A degradação do solo é um problema muito grave e que pode afetar a qualidade de vida de centenas de pessoas. Está presente em várias regiões brasileiras e pode ser causado por diferentes motivos.
Existem também diferentes tipos de degradação do solo e essa degradação pode ter características específicas. Esse problema pode afetar diretamente o meio ambiente, a natureza e a nossa vida, por isso é essencial que saibamos como evita-lo, como cuidar do problema caso ele surja e diversos outros detalhes.
Poucas pessoas buscam saber sobre esse tipo de assunto, geralmente somente aquelas que realmente possuem interesse em atuar na área. No entanto, como é um problema que pode prejudicar a vida de todos nós, nada mais justo do que mais pessoas terem todos os detalhes possíveis sobre a degradação do solo.
A seguir, falamos mais sobre e explicamos tudo para que você consiga lutar contra e contribuir para o meio ambiente. Confira!
O que é a degradação do solo
O solo é um elemento natural essencial para o planeta e para nós seres vivos, fazendo parte de todos os ecossistemas e dos ciclos naturais. O solo atua como um espaço para armazenar água e nutrientes, atuando também como um suporte para todo o sistema agrícola.
Inúmeras espécies precisam do solo para viver e, por isso, é preciso evitarmos ao máximo a degradação do solo. O solo não é um recurso ilimitado, portanto, quanto mais prejudicado ele ficará, menos solo bom terá disponível para todo o meio ambiente e a natureza.
A degradação do solo ocorre quando o solo é destruído ou prejudicado de alguma forma. Quando o solo ocorre com uma degradação, ele perde toda sua capacidade de produção e nem mesmo o uso de adubos poderá recuperá-lo.
A degradação e destruição do solo pode ter diversas causas químicas, físicas e também biológicas. No entanto, há alguns fatores que são os principais responsáveis pela degradação do solo, como a ação do ser humano no meio ambiente.
Com os desmatamentos que vêm acontecendo, o solo tende a ficar ainda mais degradado, pois ele precisa de vegetação para se manter bom, pois a vegetação realiza a proteção do solo, além de entregar a ele uma série de nutrientes.
Causas da degradação do solo
A degradação do solo pode ser causada por vários fatores como você viu, apesar da ação do ser humano ser um dos principais fatores que influenciam nesse problema.
Os fenômenos responsáveis pela degradação do solo podem acontecer de forma natural ou não. Para entender melhor, confira as principais causas da degradação do solo a seguir!
1. Salinização
A salinização é uma das causas da degradação do solo. É um fenômeno que pode acontecer de forma natural, mas pode ser intensificado por ações humanas, quando são usadas práticas incorretas na agricultura, por exemplo. Ocorre quando há um acúmulo de sais minerais no solo, que pode vir de água de chuvas ou aquelas que são usadas para irrigação.
Acontece de forma natural pois a própria água possui uma determinada quantidade de sais minerais e eles até são muito importantes para o solo. No entanto, quando a água evapora deixando os sais minerais no solo, pode ocorrer um acúmulo dos mesmos, gerando o problema.
Esse problema tende a ser comum em regiões de clima árido ou semiárido, onde há menos chuva e a taxa de evaporação da água é maior. Com menos chuvas, o solo não é “lavado” e os sais minerais se mantém ali.
2. Contaminação química
A contaminação química também pode causar a degradação do solo, sendo um grande problema ambiental da atualidade. Pode também ser intensificada pela ação humana. Quando o solo é degradado por contaminação química, acaba gerando a infertilidade do mesmo e ele não serve mais para produzir nada.
Essa contaminação química no solo pode ocorrer quando se faz uso excessivo de agrotóxicos, fertilizantes e também pesticidas. No entanto, o descarte de lixo eletrônico e de resíduos industriais, geralmente feito de forma incorreta, também influencia e causa a contaminação química.
A contaminação química ainda pode acabar afetando até mesmo o lençol freático e a fauna de uma determinada região.
3. Erosão
A erosão geralmente ocorre pelo desgaste do solo que geralmente é causado por chuvas, sol, vento, gelo e outros fatores naturais. Isso pode acontecer principalmente em regiões onde não há vegetação no solo, pois elas atuam como uma proteção para o mesmo, já que a água da chuva, por exemplo, cai primeiro sobre as folhas de uma árvore ou de plantas.
Sem essa vegetação para proteger o solo, ele fica exposto e aumenta as chances de ocorrer o desgaste do mesmo, gerando a degradação e perda da fertilidade.
As árvores também tendem a proteger o solo do calor e do vento, portanto, sem elas, ele sofre mais com tudo isso.
Como ajudar a conter a degradação do solo
Há algumas alternativas que o ser humano pode colocar em prática com o intuito de diminuir essa degradação do solo ou pelo menos contê-la. Uma opção é a adubação verde, onde algumas plantas são cultivadas para depois serem adicionadas ao solo por meio de decomposição.
O reflorestamento também pode ser uma opção, onde árvores são colocadas em locais que sofreram com o desmatamento. Esse tipo de solução pode fornece vários benefícios para o solo e para a vida de seres vivos em geral.
Ainda há outra opção, chamada de rotação de culturas. Essa alternativa consiste em mudar, a cada ano, as espécies vegetais que estão plantadas na mesma área. A cada ano, devem ser colocadas plantas que exigem diferentes nutrientes do solo. Através dessa técnica, são melhoradas todas as características do solo, além de promover a produção de diversos alimentos.
A degradação do solo é algo com que todos devemos nos preocupar, mas principalmente aqueles que vivem em regiões agrícolas, atuando para amenizar ao máximo o dano ao solo. Existem muitas práticas que podem ser adotadas e hábitos que podem ser modificados para diminuir o dano do ser humano ao meio ambiente e, consequentemente, ao solo.
Deixe seu Comentário