Reciclável

Resíduos têxteis: saiba como reaproveitar

Resíduos têxteis

Os resíduos têxteis também são motivos de preocupação em relação ao meio ambiente, pois também demoram para se decompor e o modo como nos livramos deles pode sim interferir positiva ou negativamente na natureza ao nosso redor. As sobras de tecidos são apenas um exemplo do resultado da produção em grande escala que dá origem ao que conhecemos como fast fashion. A grande maioria das empresas de roupa atualmente são fast fashion como Renner, Marisa, C&A e outras.

Essa produção em massa gera muitos resíduos têxteis que nem sempre são descartados da maneira correta e, com isso, os aterros sanitários acabam ficando sobrecarregados. Por isso é preciso repensar melhor a forma de agir e como reaproveitar tais resíduos, pois é totalmente possível.

Uma forma também de diminuir os resíduos têxteis é optando pelo slow fashion, onde o consumo é mais consciente e geralmente em brechós. A seguir, entenda melhor sobre a importância de reaproveitar os resíduos têxteis e veja como descarta-los corretamente.

Por que é importante reaproveitar os resíduos têxteis

Os resíduos têxteis geralmente são formados por sobras de tecidos, retalhos e outros insumos que não são usados na produção principal. No entanto, se forem devidamente limpos e selecionados, podem ser reaproveitados em outras produções.

Estima-se que, por ano, sejam geradas 170 mil toneladas de resíduos têxteis em nosso país, sendo que somente 40% são reprocessados em outras empresas e o restante é descartado nos aterros sanitários. O que acontece ainda é que, em alguns casos, as empresas que reciclam acabam tendo que recorrer à importação dos retalhos, pois eles já vêm separados por cor e composição, o que não acontece aqui em nosso país. Falta uma organização no descarte dos retalhos e isso prejudica também o seu reaproveitamento. Imagina quanto mais poderia ser reutilizado daqui mesmo.

O mercado têxtil no Brasil é extremamente importante pois gera milhares de empregos para a população. Em 2016, por exemplo, era mais de 1 milhão de empregos, assim como U$122 milhões exportados. O setor conta com cerca de 30 mil empresas e está em 4º lugar no ranking mundial.

Resíduos têxteis

Novos destinos para os resíduos têxteis

É possível resignar um novo destino para os resíduos têxteis das empresas, mas para isso também precisa-se de investimento. Investimento esse que pode gerar ainda mais lucros para o país.

No caso dos resíduos têxteis como jeans, é possível que seja reutilizado na indústria automobilística. Já no caso da malha 100% algodão, ela pode ser reutilizada por meio de fios e barbantes. No caso do poliéster e da poliamida, pode ser reutilizado em fios e barbantes, plásticos na engenharia e também para flake. Os tecidos sortidos que possuem várias composições podem ser usados para criar manta acústica ou ainda geotêxteis. Os retalhos que possuam mais de 1,5 m podem ser destinados para o artesanato.

É claro que isso é somente uma forma de diminuir os resíduos têxteis nos aterros sanitários. Em casa, você também pode ajudar, ao invés de colocar fora uma roupa

que não usa mais, repassando-a para outra pessoa. Dessa forma, a roupa ganha mais tempo de vida ao invés de ficar ocupando espaço nos aterros sanitários.

Faça uma gestão de resíduos têxteis em sua empresa

A gestão dos resíduos têxteis pode ser a melhor solução para sua empresa, visto que ela pode fazer dinheiro com a compra e venda de resíduos. Para a realização dessa gestão, sua empresa precisa realizar uma coleta seletiva eficaz para conseguir separar os materiais que podem ser reciclados e comercializados.

Essa gestão ainda ajuda a sua empresa a identificar alguns problemas de seu processo produtivo, te ajudando ainda a cortar gastos e promover ainda o desenvolvimento sustentável. Sua empresa também passará a ser bem vista pela sociedade e também estará cumprindo algumas leis, o que diminui as chances de sofrerem punições ou receberem multas.

Como fazer a gestão de resíduos têxteis

Para fazer a gestão de resíduos têxteis de sua empresa você deve garantir a classificação e caracterização dos resíduos, para que o comprador esteja ciente de qual resíduo está lidando e de todas suas particularidades.

Investir nessa gestão vai evitar que você tenha prejuízos financeiros e também ajudar a minimizar os impactos ambientais. Existem empresas já especializadas nisso que você pode contratar para garantir que a gestão seja feita de modo correto e só traga lucros para sua empresa.

Sou um empreendedor pequeno, como lidar com os resíduos têxteis?

Até mesmo se você for um empreendedor pequeno, como uma costureira ou um estilista autônomo, é possível ajudar a diminuir os resíduos têxteis de algumas formas. Você deve usar a sua criatividade e brincar com o que possui.

Por exemplo, você pode usar alguns retalhos para criar detalhes em sua peça e isso pode se transformar no seu grande diferencial, no motivo pelo qual as pessoas reconhecem suas roupas. Você deve sempre priorizar a agregação de valor à sua peça e fazer aquilo que atender melhor as necessidades do cliente.

Se você realmente não conseguir reutilizar, você pode doar os retalhes e outros resíduos. Há muitos artesãos que aceitam esse tipo de retalho para usar em suas obras. Além disso, dependendo dos resíduos, eles podem até mesmo ir para brechós e feiras de artesanato.

Se você não conseguir reutilizar os retalhos na mesma peça, crie outra com eles. Você pode criar um projeto onde, no fim de cada mês, você monta uma peça exclusiva com os resíduos têxteis daquele mês que passou. Dessa forma, você sempre terá uma nova peça para seus clientes, estará ajudando o meio ambiente e criando seu espaço no mercado.

Uma outra opção é reciclar, usando os retalhes e resíduos para outras funções. Alguns pedaços de pano podem ser usados em casa na limpeza e pedaços de linha podem ajudar em ajustes em algumas peças que estejam danificadas. São várias as opções, veja o que está em seu alcance e coloca em prática hoje mesmo. Você também pode buscar por mais informações sobre resíduos têxteis e o descarte correto na internet, encontrará muitas informações e dicas.

Deixe seu Comentário