O biogás é um recurso energético que está ganhando mais importância em nossa sociedade e pode ter um uso muito benéfico para o meio ambiente. Ele é renovável e se origina da decomposição de matéria orgânica. O biogás é composto principalmente de metano e gás carbônico.
Por ser um recurso renovável, está sendo cada vez mais usado em diversas situações para diminuir os prejuízos para o meio ambiente e também para gerar energia renovável. Seus usos estão aumentando e ele traz centenas de benefícios para o meio ambiente, apesar de também possuir algumas desvantagens. A seguir, conheça mais sobre o biogás, veja quais são suas aplicações e muito mais!
Entenda o que é o biogás
O biogás nada mais é do que o gás que é produzido com a decomposição de matéria orgânica por bactérias. Por ano, quase 600 milhões de toneladas de metano são liberados através de biodegradação natural de matéria orgânica. Existem sistemas de recuperação de biogás que realizam diversos processos bioquímicos a fim de decompor diferentes tipos de biomassa e aproveitar o biogás.
Há basicamente três formas de usar a biomassa como fonte de energia: combustão direta, gaseificação e reprodução do processo natural da ação de micro-organismos. Outro exemplo da formação e de uso do biogás é que nos lixões, há centenas de bactérias que acabam se proliferando e, com isso, geram a fermentação e promovem a liberação do biogás. Existem dutos nos aterros sanitários que captam todos esses gases que são liberados.
Esses gases passam por processos de limpeza e também acabam sendo pressurizados e queimados, para que o metano seja transformado em gás carbônico. Esse gás carbônico possui um potencial de aquecimento global 20 vezes menor que os demais.
Processo simplificado de fabricação do biogás
São recolhidas as matérias-primas para fabricação do biogás, que nada mais é do que os gases que são liberados das bactérias. Logo depois ocorre a fermentação anaeróbica, que gera o biogás em formato de gás carbônico. Esse biogás ainda passa por um tratamento para remover poeiras, umidade e qualquer composto de enxofre.
Se o objetivo é obter o Biometano, é realizado um tratamento adicional, onde é removido o gás carbônico. O biometano é usado para gerar biocombustíveis e rede de gás natural. Caso não seja preciso obter o biometano, após o tratamento principal, o biogás pode começar a ser usado em caldeiras, plantas de co-geração e nas estações de eletricidade.
Quais são as aplicações do biogás
Antes de partirmos para todas as aplicações possíveis do biogás, é importante estarmos cientes também da composição química dele. Ele é composto de 60% de metano, podendo chegar a até 80% dependendo do processo. Ele também possui 35% de dióxido de carbono e cerca de 5% de outros gases que pode incluir hidrogênio, nitrogênio, monóxido de carbono, oxigênio e outros.
O biogás possui diversas aplicações como você já conseguiu ter uma noção. Ele é usado principalmente para a geração de energia elétrica, pode ser usado em moto geradores, como forma de gerar o biometano, pode ser um substituto do gás natural e ainda seus resíduos são usados principalmente como fertilizantes. O biogás também é usado em pequenas e médias propriedades rurais para gerar energia térmica a partir de sua queima.
Vantagens do biogás
O biogás possui diversas vantagens que o tornam um gás extremamente recomendado para uso. Para começar, ele se trata de um recurso energético renovável, como já mencionamos. O uso desse gás diminui a necessidade de usar recursos fósseis que acabam prejudicando mais o meio ambiente.
O biogás pode ser usado em veículos e caldeiras, podendo ser usado também em moto geradores que se encontram nos aterros sanitários com o intuito de gerar energia elétrica, enquanto que o calor que sai dos motores é usado nos aterros para evaporar todo o chorume. Atualmente, o biogás até pode ser usado para iluminar e aquecer áreas tanto urbanas quanto rurais, sendo essa uma tecnologia nova, mas que pode ser um grande sucesso.
O metano é um dos gases mais prejudiciais para o aquecimento global e todos os demais gases que acabam sendo liberados nos lixões, são tóxicos e oferecem riscos para a saúde humana. Com a produção de biogás, tudo isso é evitado: há menos prejuízos para o efeito estufa e garante a boa saúde dos moradores ao redor dos lixões. Ele ainda contribui para diminuir o lixo que é gerado.
Desvantagens do biogás
Infelizmente, o biogás também possui algumas desvantagens, mas acredite, elas são poucas. O biogás possui o metano em sua composição e, como falamos, esse é um dos gases mais prejudicais para o meio ambiente. Sendo assim, ainda que possa ser usado a favor do meio ambiente, o biogás ainda polui.
Uma forma de evitar que ele polua é realizar a transformação do metano no biogás em gás carbônico através dos flares. Se ele for transformado em gás carbônico, poderá ser usado de diversas maneiras sem prejudicar o meio ambiente.
Biogás no Brasil
No Brasil ocorre uma grande produção de biogás por meio dos aterros sanitários, sendo que mais da metade da produção ocorre nesses locais. A indústria de alimentos e bebidas também é uma fonte de produção do biogás, mas representa somente 25%, sendo que a suinocultura representa 14% dessa produção e o lodo do esgoto, apenas 6%.
No Brasil esse tipo de tecnologia ainda está evoluindo. Já existe uma geração elétrica a partir de biogás em nosso país e tende a crescer cada vez mais. É importante que conheçamos essas alternativas para beneficiar o meio ambiente e incentivemos cada vez mais nosso país a usufruir desse tipo de produção e geração de energia, afinal os impactos para com o meio ambiente estão cada vez maiores.
A produção e o uso de biogás, em nosso país, tende a crescer cada vez mais e pode ajudar ter mais pessoas interessadas no assunto e que apoiam isso. É preciso que busquemos cada vez mais por alternativas que não prejudiquem o meio ambiente, a fim de tentar diminuir a progressão do efeito estufa e do aquecimento.
Deixe seu Comentário