O carvão vegetal tem se tornado cada vez mais popular no mundo inteiro devido aos seus inúmeros benefícios e usos. O carvão vegetal também pode ser chamado de carvão ativado e é um elemento que tem se mostrado extremamente eficaz para ajudar no alívio de vários problemas e também para o preparo de receitas caseiras que beneficiem, por exemplo, a pele.
O carvão vegetal ativado pode ser facilmente encontrado no mercado atualmente e também em lojas de produtos naturais. Os seus usos são bem variados, assim como ele possui uma cartela imensa de benefícios e vantagens. Se você ainda não conhece o carvão vegetal, poderá conferir a seguir tudo sobre ele: desde seus benefícios até suas contraindicações, como usar corretamente, onde encontrar e muito mais.
Fique de olho para conferir todos os detalhes e poder aproveitar dos benefícios do carvão vegetal em sua rotina!
O que é o carvão vegetal
O carvão vegetal surge por meio da queima de vários tipos de madeira quando há o controle de temperatura e também de oxigênio. Com isso, o elemento acaba se tornando poroso e absorvente, sendo isso que faz com que o carvão vegetal possua tantos benefícios. Diversas propriedades são atribuídas à sua superfície, como sua capacidade para remover impurezas dissolvidas em solução.
Ele se chama carvão vegetal ativado justamente pois é formado através da queima de madeiras e também de cascas de coco. Sua principal função é, de fato, remover as impurezas do organismo, por isso ele é extremamente recomendado para problemas de intoxicação alimentar, por produtos químicos ou até mesmo por drogas.
No entanto, os benefícios do carvão vegetal não param por aí. Suas propriedades o tornaram uma excelente substância para se ter em casa, pois nunca se sabe quando podemos precisar.
Benefícios do carvão vegetal
O carvão vegetal possui muitos benefícios que nós podemos usufruir em nosso dia a dia. Ele possui ação desintoxicante, sendo capaz de absorver produtos químicos e também toxinas, ajudando a eliminar tudo isso do nosso corpo por meio das fezes. Ele pode ser consumido em casos de intoxicação alimentar ou medicamentosa, assim como em casos de intoxicação por drogas. Ele livra o nosso organismo de todos os tipos de toxinas.
Seguindo nessa mesma linha, o carvão vegetal também é ótimo para nosso sistema digestivo, justamente por limpar o nosso organismo. Pode ser usado como auxiliar no tratamento de problemas digestivos como gastrite, gases, diarreia, gastroenterites e de várias outras doenças intestinais. Apesar de ser um composto natural, só faça o uso nesses casos sob recomendação médica.
Você sabia que o carvão vegetal também pode ser usado para aliviar as picadas de insetos? Isso porque ele também possui a capacidade de absorver o veneno das picadas de insetos como aranhas, abelhas, cobras, escorpiões e de muitos outros. Ter um pouco de carvão vegetal em casa pode realmente vir a calhar nos momentos mais inesperados.
Uma das utilidades do carvão vegetal que tem se tornado bastante popular é o fato dele ajudar a clarear os dentes. Justamente por sua capacidade de absorção, ele pode ajudar a equilibrar o pH natural da boca, absorver todos os agentes nocivos que podem causar doenças e assim deixar seus dentes mais brancos. Já existem até mesmo pastas de dente com carvão vegetal na composição.
Para completar, o carvão vegetal também é indicado para a pele, pois ajuda a revitalizar a mesma e pode contribuir para o alívio das acnes. Como já mencionado, pode ser usado em casos de envenenamento, para curar a ressaca e ainda pode contribuir para diminuição do colesterol.
Contraindicações do Carvão Vegetal
Apesar de ser extremamente benéfico para a saúde, o carvão vegetal também reserva algumas contraindicações que devem ser levadas em conta por quem for usar. São poucas as contraindicações existentes, mas ainda assim, o carvão vegetal só deve ser usado com acompanhamento e aprovação médica, justamente para garantir que você não sofrerá com nenhuma reação alérgica e que ele é o produto adequado para sua situação.
O consumo dele sempre pode causar algum tipo de reação, ainda que mínima, até porque cada um reage de uma maneira. O consumo de carvão vegetal pode causar alguns efeitos colaterais como diarreia, fezes escurecidas, prisão de ventre e também vômitos. Ele ainda pode causar desidratação devido ao fato de ser muito absorvente por isso a recomendação ao consumi-lo, é também aumentar a ingestão de líquidos.
Quem faz uso de algum medicamento não deve consumir o carvão vegetal, pois ele pode acabar absorvendo as substâncias do medicamento e assim ele não fará efeito. Pessoas que sofrem com casos de úlceras ou de problemas gastrointestinais graves, devem evitar o consumo do carvão vegetal ativado. Se você tiver algum tipo de dúvida em relação a isso, não deixe de conversar com seu médico e obter todas as informações desejadas.
Como usar o Carvão Vegetal
Antes de usar o carvão vegetal, você deve se consultar com um médico. O profissional irá avaliar o seu problema e lhe dar todas as recomendações necessárias, além de lhe informar se o carvão vegetal realmente lhe trará o resultado esperado e se é uma boa opção de tratamento para o que você deseja.
O ideal é que você consuma o carvão vegetal longe do horário das refeições principais, de modo contrário ele também pode absorver os nutrientes dos alimentos e seu organismo ficará sem nenhum. Você deve usar 1 colher de chá de carvão vegetal para 1 copo de água, sendo possível tomar de dois a quatro copos por dia, no entanto, a dose específica irá variar de caso a caso.
Você encontra o carvão vegetal ativado facilmente em farmácias e também em lojas de produtos naturais. Caso você não encontre em sua cidade, pode conseguir por um preço ainda mais acessível pela internet. Sempre é bom ter um pouco de carvão vegetal ativado em casa em caso de algum problema como já mencionamos. Não deixe também de pegar outras recomendações sobre o uso desse composto com seu médico, assim você saberá exatamente como aplica-lo para usufruir de seus benefícios.
Deixe seu Comentário