Curiosidades

Movimento mundial contra os canudos de plástico

Movimento mundial contra os canudos de plásticos

Os canudos de plástico estão cada vez menos sendo usados pela população pelo alto compartilhamento de conhecimento sobre os mesmos, que deixaram as pessoas cientes de seus prejuízos para os oceanos e o meio ambiente em geral. Tanto é que, atualmente, existe um movimento mundial contra os canudos de plástico, cujo objetivo é reduzir ao máximo o uso desses materiais em todos os tipos de estabelecimentos e também em nosso dia a dia.

O movimento mundial contra os canudos de plástico é realizado por meio de iniciativas e de atitudes que são incentivadas e compartilhadas pelas redes sociais. Há também o Movimento Último Canudo, que deseja incentivar a revolução de seus hábitos para promover um mundo mais limpo e sustentável.

A seguir, entenda porque os canudos de plástico são tão prejudiciais, formas de substitui-lo e conheça mais sobre o movimento mundial contra os canudos de plástico.

Canudos de plástico e o seu impacto ambiental

O canudo de plástico é extremamente comum e é muito utilizado no mundo todo, fazendo com que ele represente cerca de 4% de todo o lixo plástico do mundo inteiro. Ele é feito de polipropileno e poliestireno, todos plásticos, sendo assim não biodegradável e podendo demorar até mil anos para se decompor por completo.

Além disso, a produção do canudo de plástico também afeta outras áreas. Acaba favorecendo o consumo do petróleo que se trata de uma fonte não renovável. Apesar de ser um uso muito rápido, é capaz de gerar muita poluição para o meio ambiente.

Tudo fica ainda pior quando colocamos isso em exemplos reais. Por exemplo, ao empilhar os canudos que são consumidos pelos brasileiros em um muro com mais de 2 metros de altura, ele daria uma volta na Terra, através de uma linha de mais de 45 mil quilômetros de largura.

O canudo de plástico ainda contribui para a formação do micro-plástico, sendo ele ainda mais prejudicial para o meio ambiente. O micro-plástico é ainda mais perigoso e infelizmente ele pode ser encontrado nos alimentos, nos organismos e também na água.

Os impactos do canudo de plástico não param por aí. Até mesmo quando é realizado um descarte correto, o canudo pode acabar sendo levado pelo vento e afetar até mesmo mares e rios. Mais de 90% das espécies marinhas ingerem plástico durante suas vidas. É importante pensar em alternativas para diminuir o consumo de canudos de plástico e de plástico em geral, somente assim será possível reduzir os impactos ambientais que são causados.

Alternativos aos canudos de plástico

Existem alguns materiais alternativos que podem ser usados no lugar do canudo de plástico. Além disso, já existem empresas que estão fabricando canudos de outros materiais para ajudar a diminuir o uso do plástico.

Uma alternativa é o canudo de papel. São biodegradáveis e por isso acabam sendo menos nocivos do que os canudos de plástico. No entanto, até sua completa biodegradação, acabam sendo uma fonte de poluição quando são descartados.

Outra opção, uma das mais indicadas, é o canudo de bambu. Ele é totalmente feito a partir de uma fonte renovável, sendo assim reutilizável, natural, leve, lavável e totalmente benéfico para o meio ambiente.

O canudo de vidro também é uma das melhores opções. Apesar de não ser biodegradável, se trata de um material reciclável e que dura por muito tempo. O canudo metálico é o que mais está fazendo sucesso no momento; podem ser feitos de alumínio ou inox e não são nada tóxicos. O indicado é adquirir junto da escovinha para fazer a limpeza interna do mesmo.

Movimento Último Canudo

O Movimento Último Canudo foi criado para incentivar a população a mudar os seus hábitos e consequentemente, diminuir os impactos que são causados pelo uso dos canudos de plástico no mundo inteiro. O movimento informa que recusar o canudinho (em qualquer lugar) é o primeiro passo para mudar a sua relação com o meio ambiente.

O movimento fornece dados, informações e material para toda a população interessada em saber mais sobre os prejuízos do uso de canudos plásticos. Há também informações sobre como é possível mudar isso e uma série de materiais que podem ser baixados e impressos para você informar mais pessoas.

O movimento também divulga os estabelecimentos que são sustentáveis, como restaurantes e padarias, além de te deixar ciente de outros movimentos sobre o assunto que beneficiam o meio ambiente.

Manifesto Último Canudo

O Manifesto Último Canudo nada mais é do que alguns fundamentos do movimento, que devem ser seguidos por todos aqueles interessados em ajudar o Planeta e participar do movimento para diminuir o uso de canudos plásticos ao redor do mundo.

Esse manifesto é composto por 5 fundamentos. O primeiro deles é Questione Seus Hábitos, onde você deve conferir se realmente precisa de algo, como do canudo de plástico e assim começar a mudar os seus hábitos diários. O segundo fundamento é ‘Não, obrigado’, onde você deve recusar quando alguém lhe oferecer um canudo de plástico. O terceiro fundamento é de Promova a Mudança, onde você começa a substituir os canudos de plástico por opções biodegradáveis e que sejam reutilizáveis.

O quarto fundamento é o Compartilhe, onde você deve falar do movimento, contar sobre ele para outras pessoas, divulgar através de panfletos e das redes sociais, para que assim todos fiquem cientes e possam participar da construção de um futuro melhor. O quinto e último fundamento é os 5 R’s da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reciclar, Reutilizar e Reduzir.

Divulgue o Movimento Mundial contra os canudos de plástico

Se você tiver interesse em participar e ajudar o movimento, não deixe de acessar o site ultimocanudo.com  para ler todas as informações, obter os dados e também conseguir ter acesso ao material de divulgação.

No fim da página você encontra folders, vídeos, cartazes e todos os logos do projeto para poder usar como quiser e contribuir na divulgação. Os folders você pode imprimir e distribuir em sua cidade para que mais pessoas obtenham as informações. Acesse, participe do movimento e contribua com o meio ambiente.

Deixe seu Comentário