Alimentação Consciente

Horta sustentável pode ser feita até mesmo em espaços pequenos

Horta sustentável

O Brasil infelizmente se tornou um dos países que mais utilizam agrotóxicos em suas plantações. Esse dado é alarmante se pesquisarmos os efeitos negativos que esses produtos químicos causam no organismo humano quando consumidos. Conheça a seguir todos os benefícios da horta sustentável e por que estão surgindo cada vez mais adeptos dessa prática tão envolvente.

Investir em uma horta sustentável é sinônimo de relaxamento e aumento da qualidade de vida, tudo isso graças ao envolvimento direto com a terra e a natureza.

Ter uma alimentação mais saudável e livre de produtos prejudiciais para a saúde são as questões que mais motivam a criação de uma horta e o consumo de alimentos orgânicos das prateleiras dos mercados.

As técnicas são bem simples para se plantar os alimentos que são mais consumidos pela sua família, ou pelo menos uma parte deles. E o melhor, não é necessário de espaços muito amplos para a criação dessas hortas.

Acredite, criar uma horta sustentável vai te trazer bem estar e aumentar consideravelmente a sua qualidade de vida. Realizar atividades onde exista a manipulação da terra, contribui para a diminuição do estresse e da ansiedade. E já pensou, que maravilha é poder consumir o seu alimento fresquinho e sem nenhum agrotóxico?

Muitas pessoas manifestam a vontade de ter uma horta, mas acabam desistindo da ideia por pensar que o processo seja muito difícil, que precisa ter muito dinheiro, tempo ou espaço.

Essas ideias não estão certas, pois é totalmente possível plantar sem gastar muito dinheiro, espaço e tempo.

A seguir você vai conhecer melhor esse conceito de horta sustentável e quais os benefícios que ela oferece ao meio ambiente.

O que significa horta sustentável?

Horta sustentável ou horta orgânica como também é conhecida são locais onde se cultivam hortaliças e legumes, além de ervas medicinais e diversos tipos de temperos.

O local de construção de uma horta deve ser bem arejado e de preferência com iluminação solar contínua. O terreno pode ser levemente inclinado ou plano, de maneira que a terra possa ser facilmente adubada. A organização das plantações pode ser feita em canteiros também, sem problemas.

As vantagens de se fazer uma horta sustentável são inúmeras, principalmente pela facilidade de manutenção e maleabilidade. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é necessário grandes espaços para se ter uma horta desse tipo.

Crianças adoram mexer na terra, dessa maneira, construir uma horta pode ser uma atividade extremamente prazerosa para elas. Unir a melhora dos hábitos alimentares e da qualidade de vida são práticas excelentes a serem adotadas.

Horta sustentável

Vantagens de uma horta sustentável

A primeira vantagem que uma horta sustentável oferece é sem dúvidas a certeza de onde vem o alimento que você está consumindo. Ou seja, você vai ter a certeza que os seus frutos, folhas, ervas e etc são realmente ricos em nutrientes e o mais importante, são orgânicos.

Essas informações hoje em dia são muito importantes, principalmente por conta da quantidade de veneno que é colocado nas plantações ultimamente.

Outro diferencial é a quantidade de nutrientes que você vai poder consumir com esses alimentos produzidos na horta. Infelizmente os alimentos industrializados e processados possuem muitos ingredientes químicos. A perda de valor nutritivo nesses alimentos é considerável.

Outra vantagem bem legal é que você pode usar a horta sustentável como um ambiente agradável dentro da sua casa. O espaço não precisa ser muito grande, uma varanda, um pequeno espaço dentro da cozinha já é suficiente para você plantar os seus temperos e especiarias. Imagina que legal, poder colher as suas especiarias fresquinhas na hora de cozinhar?

Passos para a construção de uma horta sustentável?

Alguns profissionais como técnico agrícola e agrônomos, são especializados nessa área, então se quiser pode consultar algum deles no processo de construção da sua horta sustentável. Certifique-se de escolher uma variedade grande cores, formatos e tipos de hortaliças, dessa maneira você garante mais nutrientes na sua mesa.

