Curiosidades

Permacultura: princípios e aplicações

Permacultura

Você conhece a permacultura? Se trata de um conceito existente há muitos anos mas que somente agora está ganhando a atenção de mais pessoas, justamente pelo estilo de vida sustentável e mais amigo do meio ambiente estar ficando cada vez mais em evidência. Através da permacultura nós podemos mudar a forma como vivemos, nos relacionamos com o meio ambiente e ainda o desperdício de recursos naturais.

Esse conceito é rodeado de princípios e técnicas que podem nos nortear para uma vida mais sustentável e limpa, para que possamos contribuir para nossa natureza. Apesar de não ser muito conceito muito conhecido, é possível aplicar a permacultura até mesmo em sua casa. Hoje você será capaz de conferir todos os detalhes sobre essa técnica, fique de olho a seguir.

Descubra o que é a Permacultura

A permacultura é um conceito que surgiu nos anos 70 através de alguns cientistas australianos. Consiste basicamente em integrar de forma harmoniosa os humanos e a paisagem, de modo que as necessidades humanas possam ser supridas de modo sustentável, sem agredir o meio ambiente, como acontece muito hoje.

Permacultura une duas palavras, sendo elas ‘permanente’ e ‘cultura’, pois se baseia no fato de que a humanidade pode se perpetuar no planeta através de uma cultura permanente e que não acabe com nossos recursos naturais.

A ideia dos cientistas era desenvolver sistema produtivos organizados de forma orgânica. A permacultura possui uma metodologia que contribui para a geração de renda em propriedades rurais, ao mesmo tempo que economiza tempo e permite que possamos viver em completa harmonia com a natureza que nos rodeia. De forma resumida, através da permacultura nó aprendemos a viver no planeta sem causar nenhum dano a ele, o que, na verdade, já deveríamos fazer há muito tempo.

É totalmente possível aplicar a permacultura em nossa rotina e em casa e você verá como mais para frente.

Princípios éticos da Permacultura

A permacultura se sustenta por meio de três princípios éticos que, por sua vez, se baseiam em valores com o intuito de orientar as pessoas interessadas em começar a aplicar o conceito em sua rotina. Os princípios da permacultura abominam a dominação da natureza, assim como o individualismo.

Os três princípios éticos da permacultura são os seguintes: cuidado com a terra, cuidados com as pessoas e a distribuição dos excedentes. O primeiro princípio – cuidado com a terra – consiste em respeitar os elementos da natureza como o solo e as espécies, tendo a natureza como uma aliada; o segundo princípio – cuidados com as pessoas – consiste em garantir o bem-estar dos humanos e sempre cultivas relacionamentos saudáveis com a sociedade em geral; por último, o conceito de distribuição dos excedentes, consiste em compartilhar os recursos que temos de forma justa, fazendo a redistribuição daqueles que forem excedentes, para que tantos os ricos quanto pobres possam ter acesso aos mesmos recursos.

Praticar a permacultura no seu dia a dia consiste em colocar todos esses princípios na prática.

Outros 12 princípios fundamentais da Permacultura

Além dos princípios éticos, a permacultura possui 12 princípios de design que devem se alinhar. São princípios que devem ser alcançados pelas comunidades de diferentes formas e são universais. Os princípios possuem um enunciado de uma ação, pelos quais podem ser identificados.

Sendo assim, os 12 enunciados dos princípios são os seguintes: Observe e Interaja; Capte e armazene energia; Obtenha um rendimento; Pratique a autorregulação e aceite feedback; Use e valorize os serviços e recursos disponíveis; Evite o desperdício; Projete dos padrões aos detalhes; Integre ao invés de segregar; Use soluções pequenas e lentas; Use e valorize a diversidade; Use os limites e valorize os elementos marginais; Use a criatividade e responda às mudanças com criatividade.

Técnicas usadas na Permacultura

A permacultura pode ser aplicada em nossa rotina através de suas técnicas. Uma das principais técnicas é a agroecologia que consiste em uma ciência de princípios para o desenvolvimento dos sistemas agrícolas, para que possam ser produtivos e também preservarem os recursos naturais.

Outra técnica comum é a bioconstrução focada na construção de edifícios que sejam sustentáveis e não causem tantos impactos ao meio ambiente. Há técnicas ainda que influenciam no uso da água da chuva e no uso de energias alternativa, preferencialmente renováveis. São apenas alguns exemplos de técnicas que podemos colocar em prática no nosso dia a dia.

Veja como aplicar a Permacultura em casa

Há várias maneiras de aplicar a permacultura em sua casa e tudo vai depender de cada um. Se você possui uma horta, por exemplo, há dicas e técnicas que você pode colocar em prática. No entanto, mesmo que você não possua, é possível aplicar a permacultura observando os alimentos que temos em casa e nos livrando daqueles que podem ser tóxicos, por exemplo, os industrializados.

O uso de adubo orgânico em sua horta é um exemplo de aplicação da permacultura em casa. Ele é mais indicado pois os fertilizantes costumam poluir as bacias hidrográficas e impactam o meio ambiente. Fazer adubo com esterco irá garantir que o solo receba todos os nutrientes que ele precisa. Além disso, você pode fabricar adubos líquidos de casca de banana que também são extremamente benéficos. Até mesmo inseticidas naturais você pode adquirir e usar.

Na hora de começar a sua horta, você deve decidir como será o plantio: direto ou sem plantio direto. Você deve iniciar revirando a terra para tirar aquela parte mais dura. Depois deve fazer a adubação com esterco e remexer a terra. Emparelhe como preferir e plante as mudas, cobrindo o solo com palha seca. O solo só deve ser revirado quando estiver muito empedrado, de modo contrário, suas plantas não receberão os nutrientes que tanto precisam.

Para ter uma horta baseada na permacultura, ela deve ser uma horta com uma grande biodiversidade de plantas. A horta desse tipo também parece mais com uma floresta, para que as plantas possam ajudar uma a outra a se desenvolver.

Agora que você já conhece mais sobre a permacultura, poderá inclui-la no seu dia a dia e ser mais sustentável.

Deixe seu Comentário