Reciclável

Reciclagem de vidro: como funciona e quais as vantagens?

Reciclagem de vidro

O vidro está presente em praticamente todas as tarefas do nosso dia a dia. Existem diferentes processos em que ele poderá ser submetido para ser reciclado, garantindo assim o seu reaproveitamento. A reciclagem de vidro pode ocorrer diversas vezes e isso não influencia na perda das suas características e qualidades.

Assim como o papel e o plástico, o vidro está muito presente nas nossas rotinas de vida. Você provavelmente, deve usá-lo constantemente no consumo de bebidas ou até para armazenar comidas e diversos outros produtos. Mas, você já se perguntou se descarta corretamente esse material? Saber dar um destino correto para esse tipo de material é fundamental para o meio ambiente.

Fatos históricos sobre a descoberta do vidro

Mesmo estando presente na nossa vida com frequência, você já se perguntou de onde vem o vidro e como ele foi descoberto? Alguns afirmam que foram os egípcios os responsáveis por essa descoberta, pois existem diferentes objetos do Egito feitos com esse material, com datas que se aproximam a 4.500 a.C.

No começo era possível encontrar apenas alguns blocos maciços sem formas definidas, já há 2.000 a.C. surgiram pequenas vasilhas foram fabricadas e moldadas com o auxílio de formas de barro.

Os vidros para janelas começaram a ser produzidos por volta dos 1.500 a.C pelos egípcios que colocavam massas nas bordas para que a mistura não escorresse. Desse modo era possível alisá-la com um rolo e moldá-la da maneira que gostariam.

Porém, foram os babilônios que fizeram a diferença na produção do vidro, a partir do momento que inventaram o ferro. No século II a.C com o ferro de assoprar era possível fazer molduras diferentes no vidro.

Na Roma antiga foram inventados os mosaicos de vidro, que nada mais são do que pequenos pedaços de vidro colados juntos. A fabricação desse tipo de vidro, elevou-o a categoria artística. É fácil perceber essa valorização do material e como ele está presente principalmente nos vitrais das igrejas ao redor do mundo.

O que muitas pessoas não sabem é que a reciclagem de vidro já era amplamente praticada antigamente por esses povos, sem nem sequer se darem conta da importância que teria essa atividade nos dias de hoje.

Qual a composição de um vidro?

A composição do vidro é feita com materiais naturais como o óxido de alumínio ou alumina, carbonato de sódio ou barrilha, calcário, areia, descorantes e corantes. Em seguida essa mistura é levada a um forno com temperaturas maiores do que 1.500°C.

Essa mistura derrete depois de algumas horas no forno, virando um material praticamente líquido, com uma textura mais espessa, a cor é de âmbar, muito parecido com o mel de abelha que conhecemos. Em seguida esse material é conduzido a um molde inicial, responsável pelo primeiro contorno do objeto.

Na sequência, uma espécie de canudo injeta ar para dentro dessa mistura, que consequentemente a molda, até que ela fique na forma final correspondente ao que se espera, como uma garrafa, por exemplo.

Depois desse último molde, a tendência é que esse material comece a esfriar e enrijecer, podendo ser tirado do molde a qualquer momento. Ele estará pronto para ser comercializado assim que estiver completamente resfriado.

A reciclagem do vidro pode ocorrer diversas vezes, pois esse material é 100% aproveitado. A vantagem é que essa reciclagem não altera em nada as características e qualidades do material. Ou seja, é um vidro novo com as mesmas matérias originais.

Reciclagem de vidro

Quais são os tipos de vidros que existem?

Você que está lendo esse texto, já percebeu a importância que a reciclagem de vidro tem para o planeta, pois ajuda na preservação do meio ambiente e de todos os seres vivos que nele habitam.

Os vidros não são iguais, pois existem muitas diferenças entre as suas composições. Abaixo listamos alguns para você conhecer melhor. Veja:

1 – Vidro com textura plana

São tipos de vidros utilizados principalmente em janelas de residências, prédios, veículos, etc. Além de portas de micro-ondas, fogões e espelhos.

2 – Vidro para embalar produtos

Esses são os mais utilizados no dia a dia, pois são encontrados na forma de garrafas, frascos, potes, vasilhas. Alguns recebem cores diferentes inclusive, como âmbar (normalmente em garrafas de cerveja), branca (garrafas transparentes tradicionais) e verde (garrafas também de cerveja).

3 – Vidro de utensílios domésticos

Esse tipo de vidro é encontrado em utensílios domésticos como travessas, tigelas, pratos, copos panelas e outros produtos.

4 – Vidros mais técnicos

Esses vidros recebem um tratamento diferenciado dos outros tipos de vidros, eles estão presentes em lâmpadas incandescentes, ampolas, tubos de TV, garrafas térmicas, isoladores elétricos, vidros de laboratório e oftálmicos, por exemplo.

5 – Fibras de vidro

As fibras de vidro são encontradas em tecidos, fios, mantas, e outros produtos usados na aplicação de isolamento ou de reforço.

Como fazer a reciclagem de vidro corretamente?

Fazer a reciclagem de vidro de maneira correta é fundamental e os primeiros passos podem acontecer em casa mesmo. Comece recolhendo as garrafas, potes e todos os demais que sejam feitos com esse material. Armazene-os em sacos grossos ou caixas de papelão, etiqueta-los é fundamental para a sua organização. Descreva o conteúdo de cada uma dessas caixas.

Se quiser, também poderá separar os cacos de vidro para a reciclagem, desde que você tome bastante cuidado para não se machucar e nem machucar quem vai manuseá-lo. Você poderá embrulhar esses cacos em jornais, papelões ou qualquer tipo de saco mais grosso. Não esqueça de etiquetar esses pacotes.

De acordo com o Cempre ou Compromisso Empresarial para reciclagem, os cacos não podem conter pedaços de cristais, lâmpadas, espelhos ou vidros planos (muito utilizados na construção civil).

Além de tudo isso, esses cacos também não podem estar misturados a outros tipos de materiais como pedras, terra, cerâmicas, plástico, louças, metais entre outros. Esses materiais contaminam o vidro, gerando bolhas e imperfeições que alterariam sua cor e até sua resistência.

Abaixo você confere uma lista de materiais que podem ser encaminhados para a reciclagem, veja:

  • Potes de alimentos;
  • Cacos;
  • Frascos de perfume e remédios;
  • Garrafas de refrigerantes, sucos, cervejas e bebidas diversas;
  • Vidros lisos e planos;
  • Vidros usados em janelas;
  • Tigelas, pratos e copos de vidro;
  • Para-brisas.

Com a crescente desordem na natureza provocada pelas ações irresponsáveis dos homens, fazer a reciclagem de vidro se torna uma tarefa cada vez mais importante.

Deixe seu Comentário