Curiosidades

Diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável

Diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável

Com certeza você já ouviu falar em desenvolvimento sustentável ou até mesmo em sustentabilidade. Se tratam de dois termos muito usados para falar sobre iniciativas que visam diminuir os impactos da indústria para o meio ambiente e o ecossistema, se referem também a alguns produtos e até mesmo a empresas que já foram criadas totalmente dentro desses padrões.

É importante que a população se interesse em conhecer os termos e seus significados, mas também se interessem em fazer parte do movimento para diminuir ainda mais os prejuízos causados pela ação humana ao meio ambiente. O primeiro passo para se conscientizar e fazer parte do desenvolvimento sustentável, é entender o que ele significa. Veja a seguir a diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Entenda o que é o desenvolvimento sustentável

De modo muito prático e geral, desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das próximas gerações, para que elas possam também satisfazer suas necessidades. No entanto, devemos ir mais a fundo para entender mesmo o que é o desenvolvimento sustentável.

O termo sustentável se refere a algo realizado de forma econômica, como a agricultura sustentável. Essas atividades sustentáveis geralmente são desenvolvidas para aumentar a magnitude de sua realização ao mesmo tempo que protege o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável, para ser assim considerado, depende de três fatores e ainda de vários outros aspectos.

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

O primeiro fator que o desenvolvimento sustentável deve levar em conta é o alto valor aos recursos naturais, valorizando a biodiversidade que o meio ambiente nos promove. Há também o fator onde as pessoas devem discutir sobre as novas tecnologias e que isso gere mais trabalho, aumentando a produção de alimentos e aperfeiçoando os recursos naturais.

Por último, há o fator de justiça e igualdade que deve ser promovido entre a comunidade para promover uma sociedade melhor. Esses três fatores são a base do desenvolvimento sustentável e devem ser seguidos por todas as empresas que se denominam amigas do meio ambiente.

Aspectos do desenvolvimento sustentável

Além dos três fatores principais do desenvolvimento sustentável, há ainda outros seis aspectos que o desenvolvimento sustentável deve levar em conta em suas atividades e ações. Confira quais são esses aspectos a seguir:

  • Ter enfoque participativo;
  • Dar ênfase para a interdependência entre o desenvolvimento e a conservação de recursos;
  • Defender uma estreita relação entre pesquisa e política;
  • Incorporar externalidade ambientais, seja no espaço, tempo ou de uma população para outra;
  • Possuir um horizonte de longo tempo;
  • Promover a natureza multidimensional do conceito para conciliar os interesses governamentais e instituições acadêmicas.

As empresas e todos os interessados no desenvolvimento sustentável, precisam seguir os fatores e esses aspectos, em suas ações e também na sua política de funcionamento.

Veja o que é a sustentabilidade

Sustentabilidade, de modo prático, é a capacidade de algo de se sustentar ou se manter. Através do desenvolvimento sustentável, a sustentabilidade é promovida. A sustentabilidade está presente em todos os planos do desenvolvimento sustentável, de duas formas principais: sustentabilidade tecnológica e sustentabilidade ecológica.

Esses dois termos possuem características específicas e conhece-las, permite a você entender melhor como a sustentabilidade funciona e é colocada em prática.

Sustentabilidade Tecnológica

Na sustentabilidade tecnológica, a tecnologia é usada com o intuito de expandir as atividades econômicas, se possível solucionando também a escassez dos recursos e compensado os danos ambientais.

A inovação tecnológica é levada em conta juntamente de um sistema que revela o custo de uso e a disponibilização dos recursos naturais. Geralmente esses planos são desenvolvidos também devido ao aumento da população e devido à necessidade de mais trabalho e de melhorar a qualidade de vida da população. Muitas pessoas veem esse tipo de sustentabilidade como fraca.

Sustentabilidade Ecológica

A sustentabilidade ecológica é a mais conhecida. Consiste em planos baseados nos avanços do conhecimento ecológico e também de proteção ambiental. Esse tipo de sustentabilidade conta com níveis estáveis de crescimento populacional e usa recursos naturais para que todas as atividades humanas fiquem dentro dos limites do meio ambiente. Através desse modelo de sustentabilidade, são os sistemas naturais que determinam como será o desenvolvimento econômico.

Toda a sustentabilidade é promovida pelo desenvolvimento sustentável, sendo determinada por condições sociais e econômicas. O foco é evitar a perda da integridade do meio ambiente. Com isso podemos concluir que a sustentabilidade depende da capacidade do meio ambiente de regenerar todos os seus recursos naturais.

É possível ser mais sustentável no dia a dia?

Ter uma vida mais sustentável é possível e pode ajudar a contribuir para o desenvolvimento sustentável e também fazer com que mais pessoas conheçam esse movimento. Você pode começar a ser mais sustentável a qualquer momento, basta querer. Não é necessário fazer grandes mudanças, você pode começar aos poucos e ir mudando alguns hábitos.

Há diversas formas para ser mais sustentável. Você pode também escolher uma determinada área de sua vida para investir em práticas mais sustentáveis. Veja algumas dicas a seguir.

Como ser mais sustentável

A sustentabilidade está presente em várias áreas e isso facilita muito para quem não pode adotar uma vida totalmente ecológica. Uma ideia para ser mais sustentável é ter a sua própria horta com alguns temperos. Você pode pegar alguns vasinhos e plantar o que quiser, deixando na sacada de casa ou até mesmo criando uma horta comunitária. O ato de plantar o que você irá consumir diminui o uso de recursos naturais, mesmo que em pequenas quantidades.

Outra prática para ser mais sustentável é o chamado ‘slow fashion’, ou seja, ter outros hábitos de consumo em relação às roupas e acessórios. Ao contrário do fast fashion, esse tipo de hábito prioriza usar a roupa ao máximo e também comprar em brechós, reutilizar a roupa, ao invés de fazer compras sempre que precisar de algo novo. Deixar de usar o carro e dar preferência para o transporte público ou ainda para andar a pé ou de bicicleta também é uma prática mais sustentável que contribui para o meio ambiente como um todo.

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

Deixe seu Comentário