Pequenas mudanças, geram grandes resultados no futuro. É dessa forma que se deve olhar o consumo consciente, de que começando devagar e com mudanças não tão radicais, os resultados serão grandiosos no futuro. Mas o que é consumir com consciência? É consumir de forma responsável pensando nos seus atos de compra na qualidade de vida no planeta e das futuras gerações. Não é só sobre o que consumir ou fazer, mas também como e de quem você consome determinado produto ou serviço, e qual vai ser o destino do seu descarte.
O impacto que o consumo desenfreado vem causando na vida das pessoas e do planeta, mostra que se o atual padrão de consumo não mudar, em 50 anos serão necessários dois planetas Terra para suprir as necessidades básicas do ser humano, como água, energia e alimentos, por isso a responsabilidade de consumo e o desenvolvimento sustentável é algo tão urgente nos dias atuais. E a melhor maneira de mudar isso é a partir das nossas escolhas de consumo.
A melhor forma de começar é gerando menos lixo, economizando mais energia, consumindo produtos que não agridem o meio ambiente, escolhendo empresas que valorizem seus funcionários e que se preocupam com as comunidades da região. Somando todas essas atitudes, mudamos nossa forma de consumir e buscamos cada vez mais a sustentabilidade
PRIMEIROS HÁBITOS
• Planeje suas compras
Não ser impulsivo e planejar com antecedência suas compras, faz com que você não gaste mais do que deveria.
• Consumir apenas o necessário
Procure viver com menos, avaliando suas necessidades reais. E isso também inclui a forma como consumimos a moda, que muita gente pensa que não tem um impacto no meio ambiente, mas ela é uma das indústrias que mais polui o planeta atualmente.
• Separe seu lixo
Melhor forma de contribuir para a economia de recursos naturais é reciclando as embalagens dos produtos que você compra. Por isso busque sempre embalagens recicláveis e duráveis.
• Origem dos produtos
Saber de onde vem aquele produto que você está comprando, ajuda a combater a pirataria e o contrabando, porque essas práticas ferem todas as normas e leis, e acabam não contribuindo com a economia da sociedade.
• Reutilize produtos e embalagens
Uma boa forma de minimizar o lixo é comprando produtos e embalagens que você possa reutilizar depois. Mas se não der pra reutilizar, doe para empresas de reciclagem, porque assim você também colabora com o trabalho dos catadores de lixo.
• Fique de olho no consumo de água e energia
Começando com pequenos hábitos dentro de casa, como apagar as luzes do ambiente que não tiver ninguém, desligar a torneira enquanto escova os dentes, ajuda a economizar os recursos naturais do planeta.
• Responsabilidade social
Valorizar e dar preferência para aquelas empresas que se preocupam com o meio ambiente.
• Divulgue!
Quando adotamos uma postura ativa e começamos a ficar sensibilizados, precisamos divulgar, sensibilizar e incentivar as outras pessoas. E a melhor maneira de fazer isso é disseminando informações sobre as práticas e valores do consumo consciente. Comece com seus familiares e amigos!
Mas adotar um estilo de vida consciente não significa deixar de ter uma vida confortável, e sim o contrário: adotar um estilo consciente é fazer do nosso planeta um lugar mais confortável para se viver e deixarmos para futuras gerações. Incentive os outros a avaliarem seus impactos e adotarem novas formas de consumir, porque se cada um fizer a sua parte, teremos uma chance de um futuro melhor para a gente e o planeta.
Deixe seu Comentário