Primeiro passo – localização da sua horta

A escolha do local em que você vai montar a sua horta sustentável é o primeiro passo a ser dado. É muito importante que ele tenha as seguintes características, confira:

  • De preferência um terreno plano e afofado;
  • Com luminosidade frequente, uma horta voltada para o nascer do sol consegue se desenvolver sem problemas;
  • Disponibilidade para que a irrigação seja feita sem problemas, além de um sistema de drenagem eficiente, um exemplo desse sistema são àqueles feitos com canaletas;
  • Longe de esgotos e sanitários;
  • Que não tenha o trânsito de animais e pessoas.

Segundo passo – ferramentas que devem ser utilizadas

Para fazer uma horta sustentável você via precisar de algumas ferramentas importantes que te ajudarão no preparo e plantio das hortaliças.

  • Para mexer na terra, capinar, misturar os adubos e abrir os sulcos na terra, você vai precisar de uma enxada;
  • Para cavar os buracos e revolver toda a terra, será necessário um enxadão;
  • A sua horta vai precisar ser irrigada e um regador é a ferramenta ideal para essa tarefa;
  • Capinar a terra, abrir pequenos espaços e afofar poderá ser feita com um sacho;
  • A remoção dos pedaços e torrões de terra, além de outros objetos desnecessários poderá ser feito com um ancinho.
  • O transporte do adubo que você vai usar, além dos sacos de terra e outras ferramentas poderá ser feito com um carrinho de mão. Essa é uma das ferramentas mais úteis nesse processo de criação da sua horta.

Terceiro passo – prepare a terra e invista numa composteira

O preparo da terra deve ser feito com o intuito de deixa-la bem aerada, dessa maneira a sua plantação vai absorver com mais facilidade todos os nutrientes de que precisa. Além disso, uma terra solta é mais fácil de ser adubada para que assim, você consiga plantar.

Os meses mais quentes que são entre setembro e março são os melhores para adubar.

Para crescer cheia de nutrientes, as plantas precisam de uma terra rica deles. Adicionar os fertilizantes químicos nelas são bem prejudiciais para a saúde e o meio ambiente.

Desse modo, adubar a terra com o húmus fabricado pelas composteiras é a melhor alternativa. Hoje em dia existem diversas lojas especializadas na comercialização de composteiras de diferentes valores.

Quarto passo – escolha da sua plantação

Esse é o momento de você escolher o que quer plantar na sua horta sustentável. A dica é que você escolha os vegetais que vão se adaptar melhor com o clima da sua região.

Certifique-se que as sementes são orgânicas.

Quinto passo – hora de plantar

Para começar a plantar é muito importante que você confira qual a maneira que as plantas crescem. Por exemplo, as rasteiras vão precisar de um espaço maior entre elas, mas é preciso ficar atento para não deixar um espaço muito grande, pois as ervas daninhas tendem a aparecer.

Sexto passo – regue adequadamente a sua plantação

Os horários mais adequados para fazer a rega da sua plantação são os menos quentes, ou seja, antes das 10 e depois das 16. As plantas tendem a absorver melhor a água nesses horários.

Dê preferência pela rega das raízes e não das folhas, pois as gotas que ficam nas superfícies das folhas quando o sol as esquenta, acabam queimando.

Faça a rega da sua horta pelo menos umas duas vezes por semana e nos outros dias regue apenas para manutenção.

Sétimo passo – retire as ervas daninhas e proteja contra as pragas

As ervas daninhas devem ser arrancadas pela raiz, impedindo o seu crescimento posteriormente. Você não precisa de nenhuma ferramenta para isso, pode arrancar com as mãos mesmo. Uma forma de impedir o seu crescimento, é cobrir os espaços com folhas secas.

Procure alternativas de proteger a sua horta contra o surgimento de pragas, sem precisar utilizar produtos tão nocivos. Pesticidas caseiros, repelentes biológicos, biopesticidas, óleo essencial de nem, são alguns exemplos que você poderá usar.

Oitavo passo – colheita

A colheita da sua plantação deve ser feita nos horários menos quentes, isso evita uma perda muito grande de água. Se a colheita da sua horta sustentável for bem próspera, doe esses alimentos ou então cozinhe-os e congele-os para comer depois.

Deixe seu Comentário