Consumo Consciente

Reuso da água: vantagens e tipos

Reuso da água

A água é um recurso natural muito importante que influencia no nosso ecossistema de diferentes maneiras e contribui para a vida de muitos seres vivos, tanto de nós humanos quanto dos animais. Infelizmente, não é um recurso inesgotável, e como a população vem gastando cada vez mais, estamos nos aproximando de momentos críticos, que exigem algumas medidas para tentar economizar a água.

O reuso da água, por exemplo, é uma prática que está se tornando mais conhecida e sendo colocada em prática até mesmo por algumas empresas. Com o aumento da população e também de atividades rurais e industriais, a água vem sendo cada vez mais usada e necessitada. Para garantir que nos próximos anos, continuemos tendo água suficiente para a vida na Terra, é preciso que todos se juntem para ajudar a economizar esse recurso natural tão importante.

A seguir, falaremos mais sobre o reuso da água, como isso acontece, quais são os tipos de reuso e mais informações. Confira!

Reuso da água para a sociedade

O reuso da água é uma técnica muito recomendada no mundo inteiro para que consigamos economizar esse recurso natural cada vez mais, garantindo assim que as gerações futuras também consigam aproveitar ao máximo de seus benefícios. O reuso da água pode ser realizado com água residuária ou água de qualidade inferior, que pode ser tratada ou não. Esse reuso ainda pode ser indireto planejado, indireto não planejado e direto planejado.

É importante buscar conhecer mais sobre o reuso da água e como ele funciona propriamente, para que seja possível colocar a técnica em prática da melhor forma possível, garantindo que seja possível usar novamente a água e assim favorecer a sua economia. Apesar de ser mais popular entre empresas, você também pode promover o reuso de água na sua casa, basta seguir todas as instruções.

Tipos de reuso da água

O reuso da água pode receber algumas definições diferentes e é importante conhecer todas elas e entender do que se tratam. O uso indireto planejado, por exemplo, são quando os efluentes, após receberem o devido tratamento, são descarregados nos corpos de água superficiais ou subterrâneas para que possam ser usados de forma controlada. Isso é feito de forma planejada.

Já o reuso indireto não planejado, é quando a água que se usa em alguma atividade é apenas descarregada no meio ambiente e usada novamente em sua forma diluída, de forma que não é controlada. Há também o reuso direto planejado, que consiste quando a água é enviada diretamente ao local de utilização, quando não ocorre nenhuma diluição ou lançamento em corpos hídricos como no primeiro caso.

Além desses tipos, os efluentes podem ser usados para meios potáveis e não potáveis. Há o reuso potável direto que é quando o esgoto recuperado recebe um tratamento avançado e é reutilizado no sistema de água potável. O reuso potável indireto é quando o esgoto, após receber o tratamento, é enviado para as águas superficiais ou subterrâneas para a realização da diluição e purificação natural, para que no fim possa ser usado como água potável novamente.

Há também o reuso não potável que pode ser usado para diferentes fins e meios, visto que não exige um tratamento muito avançado. O reuso não potável é aplicado na irrigação de plantas alimentícias e dessendetação de animais. Na indústria, pode ser usado em caldeiras, na refrigeração e também durante alguns processos. Essa água não potável ainda pode ser usada para irrigação de campos de esportes, parques, para encher lagos ornamentais, regar jardins, descarga sanitária, produção de peixes e plantas aquáticas e muito mais.

O mais comum nos dias atuais é vermos o reuso de água não potável, pois exige poucos recursos, enquanto o reuso de água potável é mais caro e leva mais tempo.

Reuso da água e problemas de saúde

O reuso da água é uma prática que pode ajudar o planeta, mas ainda assim é preciso tomar certos cuidados, pois de acordo com alguns especialistas, ela também pode trazer alguns riscos para nossa saúde. É indicado que o reuso da água para consumo humano seja feito somente por especialistas e que sempre haja o monitoramento de alguns químicos que podem continuar na água mesmo após ela receber o devido tratamento. Tais químicos podem prejudicar o nosso sistema endócrino, mas ainda não há nenhuma prova concreta disso.

O processo de filtragem da água de reuso pode ser incapaz de filtrar determinadas substâncias e ainda assim se trata de um processo muito caro. Por isso, o mais indicado atualmente é o reuso de água não potável que pode ser aplicada das formas mencionadas anteriormente.

Como aproveitar águas de chuva

A água de chuva pode ser reaproveitada para diversos fins e ser uma opção para quem deseja diminuir o uso de água potável. No entanto, atualmente, ela é considerada como esgoto, afinal pode passar por telhados, pisos e bocas de lobo. Ainda assim, é possível desenvolver algum tipo de sistema que recolha a água da chuva sem ela passar por esses locais e você pode usá-la no seu dia a dia para lavar o carro, dar descarga, regar as plantas e outros fins.

Uma pesquisa já mostrou que a água de chuva, após alguns minutos, já possui características da água destilada, a mesma que pode ser encontrada em alguns reservatórios fechados. Para ser usada por humanos, o indicado é que a água receba filtração e cloração, duas etapas que podem ser realizadas em um processo muito simples e fácil. O mais indicado é que ao recolher a água de chuva, ela seja usada no ambiente rural ou industrial, pois seu uso pode ser muito bom.

O reuso da água ainda é uma prática inviável em algumas situações, mas se cada um fizer a sua parte e tentar economizar um pouquinho durante a sua rotina, já estaremos fazendo a diferença e contribuindo para economizar esse recurso natural que é tão importante. No futuro talvez surja novas maneiras de conseguir reaproveitar a água de modo mais simples e sem tantos custos.

Deixe seu Comentário