O metal é um dos produtos mais utilizados no nosso dia a dia e não nos damos conta disso. Ele geralmente é encontrado em embalagens de comida, de produtos de limpeza, entre outros. A reciclagem de metal é muito importante para a conservação e preservação do ambiente, pois permite que esse material seja reaproveitado por completo.
Praticamente todas as características do metal comum são encontradas no metal reciclado. Uma vantagem significativa é que todas as suas qualidades e características são preservadas nos processos de reciclagem.
Inúmeros itens podem ser fabricados com os metais, principalmente por causa da sua alta resistência mecânica e durabilidade. É possível criar móveis, utensílios domésticos, peças automotivas, latas, fios para sistemas elétricos entre tantos outros produtos. A classificação dos metais é feita em dois grandes grupos. Os não ferrosos que incluem o cobre, alumínio, chumbo, zinco e níquel e os ferrosos que incluem basicamente somente o aço e o ferro.
A reciclagem de metal é uma atividade bastante promissora e eficiente, pois esse material pode ser reciclado diversas vezes e todas as suas propriedades se mantêm igual ao metal comum.
Qual a importância da reciclagem de metal para o meio ambiente?
Precisamos entender a importância da reciclagem de metal para o meio ambiente de uma vez por todas. Pois, todas às vezes que a reciclagem acontece, estamos contribuindo para que cada vez menos resíduos sejam direcionados aos aterros sanitários ou jogados diretamente na natureza como os lagos, rios, solo e matas.
Outro detalhe que deve ser ressaltado com esse tipo de reciclagem é a geração de renda que inúmeras famílias passam a receber. Muitas famílias no Brasil, dependem desse tipo de renda, pois prestam serviços como catadores ou recicladores em grandes cooperativas de materiais reciclados. O valor do metal é bem alto para o mercado da reciclagem.
Coleta seletiva nesse tipo de reciclagem, é necessária?
No processo de reciclagem de metal a coleta seletiva dos materiais é uma etapa importantíssima, pois é nela que acontece a separação dos materiais que são úteis para a reciclagem.
Já existem pontos determinados e próprios para a coleta de metal em empresas, residências, estabelecimentos comerciais, entre outros atualmente. Nesses locais, o cidadão pode descartar o metal sem problemas.
A primeira etapa dessa coleta seletiva se dá com a separação dos tipos de metais de acordo com as suas características e tipos. Sendo assim, os processos de reciclagem do alumínio, aço, cobre e ferro são diferentes.
Quais são os tipos de metais que podem ser reciclados?
- Latas de alumínio, aquelas dos refrigerantes e cervejas;
- Latas de aço, como as de molhos, sardinha, óleo, etc;
- Pregos, arames e parafusos;
- Tubos de cola ou pasta;
- Fios de metal;
- Panelas de aço e sem cabo;
- Ferragens;
- Chapas confeccionadas em metal;
- Canos de metal;
- Moldura de quadros;
- Papel de alumínio;
- Tampinhas metálicas, potes de margarinas, iogurtes e queijos;
- Objetos de alumínio em geral como portas e portões.
Quais materiais não devem ser reciclados?
Mesmo o aço sendo muito versátil e com uma alta durabilidade, existem alguns materiais que não podem ser reciclados. São eles:
- Clipes;
- Grampos;
- Esponjas de aço;
- Latas de tinta;
- Latas de combustível.
É bastante comum que os metais não ferrosos despertem um interesse muito maior, por causa do seu alto valor de sucata. Embora ainda ocorra bastante reciclagem de aço e sucatas de ferro, principalmente nas indústrias de fundição e siderúrgicas, que costumam utilizar a sucata ferrosa como matéria-prima.
O metal mais reciclado do mundo é o aço
Um dos metais mais reciclados no mundo é o aço, isso significa que o seu destino não são os lixões e aterros. Além disso, esse metal é considerado um dos mais antigos de toda a civilização humana. Na época do império romano era comum que os soldados encaminhassem suas armaduras e instrumentos de guerra para que novos aparatos fossem fabricados.
Atualmente, são os conhecidos “ferro-velho” que recebem e distribuem todo o aço coletado pelos sucateiros. A usina também tem um papel fundamental na reciclagem de metal, que utiliza toda a sucata para promover uma fabricação de aço novo.
Dentro das siderúrgicas não existe um setor próprio para promover a reciclagem desse metal. Literalmente, o aço usado e o novo se misturam harmoniosamente de maneira cada vez mais poderosa. Isso significa que como o aço é 100% reciclável, sua sucata é transformada infinitas vezes em um aço novo, sem que a qualidade se perca.
A fabricação é feita através da mistura do carvão com o minério de ferro, que são aquecidos em forno mais alto ou no forno elétrico, através da reciclagem de uma sucata obtida do aço.
Os impactos ambientais são reduzidos quando o aço é produzido através do uso de sucata. O consumo de energia chega a ser reduzido a 80% nas ações de reciclagem e o impacto ambiental muito menor.
Além disso, a reciclagem previne a utilização dos recursos naturais disponíveis, evitando assim a extração sem necessidade de matéria-prima. Esse fato reduz ainda mais as emissões do CO2.
Mesmo que o aço seja um dos metais mais utilizados e reciclados do mundo, no Brasil as políticas públicas ainda são bem limitadas. Fazer deduções políticas e fiscais, renovar a frota de veículos, descartar corretamente veículos e eletrodomésticos são medidas totalmente necessárias.
Quais são os benefícios da reciclagem de metal?
Existem muitos benefícios com a reciclagem de metal, abaixo destacamos alguns para você conhecer, veja:
- Consumo de minérios diminuem;
- A energia consumida na produção, diminui;
- Economia maior de água;
- Diminuição de toda a área degradada por conta das atividades de extração do minério;
- Poluição reduzida significativamente;
- Aumento da geração de empregos e recursos econômicos entre os intermediários.
Como é feita a reciclagem de metal?
Existem alguns processos que devem ser seguidos por quem tem interesse em realizar a reciclagem de metal.
- A empresa que vai realizar a reciclagem, primeiramente recebe esse material das empresas de coleta e dos catadores;
- Na fábrica mesmo, ocorre a separação desse metal recebido;
- Esse material que foi separado é derretido e se transforma em outros produtos;
- No Brasil, a latinha de cerveja, refrigerante, etc é o alumínio mais reciclado do país;
- A estimativa de especialistas afirma que cerca de 65% de todo o ferro produzido na indústria é proveniente da reciclagem, mas quando falamos do aço, essa porcentagem cai para apenas 30%.
A reciclagem de metal deve ser propagada amplamente, para que seja possível aumentar a preservação do meio ambiente.
Deixe seu Comentário