Curiosidades

Dia Mundial da Limpeza: saiba mais sobre o assunto

Dia Mundial da Limpeza

O Brasil é um dos países que mais produzem lixo no mundo. Segundo pesquisas, ele é capaz de gerar cerca de 79 milhões de toneladas de lixo, e esse número sobe a cada ano. O mais triste de tudo isso é que apenas 3% são aproveitados para a reciclagem, sendo que o potencial no país pode subir para 30%. São por causa de dados semelhantes a esses que surgiu o Dia Mundial da Limpeza. Saiba mais a seguir como surgiu esse evento e como você pode contribuir com a causa.

O que é o Dia Mundial da Limpeza e como ele surgiu?

Conhecido também como World Clean Up Day, o Dia Mundial da Limpeza pode ser considerado o maior evento cívico de toda a história. Milhares de voluntários são mobilizados ano após ano com o intuito de limpar bairros, cidades e parques. O objetivo maior dessa ação é sem dúvidas, chamar a atenção para essa problemática que muitas vezes é varrida para debaixo do tapete.

Foi na Estônia onde tudo começou, em meados de 2008, cerca de 50.000 pessoas se reuniram literalmente para limparem em 5 horas, o país todo. Assim, desde 2011, essa ação acontece no Brasil, onde diversos mutirões se reúnem para fazer a limpeza de diferentes locais. A ação também visa a conscientização do aumento dos descartes que ocorrem de maneira irregular em diversos centros urbanos do país e do mundo.

Por que é importante participar do Dia Mundial da Limpeza?

Desde meados de 2020, o mundo vive as consequências de uma pandemia. Com isso, o isolamento social se tornou um ato de sobrevivência e mesmo que ele tenha colaborado positivamente para a preservação e conservação do meio ambiente, uma nova poluição acabou surgindo.

Os EPIs que são os equipamentos de proteção e segurança obrigatórios, além de objetos de higiene como luvas, máscaras, álcool gel começaram a ser descartados de maneira totalmente incorreta. Para ter noção do perigo e da falta de cuidado e informação, esses tipos de materiais começaram a ser encontrados em mares e rios por pesquisadores e mergulhadores.

Essa nova poluição que surgiu é sem dúvidas, o novo foco do Dia Mundial da Limpeza. A data comemorativa é uma oportunidade de aprendizado e contribuição para o planeta. Através de ações simples, podemos fazer toda a diferença no mundo. Essa campanha consegue educar dezenas de pessoas que não sabem muito bem como fazer o descarte correto de suas máscaras e outros objetos que começaram a ser utilizados com mais frequência.

Como funciona o Dia Mundial da Limpeza?

Por conta do isolamento social em decorrência do novo Coronavírus, o Dia Mundial da Limpeza ocorrerá a distância, com pequenas ações realizadas dentro da casa das pessoas. Essas ações estimulam o cuidado do próprio quadrado, para que o planeta seja cuidado como um todo.

4 tipos de limpezas para executar

1 – Limpeza ambiental dentro de casa

Essa limpeza ocorre dentro de casa e ela consiste em pequenas ações como a eliminação de focos de dengue, separação do lixo em reciclável ou não, separar e destinar o óleo de cozinha usado, assim como os aparelhos eletrônicos, por exemplo.

2 – Limpeza solidária

Esse tipo de limpeza pode ser praticado com a separação de itens e utensílios que já não possuem mais serventia para você e que podem ser doados perfeitamente para alguém que esteja precisando muito. Roupas, brinquedos, calçados, objetos de decoração e móveis são alguns exemplos.

3 – Limpeza digital

Essa limpeza é excelente para os dias de hoje, pois ela promove a organização da vida digital de uma pessoa, removendo toda e qualquer tipo de informação que seja dispensável. Fotos duplicadas, aplicativos que não são mais úteis para a sua vida, e-mails muito antigos ou que não foram lidos, arquivos diversos que se tornaram desnecessários.

4 – Limpeza da mente

Nessa limpeza, você vai fazer atividades que promovam literalmente uma limpeza de pensamentos e emoções. Existem diversas práticas que contribuem para isso como a yoga, meditação, esporte, dança, música, práticas espirituais, entre outras opções.

Dia Mundial da Limpeza

Dicas para praticar o Dia Mundial da Limpeza em tempos de pandemia

A seguir reunimos algumas dicas para você praticar o Dia Mundial da Limpeza dentro da sua casa. Reduzir o uso de plástico e saber descartar corretamente esses materiais, são ações que podem ser começadas dentro da sua casa. Veja a seguir algumas dicas para você realizar o Dia Mundial da Limpeza com pequenas ações que vão preservar o planeta e evitar que o ecossistema seja destruído.

1 – Dê preferência para as máscaras reutilizáveis

Prefira as máscaras que sejam feitas de material reutilizável, ou seja, que possam ser lavadas e utilizadas de novo, sem que precisem ser descartadas.

2 – Cuidado com o descarte nas lixeiras convencionais

Luvas, máscaras, lenços ou qualquer outro resíduo médico não deve ser jogado nas lixeiras comuns convencionais. Assim, objetos que porventura tenha entrado em contato com o vírus da COVID-19 deve ser muito bem embalado, ensacado e lacrado antes de ser descartado diretamente no lixo.

3 – Use panos de limpeza laváveis

Dentro de casa, o mais indicado é a utilização de panos laváveis para fazer a limpeza. Já existe no mercado, sprays higiênicos que permitem a aplicação diretamente no pano lavável. Dessa maneira, o lixo não fica acumulado no meio ambiente.

4 – Louças reutilizáveis

Esqueça as louças descartáveis dentro de casa, busque por itens reutilizáveis.

5 – Delivery sem acessórios descartáveis

Quando pedir alguma comida delivery, peça para não enviar nenhum talher ou item descartável. Ao invés disso, utilize os utensílios da sua própria casa. Caso, seja impossível e mesmo assim, o restaurante ter te enviado alguma embalagem. Ou algum comércio eletrônico ter te enviado o produto dentro de uma caixa de papelão, recicle esses materiais.

6 – Preste atenção na sua alimentação

Muitas pessoas nem sequer sabem que a alimentação tem um poder muito grande de conservação do meio ambiente. Nesse Dia Mundial da Limpeza, você pode começar a praticar, uma dieta mais rica em vegetais, legumes, frutas e produtos orgânicos, procurando gradativamente reduzir o consumo de laticínios e carnes. A dieta verde como é chamada, ajuda na preservação de centenas de animais, além de contribuir para um meio ambiente muito mais saudável.

Deixe seu Comentário