Consumo Consciente

Como fazer creme hidratante caseiro?

Creme hidratante caseiro

Utilizar um creme hidratante caseiro é essencial para manter a pele hidratada, sedosa e jovem. Isso acontece porque uma pele hidratada não resseca, não fica manchada e se mantém luminosa. A seguir você confere algumas receitinhas fáceis de serem feitas, que vão ajudar você a manter uma rotina de limpeza recomendável.

As maiores queixas em relação a pele ainda são relacionadas a quantidade de oleosidade e secura que elas apresentam. Manter uma rotina adequada de limpeza e alimentação contribui para manter a pele sempre jovem e saudável. Usar hidratantes é essencial nesse processo.

O problema maior sem dúvidas está na maneira errada de como esses produtos são passados na pele e isso independe do preço que eles possuem. O produto pode ser caríssimo, porém se não for o ideal para a sua pele de nada adianta.

Produzir o próprio creme hidratante caseiro te possibilita hidratar a pele sem aditivos químicos e outros produtos que fazem mal.

Isso porque a maioria dos cremes vendidos possuem ingredientes que a maioria desconhece como betaína, petrolato, isopropilo, caprílicos e miristato. Fazer o próprio creme te dá segurança em relação aos ingredientes utilizados.

Para que serve um creme hidratante?

O maior órgão do corpo humano é a pele e mantê-la hidratada é fundamental para que ela tenha mais saúde e assim evitar a entrada de qualquer micro-organismo nocivo que causam infecções diversas.

Além de tudo isso, uma pele hidratada não resseca e dificilmente vai envelhecer antes do tempo.

Como eles agem?

O creme hidratante caseiro possui a função de hidratar, ou seja, não deixar a pele perder água ou reduzir ao máximo essa perda.

Geralmente essa água presente na pele é bem maior do que a que existe no ambiente, e isso ocasiona uma evaporação dessa água. Muitas pessoas sem saber acabam usando produtos que ajudam a aumentar o ressecamento da pele, ou seja, evaporar essa água com mais facilidade.

As substâncias umectantes servem para evitar que a água presente na pele seja evaporada. Elas funcionam como uma esponja que retém essa água. Já as substâncias oclusivas são emolientes, amaciam essa pele e formam uma proteção que impede que essa água evapore.

Dicas para manter a pele sempre hidratada

Para manter uma pele mais hidratada é aconselhável que você siga algumas dicas importantes. Veja:

  • Utilize sabonetes de qualidade e que tenha uma eficácia comprovada em hidratação da pele;
  • Tome banho com água morna e nunca com água quente, pois ela pode ferir a pele;
  • Seque a sua pele sem muita força, não a esfregue de jeito nenhum;
  • Peles secas devem ser hidratadas constantemente, portanto, após o banho espalhe o creme em todo o corpo, principalmente nas regiões mais secas;
  • Faça a esfoliação da pele duas vezes no mês, esse procedimento retira as células que já morreram e facilita o processo de hidratação;
  • Evitar passar na pele, as soluções à base de álcool;
  • Beber pelo menos 2 litros de água diariamente.

Evite expor a sua pele ao vento e aos raios solares sem proteção, pois esses fatores naturais ressecam a pele.

Existem outras opções para a pele seca, são os óleos de Macadâmia e de Rosa Mosqueta. Esses óleos são ideais para hidratar e nutrir a pele profundamente, ajudando a evitar e aliviar cicatrizes e possíveis rugas.

Creme hidratante caseiro

Conheça 3 receitas de creme hidratante caseiro

1 – Creme hidratante caseiro para o rosto com consistência mais dura

Esse creme hidratante caseiro tem uma consistência excelente e serve para ser passado em todos os locais do corpo que precisam ser hidratados.

Para fazer é muito simples, você vai misturar duas partes de qualquer óleo, pode ser óleos de amêndoas, oliva e abacate em três partes de algum líquido, que poderá ser um chá, água destilada, suco de babosa, Hamamelis, água de flor de laranjeira ou água de rosas. Mais uma parte de cera de abelha e duas de óleo de coco.

2 – Creme hidratante caseiro para o corpo com a consistência média

A consistência desse creme é mais mole, para fazê-lo é bem simples, você vai precisar misturar três partes de óleo em dez partes de líquido, uma parte de cera, três partes de óleo de coco, duas partes de maisena ou amido de milho e cinco partes de mel.

Os óleos líquidos podem ser de oliva, abacate, amêndoas e algum que você goste mais, já os líquidos podem ser água destilada, Hamamelis, chá, água de rosas, suco aloe vera e água de flor de laranjeira.

3 – Creme hidratante caseiro para o corpo

A consistência desse creme é praticamente igual aos vendidos em lojas especializadas em produtos cosméticos.

Nesta receita você vai precisar de:

  • 4 partes de óleo líquido;
  • 15 partes de algum líquido;
  • 1 parte de cera de abelha;
  • 4 partes de óleo de coco;
  • 4 partes de maisena ou amido de milho;
  • 5 partes de mel;
  • Suco de aloe vera ou babosa;
  • Gotas de óleo essencial.

No fogão ou no micro-ondas derreta todos os ingredientes, menos o amido e o líquido. Separadamente, aqueça esse líquido, preferencialmente no fogão, até o ponto de fervura. Despeje esse líquido no liquidificador ou no processador se preferir e bata. Abra a tampinha e despeje a mistura que você fez com os outros ingredientes que você derreteu com a água.

Normalmente quando você vai acrescentando mais ingredientes no liquidificador, essa mistura tende a voar. Nesse momento você desliga o aparelho e com uma colher raspa os ingredientes e coloca novamente no centro do liquidificador. Esse processo será feito por pelo menos 5 vezes.

Pegue essa mistura e coloque no freezer por apenas alguns minutos, retire novamente e misture. É muito importante que você repita esse processo até ter a certeza de que houve a união de óleos e líquidos. A maneira mais rápida de fazer esse processo é congelando, retirando do congelador e misturando. Passadas algumas horas esse creme vai se solidificar cada vez mais.

Pode parecer o contrário, mas a receita de creme hidratante caseiro com consistência dura são os mais fáceis. Então a dica é para que você comece seu processo de aprendizagem com as receitas de consistência mais dura e com o passar do tempo, parta para as mais macias.

Deixe seu Comentário