Você sabia que é possível criar e usar embalagens sustentáveis? O meio ambiente é afetado negativamente de várias formas e até mesmo embalagens de produtos de todos os tipos podem causar certos tipos de danos, o que está levando muitas pessoas a investirem em embalagens sustentáveis que agridem menos a natureza e sejam igualmente práticas e possíveis de serem usadas normalmente.
As embalagens sustentáveis, de fato, são mais benéficas para o meio ambiente, mas ainda possuem algumas desvantagens que devem ser conhecidas por todos. Apesar dessas desvantagens, não devem ser vistas como uma alternativa ruim, pelo contrário. São bem melhores do que as embalagens comuns e por isso mais pessoas devem ficar cientes de sua existência para que possam inseri-las em seu dia a dia.
A seguir, conheça mais sobre as embalagens sustentáveis, veja quais são seus prós e contras, e entenda como e onde você pode encontra-las.
O que são as embalagens sustentáveis
As embalagens sustentáveis nada mais são do que uma tentativa de diminuir os danos ao meio ambiente que são causados por meio do descarte das embalagens comuns. As embalagens sustentáveis são aquelas feitas com material orgânico ou recicláveis, assim como aquelas que não demandam muita energia e nem recursos naturais. Também são consideradas embalagens sustentáveis aquelas que, quando descartadas, não produzem impactos ambientais muito grandes.
Atualmente já existem várias embalagens biodegradáveis fabricadas com fibra de coco, papel reciclado e outros materiais, que geram embalagens alternativas àquelas feitas com o plástico comum. No entanto, atualmente, já existem também embalagens de plástico oxibiodegradável que podem ser consideradas sustentáveis.
Há vários tipos de embalagem sustentável no mercado nos dias de hoje e somente conhecendo cada uma delas é que você poderá julgar o que melhor atende sua necessidade. Há ainda muitos outros materiais orgânicos que podem ser usados na fabricação desse tipo de embalagem e você pode fazer algumas para usar em casa, caso não queira comprar.
Tipos de embalagens sustentáveis
Existem vários tipos de embalagens sustentáveis e/ou recicláveis que você pode encontrar para comprar ou pode até mesmo acabar fazendo em casa. Vamos começar com alguns tipos que com certeza você nem fazia ideia que eram sustentáveis, como as embalagens de vidro.
Isso mesmo que você leu, as embalagens de vidro são consideradas sustentáveis. Isso porque elas podem ser facilmente reutilizadas, não liberam nenhum tipo de substância tóxica e também podem ser recicladas, se forem descartadas de forma correta. As embalagens de alumínio também são consideradas sustentáveis, pois podem ser recicladas de várias maneiras. O alumínio também não é nem um pouco tóxico e você só deve tomar cuidado com um determinado tipo de plástico que é encontrado em latas de alimentos.
Agora vamos partir para as embalagens realmente biodegradáveis e feitas com materiais orgânicos e alternativos. Veja alguns exemplos a seguir.
Embalagem de papel reciclado
As embalagens de papel reciclado possuem como função proteger os utensílios para que possam ser carregados. Elas potencializam o tempo de vida do produto e ainda maximizam o valor que é extraído de todas as matérias-primas. Para completar, ainda ajudam a economizar energia. A única desvantagem é que, a cada reciclagem que o papel passa, ele perde a sua qualidade.
Embalagem de plástico de milho
Através da biossíntese de carboidratos presentes na cana de açúcar, no milho ou em óleos vegetais, é gerada uma embalagem de plástico. São embalagens biocompatíveis, ou seja, não geram nenhuma reação tóxica ou imunológica, além de também serem consideradas embalagens biodegradáveis.
É um plástico que não pode ser usado como embalagem de prateleira, pois pode acabar contaminando alimentos. Também há a desvantagem de ser um tipo de embalagem mais cara do que a tradicional, por isso nem sempre pode ser a melhor opção.
Embalagem de cogumelo
A embalagem de cogumelo é feita com raízes de cogumelo crescidas em folhas mortas e em uma grande variedade de substâncias. Isso ajuda a gerar materiais com várias texturas, de grande durabilidade e também muito flexíveis. Essas embalagens são consideradas biodegradáveis e também comestíveis, apesar de não ser recomendável ingerir.
A principal desvantagem desse tipo de embalagem é o alto culto de sua fabricação e também ser bem competitiva com recursos que poderiam ser melhor utilizados na produção de alimentos. Novamente, por isso, pode nem sempre ser a melhor opção.
Embalagem de fécula de mandioca
É possível produzir uma embalagem sustentável com fécula de mandioca. Esse tipo de embalagem acaba sendo biocompatível, compostável e também reciclável. Infelizmente, o custo é muito alto e só podem ser usadas para alimentos secos ou que vão ser consumidos imediatamente. Se entrarem em contato com a umidade por muito tempo, acabam se desmanchando.
Esses são alguns exemplos de embalagens sustentáveis que existem atualmente, nem todas funcionam perfeitamente bem, mas algumas podem realmente ser inclusas no dia a dia e ajudarem a diminuir os impactos ao meio ambiente.
Materiais que podem ser usados para criar embalagens sustentáveis
Além das embalagens que mencionamos até aqui, existem alguns materiais orgânicos que podem ser usados por você para criar outras embalagens sustentáveis e até mesmo biodegradáveis. Há diversos materiais inusitados que podem ser combinados com outros para criar embalagens que sejam sustentáveis e contribuam para o meio ambiente.
Por exemplo, a batata. Quando misturada com fibras naturais, papel e água, pode ser gerada uma embalagem ecológica e até mesmo isotérmica. As cascas de uva também podem ser usadas em conjunto com a água e fibras naturais para criar determinados tipos de embalagens sustentáveis.
Pedras calcárias estão sendo misturadas com polietileno para gerar embalagens sustentáveis. O resultado é um material parecido com papel, de alto rendimento e que contribui para diminuir o desmatamento de árvores no mundo todo.
Você sabia que até mesmo o leite pode gerar embalagens sustentáveis? Isso aconteceu nos Estados Unidos: o departamento de agricultura da região conseguiu desenvolver uma embalagem plástico biodegradável usando uma proteína do leite. Essa embalagem pode ser usada como caixa de pizza, queijo e também como pacote de sopa, além de poder ser dissolvida junto do alimento. Aguardamos essa tecnologia chegar ao Brasil o quanto antes.
Deixe seu Comentário