Curiosidades

Lixo Zero busca aproveitar ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos

Lixo Zero

O Brasil ainda precisa evoluir bastante quando o assunto é a sua produção de lixo. Segundo o IBGE, cerca de 20 milhões de pessoas no país ainda não possuem acesso à coleta de lixo. Algumas medidas ainda precisam ser implementadas, principalmente no setor político do país. As pessoas precisam repensar quais as melhores maneiras de consumo e descarte do lixo no dia a dia. Iniciativas importantes como o Lixo Zero contribuem para o despertar dessa consciência de menos poluição.

A quantidade de lixo e principalmente plástico no mundo, ainda é assustadora. No Brasil, os números preocupam um pouco, pois muitas pessoas ainda não fazem a separação dos resíduos para que o produto descartado no lixo, seja reaproveitado. Além disso, muitas nem sequer tem acesso à coleta de lixo em suas comunidades.

De um total de 8,3 bilhões de toneladas de plástico descartado no mundo, apenas 9% conseguem ser reciclados. Essa situação é preocupante e pode se agravar muito, pois a previsão é de que esse número atinja a marca de 12 bilhões de plásticos gerados.

Implementar uma consciência em busca do conceito de Lixo Zero é extremamente importante. Hoje em dia, esse tipo de iniciativa incentiva a população a reduzir a produção de lixo. O planeta agradece.

O que é o conceito e estilo Lixo Zero?

O Brasil, infelizmente, é um dos países que mais produz lixo no mundo todo. E todo esse lixo acaba indo parar em lixões, que são totalmente diferentes de aterros sanitários. Esses lixões não possuem nenhuma infraestrutura de tratamento, pelo contrário, contribuem para impactar negativamente o meio ambiente. Pois, o lixo fica exposto a céu aberto, passível de contaminação e acesso a diferentes animais.

O movimento Lixo Zero surgiu para tentar mudar essa realidade no mundo, ou seja, ele não prevê em nenhuma hipótese a não geração de lixo, mas sim de redução.

Isso significa, que esse lixo gerado, pode ser reaproveitado e encaminhado corretamente para a reciclagem e quando não pode ser mais utilizado, que seja descartado adequadamente, sem poluir o meio ambiente. Dessa maneira, com esse conceito de redução de lixo, o encaminhamento de resíduos orgânicos e materiais recicláveis pode chegar ao fim.

Esse sistema ainda depende da conscientização das pessoas, das indústrias e principalmente do governo para poder funcionar perfeitamente. Com isso, quanto mais consciências despertarem para a importância de redução de lixo no planeta, melhor será a sua eficiência em reduzir o lixo.

Conheça os 5 Rs do movimento Lixo Zero

O movimento e conceito do Lixo Zero possui 5 Rs importantes e que servem principalmente como pilares de sustentação. Conheça a seguir quais são eles:

Lixo Zero

1 – Repensar

Os resíduos não são sujeiras, isso significa que não devem ser descartados e misturados aos materiais que podem ser reaproveitados para reciclagem ou ao lixo comum.

2 – Reutilizar os materiais

Existem muitos materiais descartados no lixo que podem ser reaproveitados antes de serem encaminhados para o processo de reciclagem. Tratados de maneira correta, esses materiais recebem outro destino e se tornam úteis. A folha de papel deve ser utilizada dos dois lados antes de ser jogada fora.

3 – Reduzir a quantidade de lixo

A quantidade de lixo gerado deve ser reduzida ao mínimo possível.

4 – Reciclar os materiais

Pense duas vezes antes de enviar os itens para os aterros, tente aproveitar o máximo que puder e fabrique novos itens para uso.

5 – Aumento da responsabilidade de todos

Para que o Lixo Zero comece impactar positivamente o planeta, é necessário que diversas frentes estejam engajadas e responsáveis. Veja como podem contribuir:

  • Indústria: pode contribuir, se responsabilizando pela produção e design dos produtos;
  • Comércio: pode se responsabilizar com a maneira que os produtos são comercializados;
  • Consumidor: tem o papel principal nesse processo, principalmente na hora de usar e descartar os itens utilizados;
  • Governo: exerce o papel de autoridade, suas responsabilidades competem em criar uma harmonia entre as indústrias e as comunidades.

O descarte de lixo no país funciona como?

O Brasil é o verdadeiro desastre em termos de descarte do lixo. Diversas cidades e estados ainda mantêm os lixões, onde deveriam criar aterros. Não cumprem a legislação vigente e expõe diversos cidadãos aos riscos de contaminação.

Existem outros dados que são mais alarmantes ainda, cerca de apenas 3,7% desse lixo é reciclado e 24% das residências possuem a coleta de lixo. Isso significa que muitos resíduos ainda vão parar nas redes de esgoto. Além disso, uma boa parte é incinerada, impossibilitando qualquer chance de se reciclar esses materiais. O solo fica empobrecido, e os gases da queima são enviados para a atmosfera.

A prática do Lixo Zero é necessária e fundamental que todos participem dela. Mesmo que não se atinja uma totalidade, aprender a adotar práticas de sustentabilidade no dia a dia, contribui para a diminuição da produção de lixo. Além de oferecer benefícios globais.

Como você pode contribuir para a prática do Lixo Zero?

Mesmo que seja muito difícil zerar completamente a produção de lixo, toda a sociedade pode contribuir para a quantidade seja diminuída. Colaborar com as ações do Lixo Zero é a melhor maneira. Confira:

1 – Reduza a quantidade de consumo de produtos

Esse é um tipo de colaboração bem óbvia, pois quanto menos você consome, menos resíduos você produz. Procure adquirir produtos que você realmente esteja precisando e evite aquelas embalagens desproporcionais.

Isso diminui a quantidade de lixo que é direcionado aos aterros, ou aos lixões que ainda existem.

2 – Prefira comprar a granel ou de maneira local

As compras locais ou a granel diminui a necessidade de se adquirir plásticos ou caixas para poder transportar. Nas compras a granel, por exemplo, você pode levar o seu próprio saquinho de pano ou pote de vidro, além de também utilizar sacolas retornáveis.

3 – Utilize seus copos e canudos próprios

Os canudos e copos de plástico são um verdadeiro terror para o meio ambiente, pois a maioria deles quando descartados acabam parando nos rios e mares. Isso impacta negativamente na vida de espécies marinhas, pois uma contaminação nesses locais chega a matar 100 mil animais.

4 – Faça a utilização de embalagens reaproveitáveis

Você pode contribuir para o movimento Lixo Zero simplesmente reaproveitando alguns materiais, como as ecobags para transportar suas compras do mercado. Ou ainda, preferir as embalagens de vidro, ou até sem embalagens. O mais ideal é se evitar os produtos que venham embalados em isopor ou plástico.

5 – Separe o seu lixo

O seu lixo precisa ser separado, pois dessa maneira é possível saber o que pode e o que não pode ser reaproveitado. Separe em três partes, orgânicos, recicláveis e orgânicos que podem ser encaminhados para a compostagem. Ter uma composteira, permite transformar os restos de alimentos em adubo para as suas plantinhas.

Como deu para observar, o movimento Lixo Zero é de extrema importância para o planeta. E ainda que seja muito distante atingir a totalidade, tomar atitudes que diminuam a quantidade de resíduos, ainda é o melhor caminho de preservação.

Deixe seu Comentário