As questões relacionadas ao meio ambiente nunca estiveram tanto em discussão como nos últimos anos. O planeta clama por socorro, seja pelos desastres naturais, aquecimento global ou as incontáveis toneladas de lixo dos oceanos. E nessa imensidão de problemas você pergunta: o que eu posso fazer para mudar? De fato, tudo não será resolvido de um dia para o outro. Infelizmente, é um longo processo, mas você, como empreendedor, pode contribuir para essa mudança com o empreendedorismo sustentável.
Realmente, não dá para mudar o passado. O grande discurso de ambientalistas é mirar no presente e futuro para evitar que os mesmos erros sejam cometidos novamente, assim como tornar os efeitos das ações humanas no planeta menos devastadores.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a qual o Brasil aguarda a aprovação do pedido de adesão ao grupo que conta com 37 países-membros, os empreendedores são empresários que buscam gerar valor, por meio da criação ou expansão da atividade econômica e assim podem agir para acelerar a geração, difusão e concretização de ideias inovadoras. Ou seja, os empreendedores são agentes de mudança e crescimento numa economia de mercado.
Em contrapartida, um dos maiores problemas para inserir a sustentabilidade nas empresas é a iniciativa dos próprios empreendedores.
Como funciona o empreendedorismo sustentável?
A maioria dos empresários diz não ter tempo a perder, e essa é a principal justificativa para negar a adoção de práticas sustentáveis.
De acordo com especialistas, o maior desafio é educar os empreendedores sobres as novas chances que surgem no mercado. E, para isso, é possível encontrar uma variedade de cursos sobre sustentabilidade disponíveis na internet.
Além de considerar sobretudo o meio ambiente, o empreendedorismo sustentável também tem a eficácia de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa para os consumidores.
Como as discussões ambientais têm ganhado força nos últimos tempos, a ideia é que, gradativamente os consumidores – mais conscientizados acerca dos problemas do globo – vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Se o desenvolvimento sustentável não fosse tão importante, não estaria no centro das atenções da Organização das Nações Unidas (ONU). Criado em 2015 em conjunto com 193 países, a Agenda 2030 traça os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a nível internacional, como preservar o meio ambiente, combater a pobreza e a fome e erradicar as desigualdades.
Ao mesmo tempo que essas metas geram expectativas de ação imediata em várias frentes, também levam as empresas a pensar numa perspetiva de longo prazo, apoiando uma verdadeira mudança cultural no mundo dos negócios. Nos objetivos da ONU até 2030, as empresas ainda encontram indicações operacionais valiosas sobre como conduzir seus negócios na direção certa – e sustentável.
Empreendedorismo sustentável: perguntas e respostas
1. O que é “sustentabilidade corporativa”?
A sustentabilidade pode ser definida como o conjunto de políticas que permitem a empresa buscar a combinação efetiva das três dimensões do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU. Graças à sustentabilidade, torna-se possível integrar estratégia, processos e produtos junto às considerações ambientais e sociais.
Conduzir um negócio de forma sustentável significa, antes de tudo, gerir de forma eficiente e estratégica os recursos disponíveis, sejam eles naturais, financeiros, humanos ou relacionais.
Dessa forma, produz lucros à empresa além de contribuir para o crescimento, melhoria e desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde a companhia atua e dos outros atores que compõem sua cadeia.
2. Como a sustentabilidade pode ser implementada nos negócios?
Para trabalhar de maneira sustentável, a empresa deve encontrar soluções inovadoras que lhe permitam compreender e responder à complexidade do contexto em que está inserida.
Para mais, deve articular um relacionamento estruturado e constante com todas as pessoas a qual se relaciona – clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores.
Essa é a fórmula para combinar crescimento econômico, desenvolvimento social e preservação do meio ambiente. No entanto, é essencial que seja adotada uma abordagem sistêmica, inclusiva e transparente, analisando todos os impactos no curto, médio e longo prazo.
3. Quais são os elementos básicos de uma abordagem sustentável?
O primeiro componente a levar em consideração diz respeito aos valores e ao modelo de governança da empresa. Ambos devem integrar os princípios da sustentabilidade.
Já o segundo elemento diz respeito à sustentabilidade do produto ou serviço ao longo do ciclo de vida, em consenso com os princípios da economia circular. Ou seja, substitui o conceito de fim-de-vida da economia linear pela estratégia apoiada na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
A terceira característica pode ser identificada na dimensão operacional, isto é, na integração dos princípios da sustentabilidade nos processos de negócios. A sustentabilidade é transversal a todas as funções e a todos os processos de negócio, visto que diz respeito não só “ao que a empresa faz” mas também “à forma como o faz”.
Outro ponto fundamental está relacionado à capacidade da empresa de desempenhar o papel de “ator de desenvolvimento”. De fato, as empresas são responsáveis por seus impactos na sociedade e, ao mesmo tempo, têm a oportunidade de cooperar para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável em sociedade.
Neste sentido, operar de forma sustentável não significa apenas “fazer menos do que é já negativo” (como poluir menos ou produzir menos lixo), mas promover a sustentabilidade de todo contexto.
4. Por que a sustentabilidade é importante para as empresas?
A resposta é simples: porque vale a pena.
As empresas que estão comprometidas com a integração da sustentabilidade em seu modelo de negócios podem obter vários benefícios. Em primeiro lugar, através do desenvolvimento de estratégias e práticas sustentáveis, que aumenta a eficiência das atividades e processos empresariais.
Desse modo, todos os recursos são usados de forma racional, e assim os custos são reduzidos. A empresa também adquire melhores competências de gestão de risco e maior conhecimento do mercado com efeitos importantes ao nível da capacidade de inovação.
A implementação de políticas de sustentabilidade em meios corporativos têm efeitos significativos em termos de aumento da reputação e do capital da empresa com impactos significativos na melhoria do clima interno, além de atrair colaboradores.
Obviamente, existem duas condições essenciais para que tudo isso aconteça: é preciso ter uma perspectiva de médio-longo prazo e trabalhar com seriedade quando o assunto é sustentabilidade.
5. Quais são os desafios da sustentabilidade?
- Fazer as empresas contribuírem para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável de forma eficaz e mensurável.
- Implementar políticas e estratégias eficazes de engajamento das partes interessadas.
- Gerenciar a cadeia de abastecimento de forma sustentável.
- Proteger e promover os direitos humanos em e por meio de atividades comerciais.
Conclusão
Independente do entendimento que se tem sobre sustentabilidade, cabe a cada empresa definir quais as melhores soluções e formas de produção. Trata-se de algo voluntário, na qual a empresa coloca em prática para além do cumprimento da legislação aplicável.
Essa chave do sucesso para o empreendedorismo sustentável combina práticas que garantem um desenvolvimento mais limpo e o planeta mais saudável, sem contar que é um aspecto positivo para a imagem do negócio.
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