Poluição

Resíduos industriais: entenda os riscos

Resíduos industriais

Você sabe o que são resíduos industriais? Eles também são chamados de lixos industriais e consistem em resíduos que foram gerados a partir de processos produtivos industriais. Esclarecendo melhor, é toda e qualquer sobra da produção industrial que exige um tipo de descarte específico, ou de modo contrário irá impactar negativamente o meio ambiente e a nossa saúde.

Esses resíduos foram gerados a partir de processos industriais, o que significa que possuem uma composição mista, tornando-os perigosos para nossa saúde e para o meio ambiente em geral.

Alguns exemplos de resíduos industriais são: plásticos, fibras, metal, vidros, lodos sólidos, resíduos alcalinos e/ou ácidos, papel, madeira, borracha e cerâmicas. Os lodos líquidos que provém de sistemas de tratamento de esgoto também são considerados resíduos industriais. Tudo isso exige um descarte correto para que não provoque nenhum tipo de dano ao meio ambiente e à nossa qualidade de vida.

A seguir, entenda mais sobre a classificação desses resíduos industriais e veja como eles devem ser descartados.

Resíduos industriais perigosos e não perigosos

Os resíduos industriais possuem diferentes classificações de acordo com a norma NBR 10.004 da Associação Brasileira de Normas, mais conhecida como ABNT. É de acordo com essa classificação que pode se determinar a melhor forma de tratar e realizar o descarte ideal do resíduo industrial.

Há os resíduos industriais de classe I, que são os considerados perigosos. São os resíduos industriais com algum tipo de periculosidade que possuam características como inflamabilidade, toxicidade, corrosividade ou outras características desse tipo.

A segunda classificação é de resíduos industriais de classe II A, que são os não inertes e, consequentemente, não perigosos. Geralmente apresentam características de combustão, biodegrabilidade e solubilidade em água. Por último, há os resíduos industriais de classe II B que são os não perigosos e inertes. São os resíduos que, quando submetidos a testes de solubilização, não danificam a água de nenhuma maneira, não a poluem. A água se mantém potável mesmo entrando em contato com esse tipo de resíduo industrial.

Como deve ser feito o descarte de resíduos industriais

Atualmente existe uma espécie de inventário nacional que informa o método correto de descarte dos resíduos industriais. Tal material foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis, devido ao fato de que a produção industrial vem gerando uma quantidade enorme de resíduos industriais e até o momento, tudo estava sendo descartado de qualquer maneira, afetando o meio ambiente.

Agora de acordo com essa legislação ambiental, todos os gerados (empresas, por exemplo) são responsáveis por gerenciar, transportar e dar a devida destinação final a todos os resíduos que sobrarem de suas produções industriais. São os donos das empresas que devem se responsabilizar pelo tratamento dado a esses resíduos e devem efetuar o descarte da forma ambiental correta.

Malefícios do descarte incorreto de resíduos industriais

O mais comum é que os resíduos industriais sejam descartados de qualquer maneira e isso pode gerar diversos impactos negativos para o meio ambiente e, consequentemente, para a qualidade de vida de todos os seres vivos. Devido a todo esse impacto foi que surgiu a nova legislação ambiental que prevê que os donos de empresas têm a obrigação de conceder a destinação correta a tais resíduos.

Uma das principais desvantagens do descarte incorreto dos resíduos industriais é a poluição ambiental, podendo provocar muitas alterações no solo e na água, além de contaminar o meio ambiente. Além disso, o descarte desses resíduos em locais inapropriados é considerado um crime ambiental, o que pode gerar para as empresas diversas punições e também a perda de sua certificação ambiental.

Para completar, cada vez mais as pessoas estão se tornando conscientes e estão deixando de adquirir produtos de empresas que não possuem práticas sustentáveis e que prejudicam o meio ambiente. Dessa forma, se a sua empresa não realizar o descarte da forma indicada e ser responsável pela poluição do planeta, poderá perder cada vez mais clientes.

Benefícios do descarte correto de resíduos industriais

O descarte correto de resíduos industriais não traz nenhum prejuízo para o meio ambiente ou para a vida no planeta, além de trazer alguns benefícios para a sociedade em geral e também para as próprias empresas.

Uma das possibilidades é o reaproveitamento dos resíduos industriais e, dessa forma, todos os recursos naturais também são reaproveitados. Isso contribui para o desenvolvimento sustentável e também melhora a imagem da empresa, que poderá atrair mais clientes que são adeptos da sustentabilidade em suas vidas.

É claro que o principal benefício está no fato de não causar mais nenhum prejuízo para o meio ambiente e para o efeito estufa. Infelizmente não são todas as empresas que seguem as regras, mas isso está mudando e cada vez mais há pessoas conscientes sobre o impacto ambiental e indo em busca de alternativas para ajudar isso a diminuir.

Medidas para reduzir os resíduos industriais

Se você possui uma empresa e deseja diminuir a produção dos resíduos industriais, há algumas medidas que pode adotar e influenciar diretamente para a redução do impacto ambiental de tais resíduos.

Você pode começar diminuindo os insumos que são usados, eliminando a maior quantidade possível de resíduos industriais diretamente da fonte. Para isso você deve contar com uma boa gestão e logística, a fim de evitar qualquer desperdício. Você pode modificar algumas matérias-primas e também um pouco o seu processo, a fim de diminuir os resíduos que são usados e gerados.

Outra opção é reutilizar os insumos: sabe aqueles materiais que seriam descartados? Você os insere novamente no processo produtivo. Esse procedimento pode ser realizado dentro ou fora da empresa. Por exemplo, a empresa pode revender tais materiais para outras empresas que podem reutilizar tal resíduo, o que gera uma vantagem tanto ambiental quanto econômica.

Cabe as empresas se conscientizarem e pensarem em como podem modificar os seus processos industriais e também as matérias-primas usadas. É totalmente possível diminuir a quantidade de resíduos industriais gerados e também promover o descarte correto desses materiais, a fim de beneficiar o meio ambiente de modo geral.

Deixe seu Comentário