O saneamento básico é o principal que todos nós precisamos para viver com segurança, com conforto e livre de inúmeras doenças. Há algumas regiões do país que contam com saneamento básico, o que leva muitos não conhecerem fora de sua realidade e nem se dão conta de que em outros lugares pode não haver algo tão básico assim. Mas a verdade é que sim, ainda existem algumas cidades brasileiras que não contam com o tratamento de água e esgoto.
São procedimentos que são realizados em várias etapas e nem sempre estamos cientes de todas elas. Pode não ser preciso conhecer cada etapa do tratamento de água e esgoto, mas por outro lado, pode ajudar a darmos ainda mais valor para o que temos, pois algumas pessoas não têm. A seguir, falamos em detalhes sobre todo o procedimento de tratamento de água e esgoto. Confira!
Etapas do Tratamento de Água
O processo de tratamento da água conta, em média, com 8 etapas. As etapas são as seguintes: captação, adução, coagulação, floculação, decantação, filtragem, desinfecção e reservação. As etapas e procedimentos podem variar um pouco de acordo com a estação onde o tratamento é realizado, mas o básico se mantém. Todas essas etapas são extremamente importantes e não são tão difíceis de entender.
A captação, por exemplo, consiste na água bruta (ou seja, totalmente impura e imprópria para o consumo) sendo captada de reservatórios hídricos e mananciais que são específicos para o abastecimento do consumo de água. Já nessa etapa a água passa por um sistema de grades que impede que qualquer substância como folhas, galhos e troncos, permaneçam na água. Logo depois a água passa por uma etapa onde é removida toda sua areia e depois é enviada para a estação de tratamento em si.
A etapa de adução consiste no transporte da água do manancial para a estação de tratamento ou da água já tratada para o sistema de distribuição, o que geralmente acontece através de bombas. A terceira etapa é a de coagulação, onde são adicionados alguns coagulantes químicos na água para eliminar as impurezas em forma de partículas bem pequenas. Através desse coagulante, essas partículas vão se unir e poderão ser removidas com mais facilidade em uma outra etapa.
Já na etapa de floculação, a água é agitada por 30 segundos para aumentar a dispersão do coagulante. Primeiro a agitação é feita rápida, depois lentamente, para que as partículas possam se unir. Dessa forma, as impurezas ficam mais pesadas e maiores, facilitando sua remoção. A quinta etapa é a de decantação, onde ocorre a separação dos sólidos que estão na solução líquida. Essa remoção ocorre pelo lodo e a parte livre dos sólidos, acaba indo pelo vertedouro.
Depois vem a etapa de filtragem, onde a água já decantada é enviada para as unidades, onde será realizado o processo de filtração. A água é passada por alguns filtros com camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão. O intuito é captar as demais impurezas que ainda não foram removidas. Na etapa de desinfecção, a água recebe um pouco de cloro antes de ir para a estação de tratamento. Isso irá garantir que a água não possua nenhuma bactéria e também esteja livre de vírus para ser consumida.
A etapa de reservação é a última e consiste no armazenamento da água em reservatórios para que a população continue recebendo o abastecimento e também para atender todo e qualquer tipo de demanda que surgir. Geralmente os reservatórios são subterrâneos.
Etapas do Tratamento de Esgoto
Já o tratamento de esgoto é realizado em mais ou menos 13 etapas e o objetivo é remover o material sólido, reduzir as substâncias químicas e também diminuir a demanda bioquímica de oxigênio. As 13 etapas são as seguintes: grade grosseira, elevatória de esgoto bruto, grade média, caixa de areia, decantador primário, tanque de aeração, decantador secundário, elevatório de retorno de lodo, elevatória de lodo primário, retirada do sobrenadante, adensadores de gravidade, digestores e secador térmico.
Cada uma dessas etapas é extremamente importante para garantir o tratamento do esgoto. Na primeira etapa é utilizada uma grade grosseira para impedir que materiais grandes passem. Logo depois ocorre a preparação para a grade média e depois, nela, são eliminados alguns materiais menores. Na caixa de areia, é retirada toda a areia que vem no esgoto. No decantador primário, ocorre a eliminação de resíduo sedimentável.
No tanque de aeração, ocorre a agitação do esgoto com o ar. No decantador secundário então os sólidos são retirados. Depois é realizado o recolhimento do decantador secundário que é enviado para as bombas. O lodo então é retirado para dentro dos adensadores de gravidade e dos digestores. Em seguida, o líquido é separado do lodo e volta para o início do procedimento. Nos adensadores de gravidade, ocorre a coleta de efluentes que são enviados para um sistema de coleta.
O lodo então é transformado em matéria mineralizada que possuem carga orgânica. No secador térmico, esse lodo recebe a elevação de sólidos e então é encaminhado para os aterros sanitários.
Tratamento de água e esgoto
Os procedimentos de água e esgoto podem ser intensos, mas são de grande importância e ficar ciente de como eles funcionam, pode tornar as pessoas mais conscientes sobre o que jogam nos rios e em outros lugares.
Se em sua cidade não há tratamento de esgoto, por exemplo, você pode tentar desenvolver algum projeto na escola que solucione esse problema, agora que já sabe como o tratamento é feito em outras regiões. Quando a água ou o esgoto não recebem o devido tratamento, podem conter uma série de bactérias e vírus, gerando muitas doenças que podem causar uma série de sintomas e até mesmo levar à morte.
Por isso é importante que o governo atue para que nas áreas onde ainda não há tratamento básico, isso seja resolvido o mais rápido possível. Milhares de pessoas sofrem com uma realidade bem diferente da nossa e isso precisa mudar para evitar o contágio de doenças e garantir uma melhor qualidade de vida.
Deixe seu Comentário