Uma das primeiras coisas que fazemos quando acordamos é escovar os dentes, certo? Muitas pessoas não sabem, mas é totalmente possível criar a própria pasta de dente. Os ingredientes utilizados são encontrados facilmente e os resultados obtidos são surpreendentes. A seguir vamos te ensinar algumas receitas de creme dental caseiro que você pode fazer sem nenhuma dificuldade.
O pó de juá, a aloe vera, a argila branca e o óleo de coco, são os principais ingredientes utilizados na preparação de um creme dental caseiro. Muitas pessoas não se atentam a esses detalhes, mas produzir a própria pasta de dente traz menos riscos para a saúde bucal, pois não contém tanta química como as pastas convencionais.
A cavidade bucal é um ambiente lotado de bactérias de diversas espécies e que se não receber a higiene adequada, podem se espalhar rapidamente. Cuidar da higiene não é uma atitude apenas estética para manter os dentes branquinhos, mas sim de saúde para livrar você de doenças.
O Brasil é um dos países que mais investe em programas de saúde bucal no mundo. Mas infelizmente, isso não é o suficiente para acabar com os problemas de gengiva. De acordo com a ABO ou Associação Brasileira de Odontologia, a maioria da população adulta do país, possui problemas na gengiva.
Isso significa que escovar os dentes e toda a região da boca como língua, gengiva e o lado interno da bochecha é muito importante. Além disso, o fio dental é um dos acessórios mais importantes no trabalho de remoção dos resíduos.
Escolher a escova e também a pasta de dente mais adequada são passos importantes para a correta higienização da boca.
O flúor, o triclosan e o lauril éter sulfato são componentes preocupantes para a saúde dos dentes, além de também contribuir para a destruição do meio ambiente.
Qual a importância de você fazer o próprio creme dental?
As pastas de dente estão presentes nos supermercados em grande escala e com uma variedade muito grande. Geralmente estão disponíveis em tubos de plástico e embaladas em caixas de papelão.
Essas embalagens são péssimas em termos de preservação ambiental, questões muito relevantes para os dias atuais. Programas de reciclagem dessas embalagens já existem hoje em dia, inclusive.
Produzir o próprio creme dental caseiro é uma excelente alternativa para minimizar os danos causados pelas embalagens tradicionais. O creme produzido por você mesma pode ser armazenado em recipientes de vidro e guardados no armário normalmente.
Além disso, outros benefícios importantes são observados na saúde bucal. Alguns produtos vendidos no mercado, possuem como solução detergente, o sódio-lauril-sulfato que se usado em excesso, causa aftas. Inclusive existem alguns casos de pessoas que desenvolveram alergias a essas pastas, apresentando sangramentos nas gengivas e até coceiras.
Receitas de creme dental caseiro
1 – Creme dental caseiro com pó de juá
Apesar de ser um produto pouco conhecido no país, o pó de juá pode ser comprado facilmente a preços bem acessíveis. Sua extração é feita do juazeiro e as suas propriedades combatem alguns malefícios como as placas bacterianas e as cáries. Alguns especialistas afirmam ainda que ele tem um forte poder de clarear os dentes.
Ingredientes
- 16 gramas de raspas de juá;
- 16 gramas de menta desidratada;
- 16 gramas de semente de linhaça;
- 2 a 3 cravos da índia;
- 1 pequena pitada de canela;
- 240 ml de água.
Como fazer
O modo de fazer é muito fácil, em fogo baixo cozinhe a menta, a linhaça, os cravos e a água. Você deverá cozinhar essa mistura por aproximadamente 5 minutos apenas. Desligue o fogo e acrescente a canela e o pó de juá, misture até obter uma pasta homogênea. O armazenamento desse creme dental caseiro deve ser na geladeira.
2 – Creme dental caseiro à base de argila branca
A compra da argila branca deve ser feita com atenção, pois nem todos os tipos podem ser ingeridos. Pergunte ao vendedor antes de sair comprando qualquer embalagem. Você pode até ter achado estranho no começo, como assim escovar os dentes com argila? A argila é excelente para promover a limpeza dos dentes e essa receita é ótima. Confira a seguir:
Ingredientes
- 24 gramas de argila branca;
- 3 gramas de tomilho ou sálvia;
- 1 pitada de sal, o marinho tem um sabor mais sutil;
- 200 ml de água;
- 2 a 3 gotas de essência de hortelã.
Como fazer
O primeiro passo é ferver a água e acrescentar o tomilho e a sálvia. A aparência será de um chá, coe esse líquido e coloque-o em um copo ou recipiente. Em seguida, acrescente a argila branca, as gotas de óleo essencial e uma pitada de sal. Mexa bem até obter uma mistura homogênea. Essa mistura deve ser guardada na geladeira.
3 – Creme dental caseiro de babosa ou aloe vera
A babosa ou aloe vera como é conhecida atua principalmente na cicatrização dos tecidos. Quando usada no processo de escovação dos dentes, consegue melhorar os casos de gengivite.
Suas propriedades são cicatrizantes, ou seja, não agridem de maneira nenhuma, os tecidos delicados das gengivas, por isso que é bastante indicada para as pessoas que sofrem com gengivite.
Essa receita de creme dental caseiro é a mais fácil de ser feita, pois você vai precisar apenas de dois ingredientes básicos.
Ingredientes
- 8 gramas do gel da babosa, ele se encontra bem no meio da folha, com a faca é possível raspar e retira-lo inteiro;
- 2 gotas de essência de menta ou hortelã, ou qualquer outra que for da sua preferência.
Como fazer
Ter um creme dental caseiro onde a receita é muito fácil de ser feita é o que a maioria das pessoas buscam. Essa é uma das opções mais fáceis de se fazer.
Em um recipiente coloque todos os ingredientes e misture-os bem por alguns minutos. Para escovar os dentes, basta mergulhar a escova. Em alguns comércios de produtos naturais, como farmácias homeopáticas é possível encontrar esse gel de aloe vera facilmente.
4 – Creme dental caseiro a base de óleo de coco
O coco e suas variações como o óleo é muito usado em preparações culinárias. O que muitos desconhecem é que esse óleo pode ser usado também em receitas de pasta de dente, juntamente com a argila bentonítica. Essa argila também é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais ou em sites de confiança. Essa pasta vai trazer força para os dentes e ajudar na remoção da placa bacteriana que se formar.
Ingredientes
- 60 ml de óleo de coco;
- 32 gramas de argila do tipo bentonítica;
- 30 a 45 ml de água;
- 4 gramas de sal, de preferência do tipo marinho;
- 1 a 15 gotas de essência de hortelã.
Como fazer
Em um recipiente misture o sal, a água e o óleo e mexa bem, até obter uma mistura homogênea. Vá misturando a argila aos poucos para endurecer. Coloque esse conteúdo em um pode de vidro esterilizado e guarde na geladeira.
Produzir o próprio creme dental caseiro te liberta da obrigação de comprar as marcas que já existem no mercado. Além de beneficiar a saúde dos seus dentes, prevenindo contra as lesões que os componentes químicos das pastas fazem.
Deixe seu Comentário