Poluição

Poluição sonora pode causar surdez!

Você sabia que existe poluição sonora? Pois é, e ela ainda é considerada um dos maiores problemas ambientais do mundo moderno, por causa dos seus grandes centros urbanos e diversas situações que acabam causando um desconforto acústico nos nossos ouvidos, como por exemplo o trânsito congestionado, metrô, avenida em obras, pessoas falando alto no celular ou até mesmo ouvindo música sem fone. Todos esses ruídos podem causar sérios danos à saúde humana e animal, sim, os animais também sofrem com esse tipo poluição.

Sendo uma questão de saúde pública mundial, a poluição sonora pode causar surdez, perda de memória, gastrite, doenças cardíacas, insônia e até mesmo depressão às pessoas que são expostas. Mas existem normas e leis para poder evitar níveis altos de ruídos. Mas como é medido o nível de ruído? Pelo decibelímetro (dB) que é o nome mais comum dado ao equipamento que mede o nível de pressão sonora, ou seja, o ruído.

FONTES NOCIVAS

Apesar das diversas situações que podem causar incômodo, algumas não tem potencial para causar danos, e por isso não consideradas como poluição sonora. Por isso é preciso ficar atento aos ruídos que você ouve nos grandes centros urbanos. Se o som altera a condição normal de audição em um certo ambiente, aí sim ele é considerado como poluição sonora. Exemplos de fontes nocivas aos nossos queridos ouvidos:

• Avenida em obras com máquinas de obras: 120 dB
• Metrô: 90 dB
• Trios Elétricos: 110 dB
• Avião decolando: 140 dB
• Fogos de artifício: 125 dB
• Banda de rock: 100 dB
• Latidos: 95 dB
• Secador de cabelo: 95 dB
• Som portátil no volume máximo: pode chegar a 115 dB

Essas são as fontes mais comuns de um centro urbano, mas existe uma série de situações, equipamentos e entre outras coisas que são bastante prejudiciais se ficarmos expostos a eles por muito tempo. Mas qual o limite seguro para os nossos ouvidos? De acordo com especialistas, o limite seguro é de 80 dB. Por isso, de acordo com as leis e normas, cada ruído emitido tem seus limites e se ultrapassados é aplicada penalidades de multas.

FISCALIZAÇÃO E MULTAS

A fiscalização é realizada de acordo com as reclamações dos cidadãos, e assim é realizada a atividade fiscalizatória, que é baseada no planejamento antecipado e no monitoramento das imediações. Quando ocorre um flagrante, é aplicada uma advertência para poder diminuir o ruído e também aconselhado fazer um tratamento acústico no local ou um isolamento. Mas caso o autuado continue infringindo a lei, ele é multado e as emissões sonoras são interditas, e se ainda continuar infringindo a lei, o estabelecimento pode ser interditado.

Deixe seu Comentário