Consumo Consciente

Móveis sustentáveis são importantes e agregam valor ao projeto

Móveis sustentáveis

Cada vez mais, é notável o despertar de consciência em relação ao consumo sustentável. O ser humano está se dando conta de que os assuntos que envolvem a preservação do meio ambiente são necessários para a preservação da espécie. Os móveis sustentáveis entram nessas opções de escolhas conscientes. Saiba mais a seguir sobre a composição da maioria deles e como você pode começar a substituir os móveis da sua casa.

Infelizmente as ações devastadoras do homem na natureza impactam de forma negativa na sobrevivência humana. Se conscientizar e praticar atitudes de sustentabilidade são excelentes para que o meio ambiente possa se recuperar de maneira mais rápida. Ter uma casa planejada, por exemplo, com ações mais sustentáveis é uma excelente ideia.

Hoje em dia com a tecnologia e principalmente com a criatividade é possível criar praticamente tudo de maneira sustentável. Um exemplo disso são os móveis sustentáveis que podem ser produzidos com diferentes materiais disponíveis na natureza. A seguir, conheça mais sobre esses tipos de móveis e os benefícios que ele traz para o meio ambiente.

Entenda o que são móveis sustentáveis

Podemos definir móveis sustentáveis como todos àqueles que foram produzidos sem prejudicar o meio ambiente. Ou seja, que tenha causado o menor impacto possível. Hoje em dia, é totalmente possível viver em uma casa planejada de maneira sustentável.

Existem diversos projetos arquitetônicos que promovem um aproveitamento significativo de toda a área construída. Dessa maneira, é possível reaproveitar melhor todos os recursos naturais disponíveis. Aproveitamento de luz natural e água da chuva, por exemplo, dão um algo a mais nessas casas planejadas.

Atualmente, as pessoas estão mais conscientes em querer adquirir móveis sustentáveis, promovendo dessa maneira uma convivência muito mais equilibrada e harmoniosa. Além disso, esses móveis conseguem cumprir uma finalidade estética e altamente funcional.

Ao adquirir um móvel sustentável, algumas questões são importantes como o certificado das matérias primas utilizadas na fabricação e como é feito o descarte do lixo na sua fabricação.

Poder reaproveitar objetos que tinham como único destino, o lixo, é muito bom para o meio ambiente. Com uma boa reforma e com um design diferenciado, esses objetos ganham novas funções e podem ser utilizados para decorar qualquer tipo de ambiente.

Os móveis sustentáveis são fabricados com materiais que não causam tanto impacto assim no meio ambiente. Alguns materiais utilizados são:

  • Materiais que foram provenientes e extraídos de outras fontes renováveis;
  • Material utilizado da região, diminuindo os gastos com transporte;
  • Utilização mínima de produtos químicos capazes de poluir o meio ambiente e a natureza.

Por que escolher móveis sustentáveis?

Como vimos acima, os móveis sustentáveis causam menos danos ao ambiente, tornando-o muito mais seguro. A escolha do móvel é muito importante, por isso, fique atento na quantidade dos químicos utilizados. Quanto mais próximo do mínimo, melhor, pois dessa maneira você terá menos poluentes presentes no ar da sua casa.

As pessoas desconhecem, mas os móveis da sua casa podem liberar COVs, gases capazes de causar asma, alergias e enxaquecas. As crianças sempre são as mais afetadas, pois passam a maior parte do tempo em ambientes fechados.

Móveis sustentáveis

Questões que devem ser observadas antes da aquisição de móveis sustentáveis

Existem alguns questionamentos que devem ser feitos quando você for adquirir móveis sustentáveis. A seguir listamos alguns exemplos importantes, confira:

  • As peças são provenientes de outro país? Verifique a procedência das peças e quais práticas de construção foram adotadas, dê preferência para as ecológicas;
  • Confira a durabilidade das peças que você adquiriu. Móveis muito baratos podem não durar tanto tempo assim e consequentemente, logo acabam em aterros;
  • Verifique os materiais e produtos químicos utilizados na fabricação das madeiras, molduras principalmente costumam conter formaldeído;
  • Tintas que não receberam acabamento a base de água, provavelmente possuem um alto valor de VOCs nocivos à saúde;
  • Embora as madeiras mais exóticas, impressionem bastante, alguns materiais são bem melhores quando falamos dos móveis sustentáveis. Pedra, bambu e porcelana geralmente são mais duráveis que a madeira e o acabamento que recebem não são tão prejudiciais assim, afetando bem menos as florestas de uma maneira geral.

Tipos de fabricação de móveis sustentáveis

Se importar com os impactos ambientais é cada vez mais comum nas empresas que produzem móveis sustentáveis.

E as pessoas de uma maneira geral estão se importando cada vez mais em ter móveis que não tenham sido produzidos com devastações da natureza.

Confira alguns tipos de móveis produzidos de maneira consciente e engajado nas questões de sustentabilidade do planeta.

1 – Móveis planejados com materiais como MDP ou MDF

O MDP (partículas de densidade média) e MDF (fibras de densidade média) são muito utilizados na fabricação de móveis sustentáveis. Normalmente são com madeiras de reflorestamento que esses materiais são produzidos, evitando que sejam extraídas de maneira ilegal.

Os móveis fabricados em madeira MDF dão uma qualidade superior ao produto.

2 – Móveis produzidos com o Sistema de exaustão

O sistema de exaustão é aplicado na peça, minimizando ao máximo possíveis impactos ao meio ambiente.

Esse sistema purifica o ar e evita a poluição da atmosfera dentro ou fora dos ambientes. Os trabalhadores ficam protegidos, assim como a comunidade ao redor da fábrica.

3 – Móveis produzidos com resíduos ecológicos

Para esses móveis, utilizar tecnologia de ponta é fundamental para garantir uma produção com o aproveitamento máximo de matéria-prima. A reciclagem nesses casos é uma das alternativas para a produção dessas peças.

Qual a importância das práticas ecológicas para o meio ambiente?

As empresas de uma maneira geral, deve investir na conscientização dos seus funcionários em relação à coleta seletiva dentro dos setores administrativos. Seguir a legislação corretamente também deve ser uma das práticas mais importantes a seguir, sem nem pensar em burla-la.

Quando essas medidas protetivas são aplicadas na fabricação dos móveis sustentáveis, sem dúvidas a sua durabilidade é bem maior. Dessa maneira, o consumidor terá um custo benefício bem agradável para os seus rendimentos.

Além dos hábitos sustentáveis saudáveis que podem ser incorporados na nossa rotina, adquirir produtos com essa mesma temática também acaba se tornando fundamental para ajudar na preservação do meio ambiente. Dessa maneira, priorize as marcas que fabricam e produzem móveis sustentáveis e ajude o meio ambiente a não ser agredido.

Deixe seu Comentário