Preservar o meio ambiente é uma das atitudes mais necessárias para o momento atual em que vivemos. Empresas e pessoas atualmente que estão engajadas em questões relacionadas a sustentabilidade, costumam ser muito bem aceitas pelos consumidores de uma maneira geral. A seguir você vai conhecer tudo sobre o turismo sustentável e como através dele é possível colaborar para um mundo melhor.
É muito importante que todos criem essa consciência de sustentabilidade, para que dessa forma, o mundo se torne muito melhor. E essa onde não se torne apenas uma tendência passageira.
A Organização das Nações Unidas, ou ONU, como é conhecida, considerou o ano de 2017 como o ano do turismo sustentável. Atualmente é a Organização Mundial do Turismo ou OMT que lembra da importância desse tema para as pessoas do ramo ou não.
A importância do turismo para a economia do Brasil é inquestionável. Estima-se que ele movimente cerca de 10% do PIB. Isso significa que o turismo passou a ser um dos setores que mais resiste as mudanças ou crises presentes na economia.
As questões relacionadas ao turismo sustentável estão ligadas também a atos simples como a troca das toalhas diariamente nos hotéis, embarque no avião dentro dos aeroportos e compra de produtos com materiais que possam vir a ser de origem animal.
A seguir você vai conhecer algumas dicas fundamentais para praticar a sustentabilidade nas suas viagens.
Conheça o que é o turismo sustentável
Com tantas facilidades e ferramentas, hoje em dia ficou muito mais fácil viajar pelo mundo. Por outro lado, os impactos negativos da presença de turistas em algumas partes preservadas do planeta, são bem consideráveis.
Atualmente, o setor de turismo e viagens movimenta cerca de aproximadamente 10% da economia mundial. A perspectiva do setor é que essa marca chegue a 1,8 milhões até o ano de 2030.
Os benefícios e prejuízos só serão sentidos de acordo com o turismo que será praticado em cada região.
O turismo sustentável pode ser definido como a prática de turismo que atende de maneira simultânea, todas as necessidades dos turistas e das comunidades que os recebem. O objetivo é a ampliação futura de novas oportunidades.
A promoção do turismo sustentável se dá principalmente quando todos os recursos utilizados nas atividades turísticas são gerenciados adequadamente. Ou seja, que todas as necessidades sejam atendidas no âmbito econômico, social e ambiental. Sem que haja o desprezo a manutenção de todos os processos ecológicos e biológicos responsáveis pela existência e manutenção da vida.
Por que o turismo sustentável é importante para o meio ambiente?
Se por um lado esse turismo predatório contribui para que os recursos naturais sejam completamente esgotados, causando consequentemente o desequilíbrio na sociedade e a descaracterização da cultura, o turismo sustentável vem em outra direção.
Os pilares que compõem um turismo mais sustentável são os mesmos que compõem o desenvolvimento sustentável. Esses pilares são justiça social, eficiência econômica e prudência ecológica. Além de tudo isso, esse tipo de turismo sustenta e fortalece uma atividade turística de longo prazo. Isso permite a preservação da cultura e do ambiente, gerando dessa maneira alguns benefícios permanentes para a sociedade de uma maneira geral.
Conheça mais sobre os 3 pilares que dão força ao turismo sustentável
Existem 3 pilares que são fundamentais para compreendermos o conceito e a importância do turismo sustentável. São eles:
- Pilar ambiental: promove a conservação da natureza no local onde estiver alojado;
- Pilar social: promove a valorização de todos os projetos de cultura local;
- Pilar econômico: oferece apoio a todos os negócios da localidade.
O mais difundido e praticado atualmente é o pilar ambiental. Isso acontece por conta do grande interesse que os turistas ainda tem por locais não tão conhecidos, além das questões de preservação ambiental. Algumas regiões e cidades estão tomando medidas de adequação em relação a essas questões de preservação ambiental.
Essas ações inclusive já podem ser vistas quando se proíbe a utilização de plásticos em algumas localidades turísticas.
4 dicas para praticar o turismo sustentável
1 – Viaje para locais menos populosos
Uma das ações que você pode praticar para contribuir com o turismo sustentável é a de viajar para locais mais vazios, ou seja, menos conhecidos do grande público.
Quando as cidades conseguem absorver a quantidade de turistas, sem que se formem multidões, sem dúvidas é um excelente caminho.
Agora se a sua escolha foi um lugar mais procurado e buscado pelos turistas, experimente se hospedar nas regiões vizinhas, onde a procura seja bem menor e com menos lotação.
2 – Consuma os produtos e utilize os serviços da região
Uma das maneiras de você estimular adequadamente a economia local é consumir os produtos e serviços das pessoas que são nativas da região.
Agora se quiser utilizar e frequentar algum comércio cuja rede seja internacional, verifique se existe algum gerenciamento de utilização de insumos da região. Caso tudo seja importado, experimente trocar.
3 – Alugue a sua mala
Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas o aluguel de malas está se tornando muito comum. Existem inclusive diversas empresas oferecendo esse tipo de serviço. Então, a pergunta é, será que você precisa de bagagem para viajar?
Com a crescente prática da economia compartilhada, consumir de maneira adequada acabou se tornando uma obrigação de qualquer pessoa que se preocupa com o meio ambiente.
De acordo com pesquisas do setor, uma mala de viagem permanece sem utilização por praticamente 90% do tempo. Isso significa que fica ocupando espaço no guarda-roupa à toa, além de ser um desperdício de matéria prima e recursos bem significativo.
Pensando nesse desperdício, empresas estão dando um rumo para esses produtos. As pessoas podem alugar suas malas e se tornarem muito mais sustentáveis e conscientes.
4 – Cuide do seu lixo corretamente
Os atos irresponsáveis de turistas sem educação é o de acumular toneladas de detritos em áreas verdes, reservas e cidades. Esse tipo de atitude contribui para um agravamento do quadro de poluição e desequilíbrio natural.
Sendo assim, se o seu interesse é praticar e vivenciar um turismo sustentável, comece a tomar conta do seu lixo. Quando necessário, encaminhe-o para os pontos de reciclagem. Outra dica é: não colete as conchinhas do mar, não arranque plantas e flores. Essas atitudes interferem o ecossistema da região.
Deixe seu Comentário