A arquitetura sustentável é uma prática que vem se tornando comum com o objetivo de diminuir os impactos ambientais causados pela construção civil. O termo e o que ele significa são melhores desenvolvidos no exterior, no entanto, aqui no Brasil já existem muitas pessoas colocando em prática esse tipo de construção e tomando medidas para contribuir com o meio ambiente.
A arquitetura sustentável foi construída a partir das bases da sustentabilidade que foca na preservação ambiental, na valorização social e na viabilidade econômica. Essas iniciativas são capazes de prolongar a vida dos nossos recursos hídricos e também contribuir para um planeta mais saudável para todos e para as gerações futuras.
Conhecer mais sobre a arquitetura sustentável é uma maneira de ficar por dentro do desenvolvimento sustentável do país e pode também contribuir para que essa prática se torne mais comum. A seguir, entenda melhor o que é a arquitetura sustentável, como ela é aplicada, seus princípios e muito mais.
Arquitetura Sustentável
As construções sustentáveis atualmente possuem um objetivo principal que é diminuir os impactos ambientais causados pela construção civil. Para isso, as construções sempre tentam ser financeiramente viáveis e também promover o desenvolvimento social, disponibilizando melhores opções de conforto e tornando os ambientes ainda mais usáveis para os cidadãos.
A arquitetura ecológica já é empregada em nosso país há muitos anos através das ocas indígenas que costumavam ser climatizadas de forma natural e usar materiais da própria região. Devido ao avanço do mundo e também da criação de novas tecnologias, hoje em dia, a arquitetura sustentável deseja se adaptar às necessidades humanas ao usar dos recursos naturais de forma mais sábia e sem excessos, usando materiais ecológicas e algumas técnicas de construção que agridem menos o meio ambiente.
Conheça os princípios da Arquitetura Sustentável
A arquitetura sustentável sempre quer diminuir os impactos ambientais e, portanto, ser ecologicamente correta enquanto promove o desenvolvimento social. Para que uma construção seja considerada sustentável nesse sentido, é preciso que ela siga alguns princípios importantes, os princípios da arquitetura sustentável.
O primeiro princípio da arquitetura sustentável é a análise do entorno e também a parte de integração do projeto a esse espaço, respeitando o espaço urbano e valorizando a cultura local. O segundo princípio é o uso sustentável do terreno, ou seja, a construção não deve realizar nenhuma mudança muito radical no terreno e tentar usar a menor parcela possível para a construção.
O terceiro princípio da arquitetura sustentável é o planejamento integrado e em detalhes: através desses projetos será possível evitar desperdícios e também promover a integração com outros projetos complementares, para assim obter um melhor resultado. O quarto princípio da arquitetura sustentável é a adaptação às condições climáticas com desenho bioclimático. Isso significa que antes da construção, você deve estudar o clima do local para poder criar uma orientação solar e criando o projeto para que ele faça uso da melhor forma possível aos recursos naturais.
O quinto princípio é atender às necessidades do usuário, sendo um projeto que pode ser facilmente adaptável a todas as mudanças de necessidades de uso. O sexto princípio é atender a todas as normas e legislações, enquanto o sétimo princípio consiste no uso racional de energia, visto que o projeto deve possuir estratégias para promover o consumo mínimo de energia.
Outros princípios são: eficiência hídrica, uso racional dos materiais, uso de tecnologias inovadoras, paisagismo sustentável, viabilidade econômica, análise do ciclo de vida da construção, promover a conscientização de todos envolvidos no processo e outros.
Tecnologias da Arquitetura Sustentável
A arquitetura sustentável atualmente pode contar com várias tecnologias bastante úteis e que ajudam a promover a arquitetura ecológica e geralmente estão presentes em quase todas as construções.
Uma das principais tecnologias é a de reaproveitamento da água da chuva, pois ajudam a diminuir o consumo de água em até 60%, podendo ser usados nos vasos sanitários, para irrigar os jardins, lavar os carros e muito mais. Também há uma tecnologia que promove o reuso da água cinza que nada mais é do que a água do banho e que sobra das lavagens de roupas. Esse tipo de água também pode receber um devido tratamento para ser reutilizada para irrigação, lavagem de carros e muito mais.
Outra tecnologia muito popular é a de painéis fotovoltaicos que nada mais são do que placas solares que capturam a energia do sol e transformam em energia elétrica. O Brasil possui um alto potencial produtivo desse tipo de energia e por isso ela vem se tornando cada vez mais comum.
O aquecimento solar também é uma ótima tecnologia pois, ao invés dos painéis, não geram energia, apenas absorvem o calor do sol e transferem-no para um local onde aquecem a água para que ela possa ser usada no banho. Essa tecnologia ajuda a reduzir até 50% do consumo elétrico nas residências.
Como ajudar a promover a Arquitetura Sustentável
Todos nós podemos ajudar a promover a arquitetura sustentável, mesmo que moremos em residências que não foram construídas sobre essa prática. Uma dica muito importante que pode ajudar a promover a arquitetura sustentável é você reutilizar materiais de construção. Geralmente nós descartamos tudo que usamos e que parece não ser mais útil, no entanto, materiais de construção que foram descartados podem sim ser reutilizados em outras construções. Exemplos disso são cerâmicas, madeiras e metais que podem ganhar um novo significado em outros projetos.
Se você for um profissional da área, como um arquiteto, você pode criar projetos que poupem a natureza, usando o menor espaço possível e também preservando sempre a vegetação local, a água e diversos outros recursos. Além disso, seus projetos também podem priorizar a ventilação natural, assim como a luz solar.
Se você não é da área pode começar a mudar o seu pensamento e torna-lo cada vez mais sustentável, para que no futuro possa então modificar também seus hábitos e suas práticas, aderindo a sustentabilidade em sua vida e no seu cotidiano. Promover a arquitetura sustentável pode causar um impacto ambiental positivo e deixar as pessoas mais conscientes de suas ações.
Deixe seu Comentário