Poluição

Poluição do ar: entenda os problemas causados ao meio ambiente

Poluição do ar

A poluição do ar acontece quando algumas substâncias mais nocivas são lançadas no ar e que são prejudiciais para o ambiente e para a saúde humana. Essa contaminação acontece por causa de partículas sólidas suspensas e líquidas, gases, energia e material biológico.

São os chamados poluentes os responsáveis por toda a poluição do ar. Esses poluentes atmosféricos apresentam-se em forma de partículas ou gases advindos de fontes totalmente naturais como os vulcões e neblinas ou por ações não naturais, causadas pelos humanos.

A poluição do ar é tão séria que segundo a OMS ou Organização Mundial da Saúde matou aproximadamente 7 milhões de pessoas no mundo todo. Isso significa que ela matou mais que doenças graves juntas como a AIDS e a malária.

A poluição que cresce a cada dia no mundo se dá principalmente por causa do crescimento e desenvolvimento das cidades e o consumo exagerado de todos os seres humanos. Diversos recursos naturais são atingidos por causa desse aumento da poluição.

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

Sem dúvidas, você já ouviu falar sobre o rio Tietê em São Paulo. Infelizmente, a sua poluição é sentida a quilômetros de distância.

Mas, esse tipo de poluição não é um episódio novo, ela existe desde meados do século XX. Isso aconteceu devido ao aumento das indústrias de carros na época. Muitos carros, resultam em mais poluentes lançados na atmosfera.

Mas, não são só os carros e as indústrias que poluem o ambiente. Logicamente essas fontes naturais como as poeiras dos vulcões e da terra são mínimas se comparadas as ações de poluição provocadas pelos seres humanos.

A seguir você vai conhecer melhor sobre o que é a poluição do ar e quais as causas e consequências.

Poluição do ar

O que é a poluição do ar?

Conhecida também como poluição atmosférica, a poluição do ar é quando diversos poluentes são enviados para a atmosfera, seja por ordem natural ou por ações provocadas pelo ser humano.

A poluição do ar não é um acontecimento recente, ela já existe desde a época da Roma Antiga, quando eram feitas as queimas de madeira. Esse aumento de poluição ficou muito mais acentuado no período da Revolução Industrial.

Nesse período as ações humanas foram muito impactantes sobre a qualidade do ar. Isso se deu graças ao aumento da intensidade das combustões de carvão no século XIX, principalmente na Grã-Bretanha.

Com essa queima de carvão exagerada na época, o ar se tornou completamente poluído. Milhares de pessoas acabaram morrendo na época em consequência de doenças respiratórias.

Na Inglaterra, nos anos 50 que foram registradas as piores consequências dessa poluição do ar.

Cerca de 4000 pessoas morreram em Londres em consequência das doenças respiratórias provocadas pelas péssimas condições climáticas e dos gases poluentes soltos na atmosfera pelas indústrias.

Essa poluição acontece no momento da queima do carvão, quando são liberadas pequenas partículas de compostos de enxofre no ar. Como as condições do ar eram péssimas, não aconteceu a dispersão dessa poluição. Resultado, as pessoas respiravam esse ar totalmente poluído e acabaram morrendo em uma semana.

Mas, essa tragédia não parou por aí, nos meses seguintes a esse episódio que ficou conhecido como Big Smoke ou Grande fumaça, mais 8 mil pessoas morreram e outras 100 mil acabaram doentes.

Quais são as principais causas da poluição do ar?

A poluição do ar pode ser causada por diferentes tipos de fatores, existem duas categorias dessas fontes causadoras. Conheça mais a seguir sobre elas.

Poluição causada pelas fontes naturais

  • Poeiras que as fontes naturais encontradas em áreas de deserto emitem;
  • Metano emitido no processo de digestão que os animais soltam. Por causa da grande quantidade de gado criado para o consumo humano, as emissões de metano são enormes no meio ambiente;
  • Dióxido de enxofre, carbono e cinzas que os vulcões emitem quando estão em atividade. Os danos causados por esses poluentes são terríveis e muitas vezes pode ser fatal;
  • Liberação de gases sulforosos por conta das atividades microbiológicas de animais marinhos;
  • Caimento de materiais radioativos das rochas;
  • Decomposição natural de matéria orgânica;
  • Emissão de alguns compostos orgânicos voláteis pelas plantas.

Poluição do ar

Poluição causada pelas fontes antropogênicas ou humanas

  • Decomposição de materiais orgânicos que produzam metano;
  • Produtos aerossóis como sprays de cabelos, desodorante antitranspirantes, tinta e alguns solventes;
  • Queimadas e desmatamentos feitos em florestas para a expansão da agricultura. Só no Brasil, essa prática corresponde a 75% das emissões do gás carbônico;
  • Emissão de óxido de nitrogênio e monóxido de carbono feito pelos caminhões, carros, motos e aviões;
  • Atividades de mineração, onde ocorrem implosões na terra;
  • Fumaça produzida graças a queima de madeira e carvão que as usinas, fábricas, fornalhas, incineradores e outras fontes estacionárias emitem;
  • Emissão de amônia feita pelo uso excessivo de fertilizantes.

Quais são os efeitos que a poluição do ar pode causar na saúde?

Existem alguns impactos nocivos e prejudiciais que a poluição do ar causa tanto na saúde humana quanto no meio ambiente.

As doenças respiratórias, sem dúvidas são os piores efeitos causados na saúde humana. Veja a seguir alguns deles:

  • Dificuldades para respirar normalmente;
  • Muita tosse;
  • Aumento das chances de ter um ataque cardíaco;
  • Probabilidade de surgimento de câncer;
  • Diminuição das atividades normais dos pulmões;
  • Danos gerais ao sistema imunológico, com isso, aumento no surgimento de doenças;
  • Danos no sistema reprodutor;
  • Aumento na irritação de nariz, garganta e olhos;
  • Surgimento de problemas respiratórios como asma e também problemas cardíacos.

Você pode ajudar o meio ambiente com essas atitudes

Com essas dicas você pode ajudar o meio ambiente e não contribuir com o aumento da poluição do ar.

  • Deixe o carro de lado, ande mais a pé, de bicicleta ou de transporte público para ir ao trabalho ou se locomover. Com essas ações, menos carros circulam, então menos poluentes são emitidos;
  • Economize, apague as luzes que não estiver usando, desligue o computador quando sair da sua casa. Economize energia!
  • Recicle o seu lixo doméstico, existem pontos de reciclagem no seu bairro;
  • Tente consumir produtos produzidos perto de você, assim não existe a necessidade de transporte desses produtos.

A poluição do ar é um assunto sério e que precisa ser tratado com atenção, não só pelos governos, mas também pelos cidadãos.

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

Deixe seu Comentário