Curiosidades

Construção sustentável: domos geodésicos

Construção sustentável domos geodésicos

A construção sustentável é real e pode contribuir para diminuir os impactos ao meio ambiente e preservar por mais tempo a nossa natureza e nossos recursos naturais. A construção sustentável pode ser realizada de algumas maneiras e ainda está sendo implantada em várias regiões, dependendo mais de as pessoas terem o investimento necessário para optar pelas opções mais sustentáveis.

Os domos geodésicos, por exemplo, é um tipo de construção sustentável que está se tornando mais popular. Atualmente já existe até mesmo um curso de construção de domos geodésicos, ideal para as pessoas que querem colocar em prática tal construção para beneficiar o meio ambiente. Quanto mais pessoas conhecerem a construção sustentável e seus benefícios, mais ela poderá ser aplicada e se tornará mais barata também.

Hoje, entenda melhor o que são os domos geodésicos, seus benefícios e malefícios e todos os demais detalhes. Confira!

Entenda o que são os domos geodésicos

Os domos geodésicos podem ser chamados também de abóbadas ou cúpulas. Consistem em estruturas que são compostas por uma rede de polígonos formando uma esfera ou parte dela. Os polígonos que geralmente são usados são os triângulos. Os domos geodésicos podem ser usados para criar casas e áreas em espaço aberto para realização de eventos.

Podem ser personalizados com janelas e portas, sendo uma forma de criar casas mais sustentáveis e pensando no meio ambiente. Não é muito comum ver casas feitas de domos geodésicos, mas é uma prática possível e que estará cada vez mais em alta nos próximos anos.

Benefícios e vantagens dos domos geodésicos

Os domos geodésicos possuem alguns benefícios e vantagens que são importantes. Por exemplo, oferecem eficiência energética. Os domos geram fluxos de ar circulares devido ao seu formato e isso facilita a climatização do local, não sofrendo com grandes variações no inverno e verão. Outro fator importante é que os domos possuem 30% menos de área de superfície quando comparado com as casas normais, permitindo que você economize pelo menos 30% para realizar o aquecimento ou resfriamento da área.

Outra vantagem dos domos geodésicos é que para construir, é tudo muito rápido e simples. A construção de domos geodésicos também costuma gerar bem menos resíduos do que as construções mais comuns. Os domos geodésicos possuem uma estrutura muito resistente que é capaz de resistir a grandes ventos, terremos e até mesmo neve. Também se trata de uma estrutura com muito mais espaço livre em seu interior, pois não conta com pilares.

A forma esférica dos domos também fornece uma boa circulação do ar, diminuindo a proliferação de fungos e bactérias. Os domos também possuem aberturas em sua base, no meio e no topo, ajudando a ventilar o local de forma melhor. Para completar, pode ser uma construção com um custo menor, pois exige menos material e menos mão de obra.

Tudo que é preciso para construir um domo geodésico

A construção de um domo geodésico não é muito difícil e com o passar do tempo, cada vez mais foram construídas formas de facilitar o cálculo dos domos para aqueles com menos acesso, para que também consigam realizar a construção desejada.

Para conseguir construir um domo geodésico na prática de forma correta, é preciso ter certos conhecimentos geométricos, principalmente daqueles que formam a base da arquitetura geodésica. São necessários realizar cálculos sobre superfícies curvas. A melhor forma de entender melhor os domos geodésicos e conseguir atuar na construção dos mesmos, é realizando o curso que existe.

Esse curso possui alguns módulos recheados de conteúdos importantes e que irão proporcionar a você todo o conhecimento necessário para realizar a construção sustentável de domos geodésicos.

Conheça as desvantagens dos domos geodésicos

Infelizmente, os domos geodésicos também possuem desvantagens, apesar de mesmo assim poderem ser mais benéficos do que a construção comum. No entanto, é preciso estar ciente dos dois lados da moeda, para poder tomar uma decisão que beneficie tanto você e seu bolso quanto o meio ambiente.

Por exemplo, no quesito de impermeabilização, ela necessita de mais cuidados e atenção redobrada devido ao fato de ter mais superfícies de intersecção do que uma construção comum. Há também uma certa dificuldade para encontrar portas e janelas para esse tipo de construção, geralmente é necessário mandar fazer propriamente para os domos, sendo assim mais caro.

É um tipo de construção que também acaba sendo mais difícil de revender, pelo alto valor do imóvel. Caso você não tenha intenção de revender a construção e tiver uma boa quantia para investir na mesma, os domos geodésicos ainda podem ser uma excelente opção para você e sua família.

Curso para construção de domos geodésicos

O curso para construção de domos geodésicos é voltado para todas as pessoas que desejam trabalhar nessa área. É um curso que geralmente dura 4 dias de forma intensiva, aliando o conhecimento teórico com a prática na convivência. São diversos módulos, onde se aprende a construção do domo, depois aprende a cobrir e a realizar a sua impermeabilização.

O módulo I é composto pelas seguintes etapas:

  • Introdução a geometria;
  • História do domo geodésico;
  • Diferentes tipos de domo e suas frequências;
  • Cálculos com softwares disponíveis;
  • Segurança no trabalho;
  • Equipamento necessário;
  • Corte dos ângulos;
  • Montagem dos triângulos; e
  • Estruturação e montagem do domo.
  • Já o módulo II é composto pelas seguintes etapas:
  • Materiais disponíveis para cobertura de um domo;
  • Equipamento necessário;
  • Como cortar e marcar triângulos de forma ordenada;
  • Fixando triângulos;
  • Impermeabilizando juntas dos triângulos; e
  • Impermeabilizando a cobertura.

Os domos geodésicos já estão presentes em algumas regiões, mas ainda está se tornando conhecido aos poucos. Já existem também pessoas interessadas em entender sobre a construção deles e trabalhar na área e, com isso, pode aumentar também a procura. A construção de uma casa através de domos geodésicos pode ser mais barata do que uma casa comum, mas ainda assim é preciso fazer um orçamento

e ver o que fica melhor para seu bolso. A construção sustentável está garantindo o seu espaço e no futuro poderá se tornar um dos principais tipos de construção e um dos mais procurados.

Deixe seu Comentário