Qual o material mais presente em nosso dia a dia? Exato, o plástico. Além de ser matéria-prima para várias coisas como brinquedos, utensílios de cozinha, material para escritório, bijuterias, entre outros, ele tem uma durabilidade muito alta e por isso é utilizado com frequência, além também de seu fácil transporte e menor consumo de energia em sua fabricação. Mas sua durabilidade pode ser uma inimiga do meio ambiente, quando não usado e descartado de forma correta.
Por se tratar de um material que é utilizado na fabricação de vários itens, existe alguns tipos de plástico para cada item e por isso seguem um padrão que é utilizado pela fábrica na hora da produção. Se prestar atenção, cada produto, originado do plástico, vem com um triângulo em seu rótulo, e os números que são cercados por esse triângulo com setas têm a função de alertar os consumidores sobre o descarte seletivo, além de orientar a separação correta de cada material.
No Brasil, a norma técnica do plástico (NBR 13.230:2008) foi concebida de acordo com critérios internacionais. A numeração separa o material em seis diferentes tipos de plásticos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS) e ainda há uma sétima opção (outros), normalmente empregada para os produtos de plástico fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais.
Tipos de plástico
Além dos tipos, eles também podem ser divididos em termoplásticos e termorrígidos, o que varia de acordo com suas características de derretimento:
• Termoplásticos: corresponde a 80% dos plásticos consumidos, e são aqueles que amolecem quando são aquecidos e com isso, podem ser moldados.
• Termorrígidos: são aqueles que não amolecem quando aquecidos, o que acaba impossibilitando sua reutilização nos processos convencionais da reciclagem.
Descarte correto faz a diferença
Não adianta saber se o plástico que você usa é reciclável ou não, se não tem um descarte correto dele. É preciso, de fato, reciclá-lo. Garanta que ele esteja bem embalado e leve em postos de coleta que realizem a reciclagem.
Reciclar significa que esses produtos acabem com o meio ambiente, porque eles tem uma durabilidade muito grande, logo, se tem uma decomposição muito, mas muito lenta. Para se ter uma ideia, uma sacola de plástica demora cerca de 500 anos para se decompor na natureza; uma fralda descartável, 450 anos; e uma lata de refrigerante, 400 anos. Reciclar é um ato de cidadania e amor com o nosso planeta.
Deixe seu Comentário