Fontes de energia

Petróleo: características e usos da matéria prima

Petróleo

O petróleo é uma matéria-prima extremamente conhecida mundialmente e o Brasil possui uma das principias empresas de exportação, a Petrobras. O petróleo pode ser usado na produção de centenas de materiais e é capaz de influenciar a economia não somente de nosso país, mas do mundo inteiro. Para demonstrar a importância do petróleo em nossa sociedade, ele já foi a principal causa de algumas guerras e lutas, como é o caso da Primeira Guerra do Golfo.

Muitas pessoas se interessam bastante pelo petróleo a ponto de fazerem uma faculdade que permita atuar na área e estão sempre em busca de mais informações e dados sobre ele. Se você também gostaria de saber um pouco mais sobre o petróleo, da onde ele surgiu, como é formado e suas características, poderá encontrar todo esse tipo de informação seguir. Confira!

Como surgiu o Petróleo

Ainda não há uma única hipótese sobre como o petróleo surgiu, no entanto, grande parte dos geólogos e geoquímicos relatam que essa substância pode ser formada por substâncias orgânicas que procedem da superfície terrestre, ou seja, de detritos orgânicos. No entanto, como mencionamos, há várias outras teorias sobre o surgimento e a formação do petróleo.

É bastante conhecida também a teoria de que o petróleo, na verdade, teve uma origem inorgânica, surgindo a partir dos depósitos de carbono que foram gerados com a formação da Terra. Até o momento, o mais cabível de se acreditar e o que é mais compartilhado, é que o petróleo foi gerado a partir de restos orgânicos de animais e vegetais que se encontram no fundo dos mares, além de também sofrer com algumas transformações químicas.

Por falar nisso, a composição química do petróleo é composta de uma combinação entre as moléculas de carbono e hidrogênio.

Como o Petróleo é formado

O petróleo se encontra principalmente nas bacias sedimentares da Terra através de suas jazidas que podem ter de 10 a 400 milhões de anos. No entanto, o petróleo não está sozinho, mas também a água e o gás natural se encontram com ele, sendo chamados de metano e etano, respectivamente.

Os restos de animais e vegetais mortos acabam chegando aos fundos dos mares devido a diversos fenômenos que aconteceram com a Terra como erupções de vulcões, separação de continentes e movimentação dos oceanos. Com isso, a crosta terrestre foi se acomodando ao que é hoje, levando tais restos orgânicos a chegarem ao fundo do mar. Esses restos também foram devidamente cobertos por sedimentos como pó de calcário.

Tais sedimentos acabaram se transformando em rochas sedimentares e a alta pressão, juntamente da alta temperatura que foi exercida sobre tal matéria orgânica, causou diversas reações químicas e gerou o petróleo.

Quais são os derivados do Petróleo

O petróleo possui pelo menos 5 substâncias derivadas que são geradas a partir de sua matéria-prima. Devemos lembrar ainda que tanto o petróleo quanto seus

derivados, podem ser usados na formação de vários outros produtos e são extremamente importantes para o mundo inteiro.

A gasolina talvez seja o derivado de petróleo mais comum e conhecido. Também é um dos derivados de maior importância, sendo totalmente inflamável e volátil. A gasolina é gerada por meio de um processo de destilação e outros tipos de procedimentos que são realizados em refinarias. Na produção da gasolina ainda são usadas outras substâncias não derivadas do petróleo, como o metanol e o etanol, com o intuito de torna-la mais barata ao público.

O óleo diesel também é um derivado do petróleo muito popular. Se trata de um combustível específico para motores diesel, se tratando de um líquido um pouco mais viscoso do que a gasolina, pois assim garante a lubrificação. O óleo diesel ainda leva na sua fabricação alguns compostos de enxofre. Dessa forma, dá origem a ácidos corrosivos e nocivos a todos os seres vivos. No entanto, as empresas estão tentando reduzir o teor de enxofre na fabricação, a fim de reduzir os impactos ao meio ambiente.

Outro derivado do petróleo é a querosene: uma mistura da gasolina com o óleo diesel. É o derivado usado principalmente como combustível de turbinas de avião e também pode ser usada como solvente. O querosene pode ser usado para queimar sem causar nenhum tipo de fumaça. As parafinas também derivam do petróleo e possuem centenas de aplicações, sendo usadas até mesmo para a fabricação de gomas de mascar. Elas também são usadas para criação de explosivos, revestimentos de pneus, lápis e outros produtos diversos.

Petróleo no Brasil

O Petróleo é extremamente popular em nosso país, visto que temos a Petrobras, a principal empresa de exportação da matéria-prima para o mundo inteiro. A primeira sondagem do petróleo foi realizada entre os anos 1892 e 1896 no estado de São Paulo. A primeira perfuração chegou a uma profundidade de 448 metros, mas não resultou em nada.

A primeira refinaria surgiu em 1932, chamada de Primeira Refinaria Rio-grandense de Petróleo, na cidade de Uruguaiana. No entanto, nessa refinaria ainda era usado o petróleo que vinha importado do Chile e de outros países. O petróleo acabou sendo encontrado em nosso país somente em 1939, na cidade de que hoje é conhecida como Salvador, na Bahia.

Mesmo com a descoberta do petróleo no Brasil, todas as etapas de exploração de petróleo e distribuição do mesmo, era feita por empresas privadas multinacionais. A Petrobras foi criada em 1953 a partir de um movimento dos cidadãos em prol da nacionalização da produção de petróleo.

Petróleo

O petróleo é uma matéria prima importante em nossa economia e que influencia o mercado financeiro de nosso país. Há diversas pessoas envolvidas em todos os processos de exportação, produção e fabricação do mesmo, sendo que há muito mercado para quem deseja atuar na área.

Diversos profissionais capacitados são necessários para garantir que todo os processos nas refinarias aconteçam corretamente, para que o mercado receba o produto como é esperado. Se você se interessa bastante pelo assunto de petróleo, consegue encontrar muitas outras informações através de pesquisas online e com vídeos. Buscar entender mais sobre como é feita sua extração e refinamento é um conhecimento útil para todas as pessoas.

Deixe seu Comentário