Poluição

Efeito estufa e o aquecimento global

Efeito estufa

Trata-se de um fenômeno natural que gera o aquecimento terrestre, pode-se dizer que essa atividade é vital já que mantém a temperatura do planeta ideal para a sobrevivência dos seres vivos. A camada que se forma na atmosfera é composta por gases e a mesma permite a passagem dos raios solares que mantém a terra quente.

Se não houvesse o efeito estufa natural a terra seria um planeta frio e isso acabaria dificultando o desenvolvimento da vida nele. Porém vale lembrar que o efeito estufa tem se tornado mais forte com o passar dos anos e isso é resultado da ação irresponsável dos seres humanos.

O efeito estufa pode ser potencializado pelo desmatamento das florestas, queima de combustíveis fósseis e a ação industrial que contribui com a poluição da atmosfera.

É interessante falar que o fenômeno recebe esse nome com base nas estufas de plantas que são usadas para conter o frio, pois o efeito age de forma semelhante.

Como funciona o efeito estufa

O efeito estufa ocorre de maneira natural onde a luz solar penetra na atmosfera e parte dela fica retida enquanto a outra parte é absorvida pelo nosso planeta.

Nos últimos anos nota-se que a ação humana provocou um descontrole na liberação dos gases, portanto o efeito estufa aumentou. Esse acumulo de gases resulta em maior quantidade de calor sendo retirada da atmosfera e dessa forma a temperatura terrestre aumenta dando origem ao aquecimento global.

Observe o esquema abaixo e compreenda melhor o efeito estufa e também o aquecimento global, sendo o primeiro um efeito considerado natural pelos cientistas e o segundo uma consequência do primeiro.

  1. O sol emite a luz e a radiação no planeta terra e quando os raios penetram a superfície terrestre se deparam com o ar, a terra e as águas que contem a sua ação e os refletem de volta ao espaço.
  2. A radiação transforma-se em calor assim que absorvida pela atmosfera, mas parte do calor fica preso a superfície por causa dos gases presentes e outra parte migra ao espaço.
  3. Alguns gases são responsáveis por segurar esse calor como o metano e o dióxido de carbono, por exemplo. Entende-se dessa forma que se houver maior concentração desses gases o planeta torna-se superaquecido e ocorre o então chamado “aquecimento global”.

Aquecimento Global

O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre por causa do acumulo de gases que encontram-se na atmosfera. Destaca-se que o aumento da emissão de gases de efeito estufa é uma consequência da ação humana.

O aquecimento global teve início no século XVIII com a revolução industrial e hoje seu quadro é bastante grave. Estima-se que do período que compreende 1970 a 2004 a emissão desses gases com efeito estufa subiu cerca de 70%.

Umas das consequências do aquecimento global pode ser a queima de combustíveis fósseis, pois os gases liberados durante o processo formam uma barreira e impedem que parte do calor seja devolvido pela atmosfera e isso deixa a terra semelhante a uma estufa de plantas.

Aquecimento global no Brasil

No Brasil pode-se considerar como principal fonte do aquecimento global as queimadas e os desmatamentos. Não é incomum vermos os jornais noticiar o desmatamento da Amazônia ou as queimadas. O país já está classificado entre um dos mais poluidores do mundo por conta dessas atividades ilegais.

Em discussão com outros países conclui-se que para o Brasil reduzir a liberação desses gases seria necessário cessar o desmatamento.

Entre os principais acordos para redução desses gases poluentes está o protocolo de Kyoto assinado no final dos anos 90, mais precisamente em 1997. O tratado de cunho internacional foi firmado no Japão e objetiva a redução de gases com efeito estufas em vários países.

Efeito estufa e aquecimento global

O aquecimento terrestre irá trazer efeitos drásticos para a vida na terra, veja alguns destes efeitos a seguir:

  • Extinção de espécies;
  • Desertificação de áreas;
  • Derretimento das geleiras do ártico resultando no aumento do nível do mar que poderá levar as cidades litorâneas a submersão;
  • Desastres naturais gerais como tempestades, furacões e inundações;
  • Secas em algumas regiões;
  • Chuva ácida;

Dessa maneira as mudanças no clima afetarão significativamente a produção de alimentos.

Como evitar o agravamento do efeito estufa

O efeito estufa pode ser controlado de várias formas, uma delas seria a partir do comprometimento das empresas em diminuir a emissão de gases e fumaças de suas produções. Individualmente as pessoas também podem contribuir com algumas atitudes que fazem a diferença na atmosfera, observe algumas ações importantes para diminuir os efeitos desse fenômeno:

  • Priorizar o uso de bicicletas ao invés de usar o carro;
  • Economizar a energia elétrica;
  • Preferir o transporte coletivo;
  • Reduzir o consumo de carne bovina e suína;
  • Utilizar produtos recicláveis;
  • Separar o lixo.

Essas são algumas atividades que fazem a diferença para o mundo e ajudam o meio ambiente.

Gases do efeito estufa

  • Monóxido de Carbono (CO): ele é produzido na queima do carvão ou demais materiais ricos em carbono e derivados do petróleo. É um gás incolor que além de inflamável é tóxico;
  • Vapor da água (H2O): está suspenso na atmosfera terrestre;
  • Clorofluorcarbonos (CFC): é proveniente principalmente dos aerossóis e do sistema;
  • Dióxido de Carbono (CO2): é proveniente da queima dos combustíveis usados em veículos automotores a base de gás ou petróleo e também da queima de florestas, por exemplo;
  • Óxido de Nitrogênio (N.O.): é a combinação de oxigênio com nitrogênio e normalmente é proveniente dos fornos, estufas, entre outros;
  • Metano (CH4): é um gás que pode ser tóxico caso seja inalado, os maiores produtores de metano são os gados;
  • Dióxido de enxofre (SO2): é um gás altamente tóxico constituído por enxofre e oxigênio. Além de expelido por vulcões ele é usado na produção de ácido sulfúrico.

Resumo

Com base na leitura do artigo ficou possível compreender como estão relacionados o efeito estufa e o aquecimento global, sendo o primeiro considerado um fenômeno natural e o segundo uma consequência das ações humanas.

Foram feitas definições do efeito estuda e exposta uma proposta de intervenção.

Deixe seu Comentário