A população do sul e sudeste do país não tem dimensão do quanto é importante acumular água da chuva. Nas regiões norte e nordeste do país, tem estados que ficam meses sem uma gotinha de chuva caída do céu. Por causa disso é cada vez mais frequente, milhares de pessoas procurarem saber como tratar água da chuva corretamente. Além da economia na sua conta de consumo de água, você acaba ajudando o planeta.
Especialistas afirmam que o consumo da água de chuva não faz bem para a saúde, pois ela não é uma água potável. A recomendação é que ela seja usada apenas para a limpeza. A maioria das pessoas não sabem disso e desperdiçam esse bem que a natureza nos dá de graça.
Pode tomar a água da chuva?
Um número cada vez maior de pessoas quer saber mais sobre como tratar água da chuva. Seja por conta da economia que vão ter na conta ou pela ajuda que vão dar ao planeta, o importante é saber a maneira correta de estocar esse tipo de água. E principalmente para qual finalidade que ela poderá ser usada.
É importante saber que essa água que cai do céu e que provavelmente você já se molhou inúmeras vezes não é igual a àquela água que escorre do seu telhado. Essa última vem acompanhada de inúmeras impurezas como insetos mortos, resíduos de poeira de construção, fezes de pássaros, poeiras de poluição, entre outras.
Nem essa água que cai diretamente do céu, nem a água que você acumulou são potáveis para o consumo humano.
Conheça as principais diferenças entre a água tratada e a potável
Se a água é submetida a qualquer tipo de processo, então podemos considerar que ela foi uma água que sofreu tratamento. As cisternas que são utilizadas para reaproveitar as águas da chuva, possuem uma espécie de filtro que retira todas as impurezas da água.
Essas impurezas são folhas, insetos, galhos entre outros. Graças ao turbilhonamento que essas cisternas possuem, ocorre uma decantação de diversas partículas menores. Essa água então que foi tratada pode ser usada para diferentes finalidades, como limpezas de chão, lavagens diversas, regas de plantas.
É importante deixar claro que ela não está em hipótese alguma, liberada para uso em banhos, lavagens de roupas, utensílios domésticos e muito menos para preparar alimentos.
Apenas a água potável pode ser usada para isso, é justamente nessas diferenças que as pessoas acabam se equivocando e usando a água imprópria.
De acordo com o Ministério da Saúde, a água considerada potável é aquela que está adequadamente dentro nos parâmetros químicos, físicos, radioativos e microbiológicos aceitáveis para a saúde.
A saúde de uma pessoa fica completamente em risco se o consumo de água tratada for feito. A água tratada pode transmitir a você diferentes tipos de doenças como a leptospirose por exemplo. Doença gravíssima que pode levar uma pessoa a óbito.
Saber como tratar água da chuva de maneira correta possibilita que ela se transforme em potável.
No arquipélago de Fernando de Noronha, localizado em Pernambuco, a água utilizada é a de chuva. Ela serve para abastecer tranquilamente todos os moradores da região.
Recentemente foi dado outro passo em direção ao progresso. Vem acontecendo cada vez mais, a dessalinização da água do mar. Diversos Engenheiros Sanitários responsáveis, acompanham todo o processo de tratamento dessa água da chuva na Estação de Tratamento de Água, o famoso ETA.
Como você pode aproveitar essa água da chuva?
O aproveitamento da água da chuva pode ser feito tanto por pessoas comuns em suas casas mesmo, como por empresas. Essas geralmente possuem um sistema de captação mais elaborado e avançado.
Em casa não tem muito segredo para captar esse tipo de água, basta ter alguns baldes posicionados estrategicamente e pronto.
Saber como tratar água da chuva possibilita a sua utilização em diferentes processos de limpezas domésticas. As plantas podem ser regadas tranquilamente, pois essa água não é em hipótese nenhuma prejudicial. Os melhores horários para fazer essa rega é no período diurno ou noturno, que é quando a água é absorvida pela planta.
Higiene doméstica
Essa água da chuva acumulada pode ser usada na limpeza da casa em geral, na lavagem do carro, da calçada, entre outras limpezas.
De acordo com especialistas no assunto, o desperdício de se lavar uma calçada pode chegar a 279 litros e isso com apenas 15 minutos de uso. Por exemplo, utilizar um balde de chuva para fazer essa tarefa é garantia de economia na conta principalmente. Pois, essa água da chuva com certeza iria ser desperdiçada, caso você não a acumulasse. Você então, utiliza um recurso, dado de graça pela natureza.
Benefícios do acúmulo e aproveitamento de água das chuvas
Em algumas regiões do país, a seca é tão grande que aprender como tratar água da chuva é quase que uma obrigação. Isso acontece por conta da insalubridade que as águas nessas regiões possuem.
Nessas regiões existem cisternas que possuem a função de fazer o acúmulo dessas águas. Os processos de tratamento são bem simples, apenas uma filtração e em seguida uma cloração dessa água.
Como tratar água da chuva para fins domésticos?
No tratamento caseiro dessa água da chuva existem algumas etapas importantes, são elas:
- Filtragem;
- Desinfecção;
- Fluoretação;
O principal objetivo da etapa de filtragem dessa água é garantir que as suas propriedades organolépticas sejam perceptíveis pelos seres humanos. Essas propriedades são o cheiro, cor, brilho e sabor. Depois de todos esses estágios ela já está pronta para o consumo.
Saber como tratar água da chuva exige que você saiba de todos esses processos importantes e fundamentais.
A etapa da desinfecção é considerada a mais sensível e de preferência ser avaliada por algum profissional devidamente capacitado, que indicará o que ainda deve ser feito nessa limpeza. Para essa etapa, os processos residenciais que podem ser feitos incluem, uso de ozônio, cloração e desinfecção por ultravioleta.
Nem sempre o que se diz sobre o clorar da água é verdadeiro. Esse processo de acrescentar água sanitária na água, esperar um pouco e depois fervê-la, evita que se contraia doenças. Mas esse procedimento deve ser feito apenas em casos extremos, de acidentes ambientais, onde o fornecimento de água seja prejudicado.
Saber como tratar água da chuva para uso em lavagens domésticas é excelente. Todos os cidadãos deveriam saber fazer isso, pois o consumo cairia absurdamente.
Deixe seu Comentário