Energias renováveis Fontes de energia

Energia solar está em constante evolução e se torna cada vez mais importante

Energia solar

Chamada de energia solar, essa alternativa de energia vem crescendo bastante no país. Os benefícios ambientais e econômicos são inúmeros com a utilização dessa energia renovável. Saiba mais sobre a produção desse tipo de energia limpa que cresce rapidamente no mundo todo.

Existem diversas formas de aproveitar a energia solar, principalmente para o aquecimento térmico. Hoje em dia é comum ver nos tetos das residências e prédios comerciais e residenciais, alguns coletores solares.

Esses coletores são chamados popularmente também de painéis solares.

Entenda o que é a energia solar

Essa energia solar nada mais é do que a energia obtida do sol. A partir dessa energia, outras podem ser obtidas como a elétrica e a térmica. A utilização dessas energias pode ser feita de diferentes maneiras. Atualmente, o aproveitamento tem sido muito maior na geração dessa energia elétrica no aquecimento de água principalmente.

Existem atualmente dois sistemas capazes de produzir a energia elétrica utilizando a energia solar. Um é chamado de fotovoltaico, onde ocorre a conversão direta da energia obtida com a luz solar em energia elétrica. O outro chama-se heliotérmico, onde essa energia obtida com o sol primeiramente se transforma em térmica e por último em elétrica.

Aproximadamente 70% da produção das matrizes energéticas brasileiras, utilizam outras fontes energéticas, como exemplo podemos citar a hidráulica. E recentemente outras vem recebendo o incentivo político e financeiro como a eólica, biomassa e nuclear.

Energia solar

Energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica, entenda as diferenças

Conheça a energia heliotérmica?

A energia heliotérmica é uma energia mais adequada e indicada em tempos de estiagem e condições desfavoráveis. Se considerarmos os períodos cada vez maiores de exposição solar e a interferência mais baixa das nuvens, essa é a mais indicada.

Os tipos de coletores podem ser o de torre central, cilindro parabólico e o disco parabólico, aliás esses são os mais utilizados atualmente.

Como funciona esse tipo de energia?

Os equipamentos que tem a função de coletar a energia solar heliotérmica fazem a conversão dessa energia para o calor e a transferência para os fluidos como água, ar e óleo.

A função desses coletores é direcionar essa radiação captada pela superfície refletora a um foco, que está localizado esse receptor de energia. Assim que esse calor é absorvido ele escoa diretamente pelo receptor.

O que é a energia solar fotovoltaica?

Essa energia solar chamada de fotovoltaica é a energia elétrica que transforma a irradiação solar em energia elétrica sem precisar passar pela fase da energia chamada térmica.

Como funciona esse tipo de energia?

As células de energia do sol são produzidas a partir da utilização normalmente do silício.

Os elétrons desse material iluminado absorvem os fótons que são as partículas iluminadas do sol. Mas isso só ocorre quando existe a exposição a luz.

Diferente do sistema de energia solar heliotérmico, esse sistema fotovoltaico não tem necessidade de uma irradiação solar muito alta para funcionar. O que vai determinar a produção de eletricidade será a densidade das nuvens. Baixos índices de nuvens podem resultar uma baixa produção de eletricidade, diferente de um dia com o céu totalmente aberto.

Energia solar

Que tipos de vantagens e desvantagens você tem com a energia solar?

A energia solar é considerada uma energia limpa e renovável, pois é produzida a partir de uma fonte natural considerável inesgotável, que é o sol.

É limpa, pois para gerar energia elétrica a partir dela não existe a queima de combustíveis, ou seja, não existe a emissão de óxidos de nitrogênio nem dióxido de enxofre.

Esses gases são terríveis para a saúde humana e contribuem ativamente para o aquecimento da atmosfera.

Outra excelente vantagem da energia solar é que diferente das outras fontes renováveis que existem como a energia hidráulica, ela não requer um espaço muito grande para ser produzida, como acontece com as hidrelétricas.

O Brasil vem investindo cada vez mais na obtenção de energia solar. Principalmente em locais com potenciais altos de oferta, como a região norte e nordeste que apresentam áreas com uma incidência enorme de radiação solar. Além, de estar também próximo da linha do Equador.

A energia chamada de heliotérmica é facilmente produzida nas regiões do nordeste brasileiro. Esse tipo de energia possui uma baixa pluviosidade e atende corretamente as condições do governo para a porcentagem de irradiação solar.

Uma das desvantagens para se implantar uma central de captação e produção de energia solar heliotérmica é também a necessidade de se utilizar espaços maiores para a sua implantação. Então, é preciso fazer uma análise mais delicada sobre o local que seja mais apropriado para a instalação. Isso é necessário, pois todo o espaço de vegetação ao redor será suprimido.

É preciso estar atento aos detalhes

Não são todas as regiões que suportam a implantação de um local de captação como esses, pois ele é bastante intermitente.

O sistema fotovoltaico é usado como uma alternativa de geração de energia, partindo da energia solar. A grande vantagem desse sistema é a não dependência da alta radiação.

Mas, apesar de ser excelente também possui uma desvantagem considerável na hora da implantação. Ele requer um alto custo para que seja implantado e uma variação muito baixa de eficiência em todo o seu processo que varia entre 15% a 25%.

Outra desvantagem nesse processo de produção está na utilização do silício como matéria prima para a obtenção do sistema fotovoltaico. Os impactos causados no ambiente são consideráveis e altamente perigosos.

Assim como outras atividades de mineração, para se extrair o silício, o solo é altamente impactado, juntamente com a água subterrânea que existe nas áreas de extração.

E além de todos esses fatores desfavoráveis ainda tem a imprescindível necessidade de se oferecer condições boas de trabalho aos mineradores. Essas condições é para evitar acidentes e a contração de doenças oriundas do trabalho.

O Iarc ou Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer através de relatórios, apontou que a chamada sílica cristalina é altamente cancerígena e quando inalada de maneira cronológica, causa câncer principalmente nos pulmões.

A economia com a utilização da energia solar é bem considerável. Em um país com diferenças econômicas como o Brasil, apostar nessa inovação pode ser benéfico.

Deixe seu Comentário