Consumo Consciente

Ecoturismo é turismo sustentável?

“Turismo não prejudica o meio ambiente”. Errado. Apesar de não parecer, o turismo prejudica sim, porque faz uso do patrimônio natural sem sequer considerar sua conservação. Por isso atividades turísticas voltadas para a preservação da natureza e seus recursos, como o ecoturismo e o turismo sustentável, estão sendo cada vez mais introduzidas no meio turístico do Brasil. Mas se engana quem acha que ecoturismo e turismo sustentável são a mesma coisa. Cada um apresenta suas definições e características de forma diferente.

O que é esse tal ecoturismo?

Ecoturismo ou turismo ecológico é uma modalidade voltada para a valorização da natureza, que vem se tornando cada vez mais popular, e que te como objetivo o contato direto com ecossistemas em seu estado natural, com a vida selvagem e, claro, com a população nativa daquela região, que acaba ajudando a promover a economia local. Mas para essa atividade ser considerada ecoturística, as atividades precisam ser pensadas para proteger o meio ambiente, e dessa forma, minimizando os impactos da ação humana no lugar.

Mas onde praticar?

Não é porque um lugar te proporciona um contato mais direto com a natureza, que ele pode ser considerado ecoturismo. Por isso é sempre importante entrar em contato com agências de viagens, que proporcionem esse tipo de segmento, e tirar todas as suas dúvidas em relação ao lugar em que se pretende ir. Mas listamos alguns lugares, aqui no Brasil, que levam essa atividade a sério e pode te ajudar na hora de escolher o destino:

1. Chapada dos Veadeiros/GO
Localizada no estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é considerado um dos locais mais místicos do Brasil. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001.


2. Jalapão/TO
Depois da novela “Do Outro Lado do Paraíso” que mostra as belezas incríveis do Jalapão, o local vem se tornando cada vez mais procurado, apesar de seu difícil acesso. O Parque Estadual do Jalapão abriga cachoeiras cristalinas, piscinas naturais de cor verde-esmeralda, chapadões e dunas.


3. Chapada Diamantina/BA
O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem uma enorme diversidade de atrativos como grutas, cachoeiras, trilhas para trekking e cavernas. E claro, paisagens de tirar o fôlego.


4. Brotas/SP
Com mais de 74 cachoeiras, a cidade de Brotas, interior de São Paulo, é um dos lugares mais procurados para se praticar o ecoturismo, e é o lugar perfeito para quem também curte o turismo de aventura.


5. Bonito/MS
Primeiro município do Brasil a alcançar o reconhecimento nacional como destino de ecoturismo, Bonito abriga uma variedade enorme de atrações naturais como cavernas, grutas, cachoeiras, rios com águas azuis e cristalinas, e você ainda pode observar os tucanos e as araras que voam livremente pela região.


6. Foz do Iguaçu/PR
Foz do Iguaçu é considerada a Casa das Cataratas do Iguaçu, e também Patrimônio da Humanidade e o Parque Nacional das Aves, por ser o refúgio de mais de mil animais resgatados. Pra quem está buscando natureza e aventura, Foz é o destino ideal.

Turismo Sustentável

Enquanto no ecoturismo, o contato com a natureza se torna o principal motivo, no turismo sustentável sua principal característica é a extrema consciência em cuidar da natureza, e não só ter contato com ela. Mas de acordo com a Organização Mundial de Turismo e o Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente, os princípios do Turismo Sustentável são aplicáveis e devem servir como um ideal para todos os tipos de turismo, em qualquer que seja o destino. Mas se você ainda não entendeu como praticar o turismo sustentável, temos algumas dicas para te ajudar:

1. Respeitar a cultura local
É fácil se surpreender com as paisagens e belezas de um destino, mas experimente conhecer a cultura das comunidades locais daquela região que você está indo, porque você também pode se encantar. E claro, respeite sempre a cultura deles, por mais diferente que seja. Esteja aberto a ouvir as histórias e conhecer as diferenças.

2. Dê preferência para os alimentos daquela região
Conheça os alimentos e pratos locais, porque dessa forma você vai estar colaborando com a economia local e consumindo de forma consciente, causando menos impacto. E você pode se surpreender com os pratos.

3. Cuide do seu lixo
Um dos maiores problemas do turismo é a quantidade de lixos que geramos em uma viagem, por isso devemos prestar atenção nisso, porque eles são de nossa responsabilidade, por isso descarte de forma correta e prefira produtos e embalagens que não sejam descartáveis e, sim, duráveis.

4. De olho na água e energia até na viagem
Não é porque não estamos na nossa casa que não devemos economizar água e energia, porque independentemente do lugar que estamos a água continua sendo um bem precioso e que a energia tem sempre um impacto no meio ambiente, porque depende de recursos naturais para ser produzidas.

5. Transporte consciente
Prefira passeios a pé e de bicicleta, se o trajeto que for feito permitir, porque assim não estaremos emitindo gases de efeito estufa, logo, ajudaremos o nosso planeta. Deixe os veículos motorizados para percursos mais longos e dê preferência para o transporte público.

6. E claro, valorize as belezas locais
O nosso país tem uma riqueza em beleza natural enorme e por isso devemos valorizá-las. Com o ecoturismo, citado acima, é possível descobrir inúmeros locais que podem deixar qualquer um encantado.

O turismo sustentável é uma boa forma da gente proteger o nosso planeta, mas pra isso é preciso boa vontade do turista. E para isso existem diversas campanhas que tem o objetivo de estimular o próprio turista a praticar esse tipo de turismo em qualquer viagem. Então explore bastante, viaje muito, mas de forma consciente!

Deixe seu Comentário