Fontes de energia

Metano: gás pode ser usado como biogás para gerar energia

Metano

O gás metano é conhecido por ser um dos agentes mais agressivos para a destruição do meio ambiente, pois acelera a produção de gases de efeito estufa. Quando em contato com o ar, esse gás inodoro e incolor se torna altamente explosivo. Se for inalado então, prejudica gravemente a saúde humana.

O que é o gás metano?

O gás metano é totalmente incolor e não possui nenhum cheiro, sua fórmula molecular é representada por CH4. Não possui muita solubilidade em água e quando em contato com o ar é altamente explosivo.

Ele é mais conhecido pelas altas propriedades energéticas e principalmente por como é produzido. São as vacas, através da digestão que produzem esse tipo de gás. Mas, existem outros tipos de metano e o biogás produzido a partir dele, pode ser muito prejudicial para a saúde humana.

O biogás é um tipo de gás da família dos hidrocarbonetos que possuem em sua composição basicamente hidrogênio e carbono e que geralmente se apresentam na forma de gotas, partículas finas ou gases.

No grupo desses hidrocarbonetos existem os classificados como simples e os classificados como não metanos. Todos eles possuem propriedades ativas para formação do ozônio localizado na troposfera, isso significa que eles contribuem para a formação dos gases de efeito estufa.

Como o metano surge na natureza?

Nas regiões petrolíferas, devido as suas exalações o gás metano também é encontrado em grandes quantidades. Sua existência se dá principalmente dentro das jazidas de carvões minerais.

Uma quantidade ainda desconhecida, mas provavelmente enorme também se encontra presa nos sedimentos marinhos e também nas geleiras glaciais.

O metano devido a alguns processos naturais acaba surgindo na natureza. Conheça alguns deles:

  • Devido a presença dos aterros sanitários, onde está ocorrendo a decomposição do lixo orgânico;
  • Digestão de vacas, bois e outros animais;
  • Alguns processos de produção das indústrias que emitem esses gases;
  • Atividades pecuaristas;
  • Extração de petróleo e outros combustíveis minerais;
  • Queima desses combustíveis pelos automóveis principalmente;
  • Produção desses combustíveis fósseis como o carvão e o gás;
  • Vulcões que expelem bastante lama;
  • Metabolismo de algumas bactérias;
  • Aquecimento da biomassa na sua atividade anaeróbica;
  • Construções de reservatórios e hidrelétricas.

Metano

Quais são os efeitos maléficos do metano?

O efeito mais negativo que o gás metano pode causar para o meio ambiente é sem dúvidas a contribuição para o desequilíbrio no efeito estufa. Pois ele, aumenta a produção de gases de efeito estufa.

Esses gases aumentam o aquecimento global do planeta.

Ele não é considerado um componente para se entrar no grupo de poluentes que indicam como esta a qualidade do ar. Ele entra para o grupo de poluentes que possuem uma vida curta. Porém seus impactos em relação as alterações de clima que acontecem no planeta têm um poder 20 vezes maior que qualquer outro.

Para o corpo humano ele é terrível, pois quando é inalado causa asfixia, parada cardíaca e problemas de consciência. Nos casos mais graves, os danos ao sistema nervoso central são irreversíveis.

Como controlar o excesso de produção de metano?

Geralmente, esse gás metano através dos processos naturais e as reações químicas que acontecem no solo e na atmosfera, ajudam a removê-lo sem grandes problemas.

O mesmo acontece nas medidas artificiais que geralmente são mais agressivas e diretas. Acompanhe a seguir como pode acontecer essa redução nas seguintes atividades:

Melhoria das atividades agropecuárias

Proporcionando uma melhora na qualidade de vida do gado, com sua alimentação adequada por exemplo, a redução do metano é atingida com sucesso.

Isso acontece, porque os animais acabam tendo uma melhora de absorção dos nutrientes.

Mas, não é só na alimentação, melhorar os pastos utilizando fertilizantes mais adequados também auxilia nessa redução.

Melhoria no descarte do lixo

Nos aterros o metano é queimado, pois assim se transforma em CO2, um gás mais fácil de ser absorvido pela natureza.

Mas, existe outra maneira mais eficaz de aproveitar esse metano, que é utilizando-o para gerar energia elétrica em usinas que são instaladas justamente nos aterros sanitários.

Essa é uma realidade em países mais desenvolvidos como os Estados Unidos que possuem cidades inteiras abastecidas por esse tipo de energia.

São Paulo é uma das cidades brasileiras que conta com uma usina especializada na produção de biogás. Ela se localiza nos aterros São João e Bandeirantes e transformam o metano em energia para cerca de 700 mil habitantes, além de venderem os famosos créditos de carbono que possibilita a redução de 12% das emissões de gases na atmosfera.

Reciclar o lixo orgânico por meio de compostagens é uma das alternativas eficazes para a preservação do meio ambiente e que se encontra ao alcance de todos.

Aprenda a fazer compostagem

Você pode fazer a sua compostagem em casa mesmo, assim poderá reciclar os seus resíduos e contribuir para o planeta.

Confira os passos a seguir:

1 – Escolha o local

Para fazer a sua composteira, escolha um local que seja de preferência bem arejado, mas longe da exposição excessiva dos raios solares, do vento e da chuva.

2 – Minhocas amigas

No fundo da composteira monte uma cama de minhocas, elas serão fundamentais para a reciclagem desses resíduos.

3 – Não esqueça de alimentar essas minhocas

As minhocas se alimentam de restos de alimentos que nós ingerimos como cascas de bananas, cascas de batatas, maçãs, mandiocas, borra de café, folhas e vegetais que não sejam cítricos e muito menos apimentados.

Todos precisam estar em pedaços pequenos.

4 – Não espalhe esses alimentos

Todos esses alimentos que você vai colocar na composteira, devem ser amontoados em um canto e não espalhados de qualquer jeito.

Depois disso é só cobrir com serragem, palha, folhas ou grama secas. Isso faz com que ocorra um equilíbrio nas emissões de nitrogênio e carbono

Não coloque as folhas muito grossas, pois elas impedem a passagem de oxigênio na sua composteira, isso pode causar a morte das minhocas.

5 – Coletando o produto final

Para retirar o húmus que é o produto final dessa compostagem, basta colocar a composteira debaixo do sol, pois as minhocas irão se esconder.

Retire até ficar de 2 a 3 dedos de terra, isso possibilita a formação novamente dessa camada de minhoca.

Sabendo produzir e principalmente destinar de maneira adequada esse gás metano, os benefícios para a saúde e o meio ambiente são enormes.

Deixe seu Comentário