Curiosidades

Agrotóxicos: conheça os benefícios e malefícios

Agrotóxicos: benefícios e malefícios

As substâncias utilizadas frequentemente para combater as pragas e possíveis doenças na agropecuária, agricultura e outros setores são conhecidas como defensores agrícolas ou agrotóxicos. Por incrível que pareça, mesmo com tantos malefícios causados ao meio ambiente, essas substâncias também possuem alguns benefícios. Conheça a seguir o que são os agrotóxicos e como ele pode interferir na saúde humana.

O que são os agrotóxicos?

Os agrotóxicos também são chamados de defensores agrícolas, pesticidas ou agroquímicos. Esse produto é composto de substâncias químicas, biológicas ou físicas que devem ser usadas no setor agropecuário com a finalidade de extinguir as pragas ou qualquer agente externo que possa causar danos.

A utilização do agrotóxico faz com que ocorra um aumento significativo na produtividade das lavouras, no entanto, órgãos competentes como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que o uso inadequado de tais substâncias é totalmente nocivo para a saúde humana e também ao meio ambiente.

Se faz tão mal, para que serve o agrotóxico então?

Para que a proliferação de pragas como ervas daninhas sejam controladas, assim como possíveis doenças, os agrotóxicos são utilizados. Em sua composição estão presentes alguns elementos que agem diretamente nas atividades biológicas dos seres vivos.

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

Esses elementos e substâncias são conhecidos também como ingredientes ativos. A produtividade é garantida quando essas substâncias que foram aplicadas nela começam a agir na atividade biológica de todos os seres vivos presentes nesses cultivos.

Esse controle de pragas e microrganismos é a garantia que a produtividade aconteça e que a lavoura esteja protegida.

Quais são os tipos de agrotóxicos que existem?

Os tipos de agrotóxicos que existem foram desenvolvidos de acordo com a natureza de cada praga que pretende ser combatida, qual o seu grupo químico e os danos que ele tem com o meio ambiente e a saúde dos humanos.

Veja a seguir como são classificados:

Inseticidas

Esse tipo de componente químico combate diferentes tipos de insetos. São eles: Aldrin, Deltametrina e Carbofuran.

Fungicidas

Esse tipo de componente combate os fungos presentes na agricultura. Os mais conhecidos são: Mancozeb, Brestam, Binapacril.

Herbicidas

Esses componentes servem para combater as ervas chamadas daninhas. São exemplos: Profam, Diclobenil e Diquat.

Desfoliantes

Os desfoliantes como o próprio nome sugere, combate o surgimento das folhas indesejadas. Podemos citar como exemplos: o Dinoseb e o Paraquat.

Fumigantes

Esse tipo de produto combate eficazmente, toda e qualquer bactéria que possa surgir nos solos. São exemplos, Cloropicrina e Dazomet.

Alimentos e agrotóxicos, uma relação nem tão saudável!

Organizações e a sociedade de maneira geral, vem se posicionando cada vez mais contra os níveis de agrotóxicos encontrados nos alimentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ou Anvisa através do PARA ou Programa de Análise de resíduos de Agrotóxicos em Alimentos divulgou uma pesquisa realizada entre os anos de 2013 e 2015, onde cerca de 12 mil amostras de alimentos foram coletadas.

Essa pesquisa revelou o nível de intoxicação que pode ocorrer no organismo em um período de apenas 24 horas após ingerir os alimentos intoxicados. Os alimentos escolhidos fazem parte da alimentação dos brasileiros no dia a dia.

Agrotóxicos: benefícios e malefícios

Alimentos com grandes doses de agrotóxicos

A seguir você pode conferir a lista com os alimentos que possuem um potencial bem forte de intoxicação do organismo.

  • Laranja: das 744 amostras coletadas, 90 unidades apresentaram um risco agudo de intoxicação;
  • Abacaxi: de 240 amostras coletadas, 12 unidades apresentaram um risco agudo de intoxicação;
  • Couve: das 228 amostras coletadas, 6 unidades apresentaram um risco agudo de intoxicação;
  • Uva: de 224 amostras coletadas, 5 unidades apresentaram um risco agudo em potencial de intoxicação.

Mesmo que esses alimentos não causem danos graves a saúde de quem os consome, a preocupação maior envolve principalmente o agricultor que esteja em contato direto com o agrotóxico, sem seguir as recomendações adequadas de uso.

A Anvisa em 2010 divulgou um relatório importante sobre os alimentos que mais apresentaram agrotóxicos em níveis elevados de concentração. O pimentão ganhou disparado, seguido pela uva, morango e cenoura.

Engana-se quem pensa que os agrotóxicos são encontrados apenas em frutas, legumes e verduras. Eles também estão presentes em alimentos de origem animal como os ovos, as carnes, o leite. Segundo a Anvisa, para diminuir a intoxicação por alimentos contaminados com agrotóxicos, basta ingerir os alimentos de origem orgânica, ou seja, aqueles que não utilizam nenhum tipo de defensivo agrícola. Para consumir basta retirar a casca e lavar muito bem.

Conheça os benefícios e malefícios dos agrotóxicos

Os principais benefícios e vantagens da utilização dos agrotóxicos são:

  • Quando utilizados na dosagem correta, os agrotóxicos possuem a função de controlar o surgimento das pragas ou doenças que possam vir a prejudicar as plantações;
  • Uma plantação controlada e sem danos tem uma produtividade muito maior;
  • Produtos com agrotóxico são mais baratos que os orgânicos, isso pode ser uma vantagem para quem não tem muitos recursos para comprar apenas alimentos orgânicos.

Malefícios e todas as suas desvantagens

  • Infelizmente, o consumo de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos de saúde. Podem ocorrer câncer, alterações cromossômicas, doenças hepáticas, respiratórias, entre outras;
  • Além de prejudicar a saúde humana, os agrotóxicos também prejudicam o meio ambiente, contaminando o solo e todos os recursos hídricos disponíveis;
  • Usar doses acima do que é permitido, contamina os alimentos e traz muitos riscos a saúde de quem os consumir;
  • Agricultores que manipulam esses alimentos contaminados com agrotóxicos, também se contaminam, aumentando assim o risco de intoxicação;
  • Alguns componentes dos agrotóxicos permanecem no meio ambiente por muito tempo.

Como é o uso dos agrotóxicos no Brasil?

O que justifica a utilização de agrotóxicos no Brasil é o clima que o país possui. Por ter um clima mais tropical, os períodos de inverno são muito escassos, em alguns locais inclusive, eles nem existem. Por não ter inverno, os ciclos de pragas muitas vezes não conseguem ser interrompido, como ocorre facilmente em lugares onde o clima é mais subtropical e temperado.

Outros fatores também contribuem para o aumento do ciclo das pragas como a utilização da tecnologia na agropecuária e a monocultura, praticada amplamente.

Desse modo, o Brasil se torna um dos países que mais consomem agrotóxicos no mundo. Mesmo com esses dados alarmantes e o uso desses defensores agrícolas, especialistas afirmam que ocorreu um aumento da produção de alimentos.

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

Deixe seu Comentário