Poluição

Benzeno: entenda os riscos da substância

Benzeno

Você conhece o benzeno? Ele se trata de uma substância extremamente perigosa que está muito presente no nosso dia a dia e esse contato pode acabar gerando uma série de efeitos colaterais e até mesmo prejuízos para a saúde. Sendo algo comum em nossa rotina, é fundamental que conheçamos o benzeno e saibamos quais são os seus riscos, para que assim seja possível tentar diminuir o contato com a substância ou até mesmo buscar ajuda médica quando for intoxicado.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar do benzeno, hoje ficará ciente de todos os detalhes sobre ele e muito mais. Essas informações ainda podem ser repassadas para o máximo de pessoas possível, para que possam ficar longe do benzeno e dos riscos que ele traz para a saúde.

A seguir, confira todas as informações!

Benzeno

Entenda o que é o benzeno

O benzeno nada mais é do que um líquido sem cor, inflamável e de aroma doce. Costuma evaporar facilmente quando entra em contato com o ar. O benzeno pode ser liberado de forma natural por meio de processos que ocorrem na natureza ou ainda pela ação humana, sendo isso bastante comum.

O benzeno é uma substância que podemos encontrar no petróleo, sendo um hidrocarboneto aromático com um alto nível de toxicidade. Até mesmo somente a inalação da substância pode causar sérios danos para a saúde. Essa substância é bastante usada como matéria prima nas indústrias química, petroquímica e ainda nas companhias siderúrgicas. Pode ser encontrado na gasolina ou na fumaça do cigarro, além de ser muito usado para fabricar plásticos, detergentes, lubrificantes e até mesmo medicamentos.

Por estar presente em grande parte do nosso dia a dia, é comum que estejamos muito expostos ao benzeno e isso pode nos prejudicar de várias formas. Aqui você também aprenderá a como diminuir essa exposição.

Exposição ao benzeno

Diariamente estamos expostos ao benzeno, mas isso tende a acontecer principalmente em nosso ambiente de trabalho. As pessoas mais afetadas pelo benzeno são aquelas que trabalham nas indústrias químicas e petroquímicas. Ainda assim, outras pessoas podem ser expostas ao benzeno e acabarem se prejudicando por meio do uso de produtos ou somente por estar no mesmo ambiente.

As pessoas que moram próximas às indústrias petroquímicas, por exemplo, são as mais expostas ao benzeno através da poluição do ar, pois essa substância faz parte de várias etapas do processo de produção do petróleo. Além disso, como também está presente na gasolina, o benzeno acaba atingindo nossa atmosfera através dos veículos. De modo geral, quanto maior for o número de veículos com combustão interna, maior é a liberação do benzeno. Sendo assim, qualquer pessoa pode sofrer com os prejuízos ao se intoxicar pelo ar.

Mas não para por aí, pois o benzeno ainda pode ser encontrado no abastecimento público de água e em determinados produtos da indústria alimentícia. O benzeno pode ser encontrado principalmente em refrigerantes. No entanto, a ANVISA determina que a quantidade de benzeno nos refrigerantes deve ser reduzida ao máximo, para evitar quaisquer tipos de prejuízos e efeitos colaterais. Terminando, o benzeno ainda pode ser encontrado na fumaça do cigarro e do tabaco em geral.

Benzeno

Conheça os riscos causados pelo benzeno

O benzeno é uma substância cancerígena e as pessoas que são expostas a ela podem acabar desenvolvendo leucemia mielóide, um tipo da doença relacionado com a má formação de células vermelhas dentro da nossa medula óssea. Diversas agências renomadas de saúde já classificaram o benzeno como um composto cancerígeno e, portanto, há uma regulamentação especial para o uso do mesmo.

Estudos ainda mostraram que o benzeno pode atuar como um disruptor endócrino, alterando a forma natural da regulação de hormônios do nosso organismo. Um órgão federal americano já limitou a exposição do benzeno no ar para 1 parte por milhão nos locais de trabalho. Quando a exposição é maior do que essa, pela regulamentação, todo os trabalhadores devem fazer uso do equipamento especial necessário, como os próprios respiradores.

Inalar o benzeno também é algo bastante perigoso para a saúde. Mesmo que seja por um curto período de tempo, a inalação pode provocar enjoo, tremor, cefaleia, sonolência, deixar o coração mais acelerado, além de causar confusão mental ou poder até mesmo te deixar inconsciente. Já se você consumir alimentos ou bebidas que possuam o benzeno, isso pode causar vômito, irritar o estômago, causar convulsão ou até mesmo levar a morte.

Dicas para diminuir a exposição ao benzeno

Como você viu até aqui, pode ser quase impossível evitar estar exposto ao benzeno, afinal ele faz parte de vários setores de nossa vida e nem sempre cabe a nós limitarmos o seu uso. Ainda assim, há algumas dicas que você pode tentar seguir para diminuir a sua exposição ao benzeno e, consequentemente, evitar os prejuízos e riscos mencionados.

No seu ambiente de trabalho, você deve se certificar de que não há nenhum risco de exposição ao benzeno. No entanto, caso haja, você deve fazer uso de equipamentos de segurança que respeitem as normas de sua empresa. Outra dica para não ficar exposto ao benzeno é evitar ficar muito na fumaça do cigarro, tentando sempre ficar o mais longe possível.

Outra dica muito importante é evitar o máximo possível ficar perto de veículos ou de postos de gasolina. Sabemos que ficar longe de veículos pode ser quase impossível, mas você sempre deve dar preferência para áreas mais verdes e que possuam mais árvores. Você também pode diminuir o consumo de alimentos industrializados e passar a dar mais valor para os alimentos naturais. Como o benzeno é muito presente nos refrigerantes, você pode trocá-los por sucos naturais.

Agora você já conhece mais sobre o benzeno e sabe como ele pode ser encontrado, ficará um pouco mais fácil tentar evita-lo para garantir um corpo mais saudável e uma vida mais longa. A longo prazo, o benzeno pode causar ainda mais problemas sérios para nosso organismo. Fique o mais longe possível dele e sempre exija os determinados equipamentos de segurança em seu ambiente de trabalho, é de seu direito obtê-los para sua segurança.

Deixe seu Comentário