Curiosidades

Cultivo de micro e macroalgas

Cultivo de micro e macroalgas

As algas encontradas na natureza podem ser usadas pelos humanos de diferentes maneiras e aplicada na alimentação, nos adubos e também em rações. Cada vez mais vem se tornando comum o cultivo dessas algas, sendo que elas se dividem em duas categorias: as micro e as macroalgas. Há poucas diferenças entre as duas, mas ainda assim, é necessário entender do que cada uma se trata e como elas se comportam, para fazer um cultivo correto e que lhe beneficie.

As algas já estão sendo usadas até mesmo para criar um novo tipo de biodiesel, o biodiesel de algas. Se trata de algo mais natural e que não agride tanto o meio ambiente. Hoje você poderá conferir todas as informações sobre o cultivo de micro e macroalgas e muito mais. Confira!

Surgimento do cultivo de micro e macroalgas

As algas começaram a ser cultivadas pelos chineses 2.700 a.C, mas todos os seus benefícios só foram ser descobertos com o passar dos anos. As algas, hoje em dia, podem ser usadas para adubos, em rações e também na alimentação. As algas marinhas hoje em dia são cultivadas em vários países e sua utilização é bem variada, chegando a ser usadas até mesmo na indústria farmacêutica.

Coréia, Japão e China são os principais países que cultivam algas até hoje. No início, eles cultivavam somente as algas comestíveis, sendo que sua utilização era, portanto, a alimentação. O cultivo de algas se espalhou pelo mundo, chegando até aqui no Brasil. O processo de cultivo recebe o nome de Algacultura e através dele são cultivados dois tipos de algas: as microalgas e as macroalgas. Para poder prosseguir no assunto, você deve primeiro estar ciente das diferenças entre elas.

Diferença entre Micro e Macroalga

O nosso ecossistema possui dois tipos de algas que são cultivadas: as macroalgas e as microalgas. A principal diferença entre esses dois tipos está no tamanho: enquanto as macroalgas são medidas em polegadas ou até mesmo em centímetros, as microalgas acabam sendo unicelulares, possuindo somente uma célula.

Além disso, somente as microalgas são usadas para a fabricação do novo biodiesel, pois possuem os óleos adequados para isso. Os óleos presentes nas macroalgas não são apropriados para a fabricação de biodiesel.

Saiba mais sobre o cultivo de macroalgas

Existem várias espécies de macroalgas que são cultivadas, sendo elas: monostroma, enteromorpha, laminaria, porphyra, eucheuma, glacilaria e kappaphycus. As espécies que são mais cultivadas são as duas últimas, visto que produzem uma maior quantidade de biomassa, permitindo a extração de substâncias como o ágar e a carragenana. Essas duas substâncias são usadas principalmente na produção e fabricação de alimentos.

O cultivo das macroalgas é feito buscando a espécie desejada e efetuando a sua extração direta dos bancos naturais. Para isso, no entanto, o profissional deve conhecer tudo sobre sua biologia e ecologia, assim como a metodologia de coleta, quantidade e qualidade sazonais dos ficocolóides e vários outros detalhes. Nos bancos naturais, onde há as algas que foram coletadas, é preciso ter um manejo especial, para evitar que o local sofra qualquer tipo de destruição

No caso das duas primeiras algas, elas são cultivadas principalmente pelo Japão. Após serem coletadas dos bancos naturais, essas algas devem ser fixadas em redes nos locais que há variação de maré. Recebendo a luminosidade adequada para que possam crescer e se desenvolver.

Saiba mais sobre o cultivo de microalgas

Já no caso das microalgas, o seu cultivo possui uma alta produtividade em biomassa seca, com isso fazendo que tenha um gasto menor na área de cultivo, quando comparado com o cultivo das macroalgas. As microalgas podem ser cultivadas em vários terrenos, mesmo quando o solo estiver degradado. Além disso, diversas safras podem ser obtidas ao longo do ano. As microalgas possuem eficiência fotossintética e podem ser consideradas fixadoras de CO².

As microalgas são o tipo mais usado para a fabricação de biodiesel, sendo que essa produção já está se espalhando por vários países diversos. Com isso podemos concluir que cada tipo de alga pode ser usado para um determinado fim e que ambas são benéficas para o meio ambiente e a natureza em geral. Os cultivos devem ser feitos somente por profissionais ou por empresas especializadas.

Biodiesel de algas

As microalgas estão sendo muito usadas para a produção e fabricação de biodiesel. Nas células das microalgas há pequenas gotículas de óleo e, por isso, o cultivo delas tem sido cada vez mais usado para este fim. As microalgas são capazes de produzir 6.283 litros de biodiesel em cerca de 14 mil galões por acre. Para você ter uma noção, o azeite de dendê que é tipicamente usado também para este fim, produz somente 2,4 quilolitros em 636 galões por acre.

Portanto, as microalgas acabam rendendo muito mais, usando uma menor quantidade de plantas. É um método sustentável que gera um biodiesel sustentável para a população. Outro grande benefício de cultivar esse tipo de alga, é que ela cresce em quase todos os lugares sem necessidade de uma área específica. Por se alimentarem de carbono, elas ainda contribuem para diminuir a quantidade dessa substância no ar.

A fabricação do biodiesel usando algas é algo muito promissor, mas ainda possui algumas desvantagens. Por exemplo, esse tipo de biodiesel pode acabar emitindo mais óxido de nitrogênio, além de não poder ser transportado por meio de tubos, o que aumenta bastante o custo do seu transporte.

Micro e macroalgas

Você aprendeu que as algas podem ser extremamente importantes para o nosso dia a dia e para a nossa vida, atuando na fabricação de vários alimentos e até mesmo para a produção de ração. A fabricação de biodiesel ainda precisa ser melhor estudada para que possa causar ainda menos impacto para o planeta e se torne mais barata, mas tudo indica que nos próximos anos teremos novidade no assunto.

Se você se interesse pelo cultivo de micro e macroalgas, não deixe de pesquisar e estudar bastante para conseguir colocar isso em prática e aproveitar todas as vantagens que são proporcionadas por elas.

Deixe seu Comentário