Consumo Consciente

Moda sustentável: conceito importante que visa preservar o meio ambiente

Moda sustentável

Um dos mercados que mais descartam produtos é o da moda. Normalmente, o ciclo de vida dos produtos costuma ser bem curto, pois a cada estação novas roupas são confeccionadas. Dessa maneira, as roupas da estação anterior são descartadas por não estarem mais na moda, estando ou não bem conservadas. Esse descarte é péssimo para o meio ambiente, pois o nível de poluição é bem alto. O surgimento da moda sustentável foi necessário e de extrema importância para que a produção desse setor aconteça, sem agredir tanto o meio ambiente.

A palavra sustentabilidade passou a fazer parte do universo da moda há pouco tempo. Antes ela era apenas uma tendência, hoje ela está presente em diferentes setores, afim de reduzir a quantidade de poluentes que surgem da fabricação de sapatos, roupas e acessórios.

É importante ressaltar, que essas medidas sustentáveis adotadas por empresários engajados, beneficiam o meio ambiente e todo o seu entorno.

Poder produzir peças para o setor da moda sem agredir o meio ambiente, sem dúvidas é o caminho que todos os empresários devem trilhar. Reduzir poluentes e minimizar a retirada de matérias-primas da natureza seriam o primeiro caminho a trilhar para quem quer se inserir no universo da moda sustentável.

O que é moda sustentável?

O mundo da moda está abrindo cada vez mais espaço para sustentabilidade, o que antes era considerado apenas uma tendência, hoje já é uma realidade. Muito se fala sobre moda sustentável, mas você sabe de fato o que ela significa?

O conceito de moda sustentável se baseia na defesa da redução de lixo e poluentes para o meio ambiente nos processos de produção de sapatos, roupas e outros acessórios de moda. O objetivo é impactar o mínimo possível o meio ambiente e consequentemente a prosperidade econômica e social da região.

A empresa pode ser transformada de maneira positiva quando adota medidas de proteção ao meio ambiente.

Saiba mais sobre esse assunto e quais medidas você pode tomar para tornar a sustentabilidade, o melhor caminho a seguir.

Como a sua empresa pode investir na moda sustentável?

Existem alguns caminhos ótimos para a empresa que quer investir na moda sustentável. Veja a seguir alguns desses caminhos e como trilhá-los na sua empresa.

1 – Invista em maquinário com inteligência

Compre máquinas que tenho a inteligência adequada para produzir e não poluir o meio ambiente.

2 – Invista na economia de suas instalações

Um projeto sustentável está pautado principalmente na economia de consumos básicos como água e luz. Um investimento em arquitetura sustentável que aproveite os recursos naturais de água e luz é simplesmente excelente para qualquer tipo de negócio.

3 – Escolha materiais recicláveis

As fibras sustentáveis da sua produção poderão ser geradas com os materiais descartáveis. Um exemplo desses materiais são as garrafas Pet, que poderão ser usadas na fabricação de casacos e diversos tipos de roupas e acessórios.

4 – Invista na fabricação de produtos utilizando outros

Esse modelo de produção a partir de produtos que já foram utilizados chama-se economia circular. Retalhos de tecidos, podem contribuir para a criação de novos tecidos ou até mesmo de outros tipos de peças.

Quais são os nichos da moda sustentável?

O mundo da moda pode se valer de diferentes iniciativas para deixar a produção cada vez mais sustentável. Isso acontece desde a busca pela redução da produção de resíduos na indústria tradicional até a adoção de novas práticas mais sustentáveis.

Os nichos principais conhecidos no mercado da moda sustentável são:

  • Produção de peças utilizando fibras naturais como lã, algodão orgânico, cânhamo, etc ou tecidos feitos com materiais recicláveis como fibra de bambu e garrafas Pet;
  • Reaproveitamento de materiais descartados pelas empresas do ramo, como couro, materiais sintéticos e tecidos;
  • Biojoias e ecojoias que são acessórios diversos produzidos com matérias-primas naturais ou recicladas;
  • Bolsas e ecobags confeccionadas e produzidas com materiais totalmente sustentáveis.

Moda sustentável

Quais são os diferenciais e benefícios de uma empresa que investe em moda sustentável?

A sustentabilidade vem se firmando como uma tendência cada vez mais forte em todo o mundo. Geralmente quando ela é usada na indústria da moda, a produção das peças é feita em ateliês, oficinas e cooperativas que se situam na maioria das vezes em comunidades carentes.

A moda sustentável também desenvolve nessas regiões, o conceito de economia solidária, onde redes com uma grande expansão econômica é formada justamente em regiões que precisam de um maior investimento. O resultado disso são mais ofertas de empregos para uma parcela de pessoas que são totalmente negligenciadas pelo sistema governamental.

Existe também um resgate de valores tradicionais como as costuras manuais e diversas práticas artesanais nesse tipo de moda, que agregam muito valor as peças. Dessa maneira, ocorre a afirmação da identidade visual e cultural de uma marca que utiliza a sustentabilidade na sua produção de peças e produtos.

Um diferencial que merece destaque para as peças produzidas com o conceito de moda sustentável é a constante inovação.

Muitas vezes esse tipo de moda é tido e denominado como sendo de estética primária. Se pensarmos bem, isso não é verdade, pois as peças produzidas vêm se destacando cada vez mais pelo arrojo e design funcional que carregam.

3 dicas para montar novos looks com as roupas que estão no seu guarda-roupas

1 – Sobreponha as peças

A sobreposição de peças é um dos truques mais infalíveis para quem quer reaproveitar as peças que estão no guarda roupa faz tempo. Estações como outono e inverno são as melhores para essas combinações de sobreposições.

Sabe aquele vestido que você tem e só usou uma única vez? Experimente usá-lo com uma camisa por baixo e não importa se é de manga longa ou curta. Fica ótimo, elegante. Se combinar com um tênis ou bota então, fica melhor ainda.

Looks mais discretos podem combinar melhor com cores também mais discretas. Experimente o tom sobre tom.

2 – Faça o seu guarda roupas render

É isso mesmo, tente transformar uma peça em no mínimo três. Você pode estar achando um absurdo, mas é totalmente possível.

Vestidos e macacões são ótimos para criar mais de um look para vestir. Isso acontece porque você pode usar a roupa da maneira original ou transformá-la.

Por exemplo, no caso do macacão, se colocar uma saia ou um short, já terá uma combinação. No caso do vestido se colocar uma camisa, parece que está de saia. O importante é deixar a imaginação fluir.

Usar um cinto contribuiu para deixar a cintura bem marcada. Essa ideia é opcional, se não quiser, não utilize.

3 – Faça a mistura de looks como o casual e o formal

Essa mistura é bem fácil de fazer e sem dúvidas você encontra essas peças dentro do seu armário. Você pode combinar um sapato mais descontraído com uma camisa formal. Ou uma camisa mais simples com um sapato ou sandália mais formal.

O importante é despertar a consciência e começar a olhar a moda sustentável como um caminho a seguir para proteger o planeta das ações maldosas de destruição do homem.

Deixe seu Comentário