verdadeiras lavagens cerebrais.

Por fim, essa poluição visual acaba indo contra toda a harmonia estética que existe no ambiente urbano, descaracterizando-a completamente. Aliás, esse é um dos temas amplamente discutido em diferentes reuniões de conselhos urbanos das grandes cidades.

Afinal de contas, todos querem habitar em locais agradáveis e que principalmente promova saúde e bem-estar.

Poluição visual

Quais as consequências da poluição visual

Apesar de passar desapercebida para algumas pessoas, a poluição visual causa algumas consequências desagradáveis para a saúde do ser humano.

A Universidade do Texas, A&M, divulgou um estudo recente onde relacionou esse tipo de poluição a problemas com estresse e desconforto visual.

Durante as pesquisas dois grupos foram submetidos a situações estressantes e em seguida foram conduzidos por duas avenidas. Um grupo dirigiu em uma avenida cheia de informações como anúncios, placas, outdoors e diferentes poluições visuais.

O outro grupo ao contrário, dirigiu em uma avenida com pouca ou nenhuma poluição visual. Concluiu-se então, que o grupo que dirigiu pela avenida mais movimentada, acabou ficando muito mais estressado.

Podemos tirar como lição desse estudo que esse excesso de informações e poluição visual pode sim nos deixar muito estressados.

Mas, existem outros danos negativos a saúde também como indução ao consumo. Os excessos de anúncios podem incentivar o cidadão a consumir cada vez mais. Isso acaba gerando problemas como o tabagismo, obesidade, alcoolismo e o aumento da geração de lixo e resíduos.

Um exemplo desses resíduos são os inúmeros panfletos, que os comerciantes distribuem para promover seus produtos.

Mas, não é só para o cidadão que esses danos são causados, para os comerciantes também. A utilização massiva de propagandas em outdoors e placas acaba fazendo tendo ume feito contrário, as pessoas começam a ignorá-las.

Brasil e a poluição visual: o que a legislação diz?

A poluição visual é percebida facilmente, principalmente em épocas de eleições. Além do incômodo e do estresse que esse período causa, as propagandas de políticos e partidos acabam sendo muito agressivas. Essas propagandas chamadas de santinhos, contém os números dos candidatos, fotos e diversas outras informações.

São consumidas aproximadamente 20 árvores para cada 100 mil litros de água para produzir o equivalente a 1 tonelada de papel.

Para se ter uma ideia do absurdo, nas eleições que ocorreram em 2012, utilizou-se o equivalente a 600 mil árvores e 3 bilhões de litros de água para a produção do material eleitoral.

Outro dado alarmante dessa poluição visual produzida pelos políticos está na destinação dessa quantidade de papel. Normalmente, eles vão direto para o lixo ou para os bueiros, entupindo-os e causando enchentes.

Estados como São Paulo, existem leis específicas que regulamentam esse tipo de publicidade. Inclusive, que ordenam como que a paisagem do município deve ser, elementos de publicidade precisam de autorização prévia se quiserem ocupar outdoors, cartazes entre outras.

Poluição visual

Confira a seguir algumas informações sobre a legislação de São Paulo

Foram implementadas em São Paulo algumas políticas públicas que possuem o intuito principalmente de manter o bem-estar entre todos os seus habitantes.

A chamada “Lei Cidade Limpa” foi promulgada em 2007 e a sua principal função foi a de proibir esse descontrole que as propagandas podem fazer no visual da metrópole.

A seguir você confere algumas informações importantes contidas nessa lei.

  • Visa o bem-estar ambiental, estético e cultural para a população;
  • Visa a manutenção da segurança nos edifícios para a população;
  • Visa a manutenção da beleza natural da cidade;
  • Visa a fluidez, segurança e conforto para que os veículos e pedestres possam se deslocar sem problemas;
  • Visa a compreensão e percepção adequada de todos os elementos naturais da paisagem, sem interferências externas;
  • Visa a preservação do ambiente e da memória cultural do local;
  • Visa a preservação das características mais peculiares das fachadas e ruas da cidade;
  • Visa a utilização e o fácil acesso de todas as funções e serviços que sejam de interesse coletivo nas ruas e vias públicas;
  • Visa a facilidade ao acesso a serviços de emergência como polícia, bombeiros e ambulâncias;
  • Visa o equilíbrio entre os interessados em manter a paisagem do Município em harmonia.

Além, desses esforços governamentais para que a poluição visual seja amenizada, é de fundamental importância que os cidadãos e as empresas tenham mais consciência. Principalmente, as empresas de publicidade que fabricam esses materiais de divulgação, um país mais limpo também depende de nós.

Deixe seu Comentário