Um dos problemas ambientais mais graves que o planeta vem enfrentando é o desmatamento. Além de devastar completamente as nossas florestas e todos os recursos naturais existentes nela, o nosso ecossistema acaba sendo afetado também de maneira gravíssima. E as perdas não param por aí, tanto a sociedade como a economia também são afetados. Conheça mais sobre esse horror que vem acontecendo nas nossas florestas e se realmente o Brasil precisa desses episódios nefastos.
O ser humano é o mais cruel dos seres que existem na natureza. Graças as suas ações criminosas, consegue destruir o meio em que vive. Desmatar interfere muito no equilíbrio da natureza e os impactos gerados são horríveis. Diversos animais morrem porque perdem seus habitats naturais e nunca mais se recuperam.
E infelizmente não é só no Brasil que o desmatamento existe e é tão cruel. Segundo alguns dados da ONU, áreas florestais foram devastadas no mundo todo e já ultrapassaram os 5 milhões de hectares derrubados.
Entra governo e sai governo, nenhuma medida eficaz foi tomada ainda para diminuir esses níveis de desmatamento. Por isso, o Brasil é um dos países que mais desmata no mundo todo com milhares de quilômetros desmatados.
Quais são as possíveis causas do desmatamento?
O desmatamento só acontece graças as ações horrorosas do ser humano e geralmente não é feito por acaso. Por trás desses episódios horríveis, sempre tem uma motivação maior, que pode estar ligada principalmente a alguns interesses financeiros.
Abaixo, listamos alguns desses motivos que já foram identificados por autoridades no assunto.
1 – Aumento do consumismo
Por causa do exagero e aumento desordenado do consumismo, a procura por matérias primas e recursos naturais também aumentam. A exploração a tudo o que a natureza oferece acontece exageradamente. Óleos, madeiras e outros elementos são os mais retirados.
Essa retirada provoca então, a destruição de todas as florestas.
2 – Aumento das atividades agropecuárias
Infelizmente, graças aos avanços que essas áreas de atividade agropecuária possuem sobre a natureza, matas inteiras acabam virando pastos, áreas rurais esperando incentivo financeiro ou campos agrícolas.
3 – Aumento significativo das queimadas
Os jornais e outros tipos de veículos de comunicação vêm noticiando com uma certa frequência o aumento do número de queimadas. A maioria delas acontece de maneira intencional, criminosa mesmo.
Os criminosos sabem disso, então escolhem os períodos de maior seca, pois o fogo se alastra com mais facilidade. Qualquer faísca faz o fogo se espalhar. E dependendo de onde esse fogo é acendido, a catástrofe é certa.
4 – Aumento das atividades das mineradoras
As florestas devastadas também são feitas pelas mineradoras presentes no país. Equipamentos são instalados e para isso, fazem o desmatamento da floresta. A devastação acontece em áreas inteiras. E tudo isso para a exploração de minérios valiosos como a prata, o ouro, a bauxita, o zinco, o ferro e outros importantes.
5 – Crescimento urbano
É cada vez mais frequente, a diminuição das áreas verdes para a construção de novas moradias. Prédios, empreendimentos novos, casas e indústrias são construídas sem parar. A intervenção dos homens sobre essas áreas e espaços são cada vez mais frequentes.
Conheça as consequências do desmatamento desordenado
O desmatamento provoca vários impactos e consequências desagradáveis ao planeta. Quando o homem interfere no meio natural, os desequilíbrios são sentidos fatalmente. Conheça a seguir, apenas algumas dessas consequências desagradáveis.
1 – Biodiversidade perdida
Muitas espécies diferentes vivem na floresta, é o seu habitat natural. Quando colocamos fogo nesse habitat, essas espécies ficam sem ele. Muitos animais acabam morrendo e consequentemente extintos. Ocorre também a extinção endêmica, que é quando esses animais se encontram apenas em algumas localidades.
Com essa extinção, a cadeia alimentar fica comprometida e as atividades econômicas da região como a caça e a pesca também ficam.
2 – Diminuição dos recursos naturais
O desmatamento faz com que aconteça uma escassez desses recursos naturais, até mesmo aqueles considerados renováveis como a madeira, água e outras matérias de propriedades medicinais que normalmente acontece sua retirada com o extrativismo vegetal.
3 – Interferência no clima
O clima fica completamente abalado, pois as temperaturas são completamente dependentes dessas condições naturais. As florestas oferecem a umidade para os ambientes. Quando extinguimos as florestas, existe um desequilíbrio climático intenso. Outro detalhe triste também é a intensificação que ocorre no efeito estufa.
4 – Extinção e destruição dos rios
As nascentes responsáveis por alimentar os rios são destruídas com o avanço do desmatamento. Além de tudo isso, ocorre também a destruição das encostas e margens desses rios.
Isso faz com que as rochas e terras fiquem muito mais aparentes e sejam jogadas nos leitos, a erosão aumenta e o enfraquecimento ocorre.
5 – Ausência da vegetação
O desmatamento provoca a ausência completa da vegetação. Nas áreas mais áridas e semiáridas pode ocorrer uma desertificação, com perdas significativas de nutrientes importantes do solo.
6 – Erosão no solo
Com o desaparecimento das árvores e vegetações, o solo se torna completamente desprotegido. Isso provoca um impacto enorme no solo por agentes erosivos como as águas dos rios e das chuvas. O aumento da erosão, provoca a perda de diferentes áreas.
O desmatamento não é necessário no Brasil
O desmatamento que vem ocorrendo na Amazônia, beneficiou apenas os donos das riquezas. Uma prova disso são as taxas baixíssimas que os municípios da Amazônia possuem. Para se ter uma ideia, esses municípios estão entre os menores no IDH ou Índice de Desenvolvimento Humano e o IPS ou Índice de Progresso Social no país todo.
O acesso facilitado a todos esses recursos naturais, provoca uma verdadeira explosão de riquezas no município. Acontece, que essa riqueza toda se concentra apenas nas mãos de poucos e o esgotamento é certo.
O resultado disso tudo são as cidades sem recurso, com uma infraestrutura péssima e deficiente, falta de empregos e concentração de riqueza e renda com poucos,
O PIB é baixíssimo com as atividades de desmatamento, ou seja, crescimento mínimo da economia.
Os pecuaristas usam um argumento que não faz muito sentido para defender o desmatamento, principalmente o da Amazônia. A alegação do aumento das áreas desmatadas, segundo eles é para aumentar a produção agropecuária no país. Isso é uma vergonha e uma mentira, pois existem pastagens completamente degradadas.
Deixe seu Comentário