O detergente é um produto essencial em todas as casas, serve para lavar a louça, limpar o banheiro e tirar manchas das roupas. Apesar de não ser um produto caro para manter a casa em ordem são necessários muitos litros de detergente e isso pode acabar pesando nas despesas mensais da casa.
Fazer seu próprio detergente de louça além de ser sustentável garante a mesma eficácia do produto original e pode geral uma grande economia na sua renda. Portanto pode-se dizer que o detergente caseiro é econômico, sustentável e tem ação semelhante aos produtos do supermercado.
Vale lembrar que os produtos de limpeza são agressivos ao ecossistema eles poluem os rios, mares e podem até ser prejudiciais à saúde dos seres humanos.
Como fazer seu próprio detergente caseiro
É possível usar produtos naturais para fazer detergente caseiro e o mesmo pode ser utilizado para diversos meios.
Para fazer seu próprio detergente você vai precisar do seguinte:
Ingredientes:
- Dois litros de água fervendo;
- 1/2 copo de vinagre branco;
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
- 1 barra de sabão de coco de 200 gramas.
Modo de preparo:
- Em um recipiente grande raspe o sabão de coco e em seguida adicione o bicarbonato de sódio e misture.
- Acrescente aos poucos a água fervendo até obter um liquido cremoso.
- Por fim adicione o vinagre branco e siga mexendo o produto até que novamente fique cremoso.
Apesar de não ficar com a mesma aparência o detergente caseiro mantém o padrão de limpeza dos detergentes industriais e por isso é uma ótima opção para quem pretende economizar e ajudar o meio ambiente.
Benefícios do detergente caseiro
Vimos que o produto feito em casa é muito mais saudável e natural, tanto ao meio ambiente quanto a saúde humana, observe outros benefícios listados abaixo:
- Baixo custo de fabricação;
- Ajuda a reciclar garrafas pet que iriam para o lixo, pois as mesmas servem para guardar o produto;
- É mesmo agressivo ao meio ambiente;
- A qualidade é semelhante ao produto original e muitas vezes até melhor;
- Como rende mais pode ser usado para várias tarefas domésticas e não somente para lavar a louça;
- Possui uma variedade maior de aromas;
- É mais barato do que o detergente comum.
De que forma os detergentes caseiros ajudam o meio ambiente?
Os detergentes feitos em casa são menos químicos e por serem mais naturais contribuem com a natureza. Outro aspecto fundamental é que o produto é colocado em garrafas pet que antes iriam para natureza, mas a partir da fabricação do produto acabam ganhando outro destino.
- São menos químicos e em contato com a natureza não são tão agressivos quanto os detergentes comuns encontrados no mercado;
- São uma forma de reutilizar garrafas pet;
- Como são fabricados em casa não se necessita de fabricas e indústria que podem poluir o ambiente de muitas formas, seja quando instalam-se em um local e acabam degradando aquele ambiente ou por fabricarem além do produto mais garrafas pet que vão parar na natureza;
O que são os detergentes biodegradáveis?
Primeiramente devemos definir o que significa ser biodegradável, a palavra refere-se à degradação biológica então, como o próprio nome revela o produto se transforma.
No caso dos detergentes que não são biodegradáveis a decomposição ocorre por processos químicos e físicos, mas se forem despejados em rios, por exemplo, eles mantém-se inalterados e a espuma formada polui o meio ambiente.
Como usar os detergentes caseiros?
Os detergentes caseiros podem ser utilizados para diferentes tarefas domesticas igual o detergente do mercado, confira algumas dicas de uso do produto:
- -Pulverizar plantas: apenas algumas gotinhas do produto em um litro da água eliminam os insetos das plantas e evitam novas infestações.
- -Remover manchas de gordura das roupas: esse método pode ser usado em todos os tipos de tecido. Pingue uma gota de detergente no tecido engordurado, esfregue e lave a roupa.
- -Limpar os móveis da cozinha: normalmente os móveis da cozinha ficam engordurados, para limpa-los você pode borrifar uma mistura de detergente com água morna e enxaguar com pano úmido.
- -Remover manchas de óleo do concreto: para remover esse tipo de mancha deve-se colocar sobre a mesma um pouco de bicarbonato de sódio e depois cobri-la com o seu detergente caseiro, esfregue e repita o procedimento se necessário.
- -Lavar azulejos: Misture duas colheres de detergente em um balde com água morna e esfregue nos azulejos e rejuntes para retirar a gordura.
- -Tirar manchas do tapete: Com água morna e detergente é possível remover manchas de carpetes e tapetes, basta passar um pano úmido com essa solução.
Resumo
Conforme vimos nesse artigo fazer seu próprio detergente caseiro é uma maneira sustentável e econômica, além de ajudar o meio ambiente também pode ter um impacto notável no orçamento mensal de uma família.
O produto caseiro pode ser usado para os mesmos fins do detergente comprado nos supermercados, já que a qualidade é a mesma e muitas vezes até melhor. Realizar esse procedimento é fácil e não necessita-se de muitos ingredientes para tal.
Deixe seu Comentário