Você já ouviu falar em água destilada? Se trata de uma água que é produzida tanto de forma natural quanto artificial e pode ser usada para diversos fins. Esse termo nós costumamos ouvir ainda na escola, mas nem sempre entendemos sobre o que o professor está falando.
É uma água quase pura que possui menos sais do que a água comum da torneira, mas ainda assim possuir uma infinidade de aplicações. Quem se interessa por essa área poderá gostar de descobrir mais sobre a água destilada, ou até mesmo aqueles curiosos em entender do que se trata.
A seguir, você poderá descobrir o que é a água destilada, para que ela serve, se pode ser consumida, quais são suas aplicações e muito mais. Confira!
O que é a água destilada
A água destilada é a água gerada por meio de um processo químico que chamamos de destilação. Esse processo químico ocorre por meio da condensação do vapor de água que, por sua vez, ocorre através da ebulição ou da evaporação da água que não é pura. A água destilada pode ser considerada uma água quase pura, sendo livre de uma grande quantidade de sais minerais.
Essa água destilada é usada principalmente para fins laboratoriais e industriais tanto como reage quanto como solvente. Na natureza, a água destilada surge no formato de chuva, enquanto que em laboratórios, pode ser produzida através da combustão do gás hidrogênio.
Uma água, para ser 100% pura, deve ter um pH neutro de mais ou menos 7. Para você ter uma noção, nem mesmo a água da chuva consegue ser totalmente pura, pois possui um pH menor que do que 7. Por isso, a água destilada também não é totalmente pura, não sendo possível informar a sua pureza total.
É possível beber a água destilada?
Por conter uma baixa quantidade de sais minerais, não é indicado o consumo de água destilada. Por essa mesma razão, ao consumir a água destilada, ela pode até diluir os próprios sais do nosso organismo. No entanto, por outro lado, possuindo uma alimentação mais controlada, o consumo de água destilada pode ajudar a prevenir o risco de cálculo renal.
Já se for consumida sem nenhum tipo de controle, a água destilada pode provocar diarreia e causar a ausência de sais minerais no corpo. A longo prazo, o consumo de água destilada pode ser ainda mais prejudicial para a saúde. O consumo da água destilada pode diminuir o pH do corpo saudável, aumentando, portanto, sua acidez. A absorção de água pelo organismo também é mais difícil, pois a água destilada possui moléculas maiores e o seu processo de absorção tende a ser mais lento.
A destilação provocada por esse tipo de água não somente leva embora substâncias tóxicas, como também minerais que são importantes para o corpo como é o caso de ferro, magnésio e outros. Isso pode prejudicar a saúde dos ossos e ainda o desempenho muscular.
Entenda para que serve a água destilada
A água destilada pode ser usada para diferentes fins. Pode ser útil para evitar que calcário se acumule em bactérias, nos radiadores e também nos reservatórios de limpa-vidros de automóveis. Além disso, há um uso bem comum que é o de pulverizar plantas. A água destilada pode ainda ser aplicada no ferro de passar roupa a vapor.
Cada vez mais há formas de usar a água destilada no dia a dia, por isso pode ser uma excelente ideia saber como preparar sua própria água destilada.
Veja como fazer água destilada em casa
Você sabia que é possível preparar a água destilada em casa? Tudo que você precisa é ter em mãos os ingredientes e materiais adequados. Preparando a sua própria água destilada, você pode usá-la para diversos fins, mas fique atento para armazená-la da forma correta e longe do alcance das crianças.
Comece pegando uma panela grande. Você deve encher de água até a metade e depois inserir uma tigela de vidro no seu interior, deixando-a boiar. Em seguida, ligue o fogo e fique de olho para garantir que a água que está sendo evaporada, está indo para dentro da tigela. Você pode abaixar o fogo caso comece a ferver.
Você também poderá condensar a água para acelerar o processo. Para isso, você só precisa virar a tampa da panela para baixo e colocar gelo no côncavo que se encontra virado para cima. Em seguida, deixe ferver até que o recipiente de vidro tenha a quantidade de água desejada. Na hora de armazenar, você deve tampar a tigela de vidro para evitar que pegue qualquer mosquito.
Outra forma de obter água destilada é capturando água da chuva. Para isso, você deve precisar de um recipiente bem grande e limpo para deixar na rua quando chover. Novamente, sempre quando for guardar a água, lembre-se de fechar muito bem as embalagens.
Qual é a melhor água para consumir?
Se você quer conseguir a melhor água, escolha aquela que possua um pH maior do que 7. Somente a água filtrada ou mineralizada é que possui essa característica, sendo o melhor tipo para consumir. O ideal é adquirir água mineral comercializada por meio de garrafas de vidro, pois são mais sustentáveis. Evite consumir a água destilada, só faça isso se for por recomendação médica. Use a água destilada somente nas situações já mencionadas.
São poucas as pessoas que fabricam sua própria água destilada, mas isso pode ser uma excelente opção caso você esteja precisando aplica-la em alguma das funções já mencionadas. Em alguns locais também é possível encontrar a água destilada sendo comercializada em supermercados e outros estabelecimentos.
O consumo de água destilada não é recomendado também porque ela pode acabar dificultando a absorção dos nutrientes pelo nosso organismo e, dessa forma, sem os nutrientes que precisamos, podemos sofrer com muitos efeitos colaterais e prejuízos, sendo a anemia somente um deles. Nem todos conhecem a água destilada, mas ela é muito usada em diversas situações até mesmo na indústria. Conhecê-la pode ser muito útil em determinadas situações do seu dia a dia.
Deixe seu Comentário