Sim, uma monografia pode promover hábitos sustentáveis e defender causas ambientais.
Compreende-se que os trabalhos acadêmicos são excelentes meios de promoção da fala acerca de assuntos ignorados pelos grupos que detêm o poder.
Por conseguinte, a sustentabilidade é um destes temas e ela pode ser amplamente discutida em qualquer projeto simples de TCC.
Primeiramente, é importante que você compreenda a estrutura da pré pesquisa de um pré-projeto de TCC pronto, para compreender como ele poderá agir em prol da sustentabilidade.
Assim, com esse modelo de pré-projeto esquematizado, você verá como ele poderá gerar resultados esperados positivos para o ambientalismo.
O que é TCC?
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é por norma, feito a partir de monografias em que o estudante disserta cientificamente acerca de um determinado tema. P
ortanto, é um exemplo de trabalho com maior reconhecimento perante a sociedade.
Para fazer um pré-projeto de TCC , é importante priorizar o tipo de estudo que irá fazer, sendo ele quantitativo ou qualitativo.
Feito isso, é importante saber o caráter do estudo, como exploratório ou descritivo.
Todavia, é sempre importante conhecer a fundo estrutura do TCC para deixar o seu pré-projeto pronto. Vale destacar a importância do cronograma para um pré-projeto de mestrado, por exemplo, o que evita atrasos na entrega.
Como o TCC pode ser um promotor da sustentabilidade?
A educação é uma porta aberta ao diálogo e serve como motor transformador da sociedade.
Por conseguinte, o TCC representa a conclusão do curso superior e tem em sua essência o caráter instigante que potencia o desenvolvimento de novos estudos e tendências.
Portanto, o TCC pode atuar em prol da sustentabilidade, caso o aluno o direcione para temas sustentáveis. Por exemplo, é possível verificar Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes da área de engenharia ou arquitetura que propõem mecanismos mais econômicos e menos dispendiosos, ou seja, sustentáveis.
O mesmo também pode ocorrer com o TCC de áreas como História ou Filosofia, procurando a gênese do comportamento antissustentável e denunciando atitudes estapafúrdias da sociedade contra o meio ambiente.
Assim, facilita a discussão de ideias e a promoção de uma solução.
Além disso, por ser mais fiável do que um relato ou outros tipos de projetos acadêmicos, o TCC também serve como base para artigos científicos.
Consequentemente, terá maior credibilidade e propagação em alguns veículos midiáticos, propiciando a conscientização.
Outros meios acadêmicos de promoção da sustentabilidade
O meio estudantil e universitário possui um vasto repertório para atuar em prol do desenvolvimento sustentável, devido ao seu arcabouço de informações, ideias e caráter crítico.
Portanto, o não conformismo é um valor a ser destacado neste público.
Essa falta de conformidade com o sistema pode ser transcrita em uma redação argumentativa de modo a conscientizar não apenas as pessoas ao redor, mas também ao próprio estudante.
Assim, este se torna um agente ativo promotor do desenvolvimento sustentável.
Além disso, é possível a criação de associações estudantis que lutem em prol dessas causas, fazendo com que elas ganhem maior relevância em outros setores da sociedade.
Essas associações podem promover campanhas de conscientização, protestos ou até mesmo ações online.
Inclusive, o meio online é um excelente fortalecedor das causas ambientais, caso haja pessoas engajadas e organizadas a propagar bons conteúdos sobre estas causas.
Estes conteúdos devem ser acessíveis e relevantes para quem os lê.
Para isso, a criação de websites, páginas em redes sociais e blogs são ferramentas eficazes para os estudantes promoverem a conscientização ambiental para o maior número possível de pessoas.
Assim, podem até inspirar outros indivíduos a promoverem também essa conscientização, gerando um efeito sequencial.
Deixe seu Comentário