Você já ouviu falar em energia sustentável? Sabe como usá-la ou de que modo a mesma contribui com o meio ambiente? Nesse artigo, vamos trazer uma definição sobre energia sustentável e mostrar de que forma essa energia vai ajudar as futuras gerações. Continue a leitura!
Energia sustentável: o que é?
São energias obtidas a partir de fontes inesgotáveis e, desse modo, elas são destinadas à geração atual, sem comprometer as próximas gerações.
Pode-se dizer que as principais fontes de energia sustentável são a energia solar, hidrelétrica, energia eólica, de ondas, a bioenergia, a energia geotérmica e as da maré.
De que forma as energias sustentáveis contribuem?
Além de econômicas, elas também ajudam a preservar o clima e a natureza e podem ser usadas para diversos fins. Veja:
- Autoprodução: quando se fala em autoprodução, refere-se a uma pessoa possuir um desses meios de energia sustentável e não vai precisar se preocupar com o valor da conta de luz, pois ele será o produtor.
- Aquecimento global: sabemos que existem muitas causas para esse transtorno e as fontes produtoras de energia não sustentável também contribuem para isso. Quando sustentáveis, as fontes de energia não emitem ou liberam em menor quantidade gases e resíduos que podem prejudicar a natureza.
- Renovável: é considerada renovável, porque não se esgota. O sol nunca vai parar de brilhar, por conta da forma que usamos a sua luz e, assim, funcionam as demais fontes de energia renovável.
Pontos negativos e positivos do uso dessa energia
- Energia Eólica: Entre os destaques positivos estão a geração de emprego, energia renovável a partir do vento, ou seja, é uma energia inesgotável e impacto ambiental pequeno. O único ponto negativo seria o fato de que essas empresas ficam afastadas da cidade.
- Hidrelétricas: O armazenamento de água de onde é retirada a energia não emite gases e nem degrada o ambiente. O ponto negativo é que, em épocas de pouca chuva, a energia se esgota.
- Fotovoltaica: Nesse caso, a energia vem do sol. Portanto, pode-se dizer que é inesgotável e sustentável. A durabilidade é de 25 anos, mais ou menos. Mas, apesar de tantos destaques bons, devemos alertar que o custo inicial é alto.
Esses são exemplos que podem ser vitais para o uso dessas energias, tanto para empresas quanto para uso residencial.
Veja também:
Biocombustíveis: saiba o que são, tipos, vantagens e desvantagens
Vantagens financeiras a respeito do uso das energias sustentáveis
Vamos trazer nesse tópico alguns exemplos diretos sobre as energias sustentáveis e a economia financeira. Observe:
- No caso dos painéis solares, por exemplo, eles abastecem a sua casa com energia por mais de 25 anos. Isso representa financeiramente 50% menos gastos do que a energia comum;
- Os sistemas de energia sustentáveis podem reduzir a conta de luz em cerca de 95%;
- O investimento pode não ser barato, mas, em alguns anos, vai notar uma grande diferença;
- Ela valoriza o imóvel e, quando o proprietário resolve vender sua residência, pode tirar um bom lucro, caso faça uso desses meios sustentáveis de energia.
Principais exemplos de energia sustentável
- Energia da Biomassa
- Energia Eólica
- Energia Geotérmica
- Energia Hídrica
- Energia Solar
- Energia Oceânica
Sobre as fontes de energia sustentável
Solar: é “extraída” da luz do sol ou de seu calor. Podemos dizer que é um exemplo de energia renovável.
- Energia solar térmica: é quando a energia é convertida do calor emanado pelo sol e pode ser usada para diferentes fins, como aquecimento da água ou energia elétrica.
- Energia solar fotovoltaica: nesse caso, a luz solar transforma-se em eletricidade, podendo ser utilizada para todos os recursos que necessitem de energia.
Energia geotérmica: a energia geotérmica é produzida através do calor do interior da terra e pode ser usado como fonte de energia.
Oceânica: Seja através da maré, das ondas ou até mesmo da energia térmica dos oceanos, é possível “extrair” a energia dessas fontes.
Hídrica: essa fonte de energia sustentável utiliza a água para geral eletricidade. É usada em mais de 100 países.
Biomassa: uma das principais fontes de energia de biomassa é a madeira. Mas resíduos orgânicos e agrícolas, entre outros recursos, também são utilizados nesse processo e garantem eficácia.
Eólica: a partir do uso de turbinas eólicas é possível utilizar essa energia produzida pelos ventos para abastecer residências e comércios de forma sustentável.
Energia sustentável no Brasil
Sabemos que o Brasil apoia, através de alguns projetos, o uso da energia sustentável. O país acredita que usar esses meios é uma maneira de evitar a degradação do meio ambiente. Abaixo, destacamos os projetos brasileiros de incentivo ao uso das energias renováveis.
- IPTU Verde: esse é um projeto de lei que deve ser votado futuramente. Ele estabelece a redução da taxa do IPTU para as pessoas que instalarem energia solar fotovoltaica em suas residências.
- R/N 482/12 da ANNEL: esse projeto é muito interessante, pois ele deseja a troca de energia limpa com as distribuidoras e, se houver excesso de energia, o contribuinte pode trocar por créditos para ter eletricidade em outros meses do ano.
- Isenção de IP e ICMS do painel solar: quem adere aos painéis solares fica livre desses débitos.
Esses são alguns dos projetos mais importantes do Brasil no que se refere à energia sustentável.
Energia sustentável a nível mundial
Muitos países aderiram esse tipo de energia por ser sustentável e não gerar danos ao meio ambiente. Os governos de vários lugares do mundo criaram projetos para incentivar a população a aderir os meios sustentáveis. Confira:
- Isenção do imposto sobre o equipamento;
- Venda da energia para a distribuidora (Gross Metering);
- Net Metering;
- Isenção parcial do imposto.
Esses projetos foram criados como incentivo, mas o ponto-chave para a adesão é a economia.
Resumo
A leitura do texto possibilitou o entendimento sobre as energias sustentáveis. Apesar de não serem tão comuns, muitas pessoas sabem o quanto essas energias são fundamentais ao meio ambiente.
O artigo trouxe algumas considerações e definições a respeito de cada tipo de energia. Portanto, contribui com o conhecimento de cada uma delas, mostrando os aspectos positivos e negativos de seu uso. O que almeja-se com esse artigo é que as pessoas possam conscientizar-se sobre a importância da energia sustentável.
Deixe seu Comentário