Curiosidades

Impactos da pecuária no meio ambiente

Impactos da pecuária no meio ambiente

A pecuária é um dos principais problemas do mundo no momento e apesar de ser a responsável por nos oferecer alimento, também está acabando com nosso meio ambiente e aumentando os problemas que afetam todo o nosso ecossistema e a vida dos seres vivos.

A pecuária, basicamente, consiste na produção de carne animal para o consumo, todo tipo de carne. É uma das atividades que mais prejudica o nosso meio ambiente e o nosso bem-estar, além de ajudar a acabar com muitos dos nossos recursos naturais. Para você ter uma noção, a pecuária é responsável por cerca de 18% da emissão de gases do efeito estufa, o que é bem maior do que os gases que são emitidos pelos veículos, por exemplo.

Nem todos estão realmente cientes desses impactos ambientais e de como eles podem refletir em nosso dia a dia. A seguir, falamos mais sobre isso. Confira!

Desmatamento

O desmatamento é um dos principais problemas da nossa atualidade e reflete em vários aspectos do nosso cotidiano. A pecuária é uma atividade que pode influenciar negativamente e contribuir para o desmatamento. Um relatório que foi divulgado em 2016 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, informou que mais de 80% do desmatamento estava ligado à criação de pasto.

O Brasil possui mais de 200 milhões de cabeças de gado, o que exige uma grande quantidade de pastagem, o que corresponde a, em média, um quarto do Brasil. Onde atualmente é pasto, antigamente era a natureza e contava com os cerrados e com várias paisagens naturais. No entanto, como há sempre mais necessidade de pasto, essas áreas são destruídas.

Desperdício de alimentos

Alguns especialistas no assunto também afirmam que há um desperdício de alimentos relacionado com a pecuária. São produzidas mais de 1 quadrilhão de calorias a mais do que é suficiente para toda a população, o que mostra que o consumo de carne é uma forma não eficiente de aproveitar energia. Isso acontece porque os animais exigem uma enorme quantidade de matéria vegetal enquanto estão crescendo, como milho e soja.

Dessa energia inicial, muito pouco é realmente transformado na carne que consumimos. A soja que é usada para alimentação dos animais poderia ser muito mais aproveitada se fosse usada diretamente em nossa alimentação.

Impactos da pecuária no meio ambiente

Impactos da pecuária: gasto de água em excesso

Outro impacto negativo da pecuária é o gasto excessivo de água. A água doce que encontramos nos rios e lagos, assim como em depósitos subterrâneos, é usada em toda a atividade agrícola. Mais de 50% é destinado para esse fim, sendo que grande parte é destinado diretamente para a atividade pecuária.

O gado tende a consumir cerca de 50 litros de água por dia, sendo que todo o processo de abate consome em torno de 1.200 litros de água. Sim, cada gado que é abatido, gasta mais de mil litros de água.

Se, por um lado, é usado mais de 15 mil litros de água para produzir pedaços de carne, custa menos de 300 litros produzir batata e menos de mil litros produzir algumas frutas.

Impactos da pecuária: extinção de espécies

A pecuária também pode influenciar na extinção de algumas espécies. Como já mencionamos, sempre é preciso criar mais pasto para os animais e isso acaba destruindo o habitat natural de inúmeras espécies nativas, o que provoca a perda de biodiversidade local e também pode influenciar na sua extinção por completo.

As espécies que restam nessas regiões, acabam sendo exterminadas pelos donos das terras, principalmente quando começam a se alimentar do próprio gado devido à falta de presas. Alguns animais também passam doenças para o gado e dessa forma, os donos dos rebanhos acabam matando as espécies.

Impactos da pecuária: ocupação de terras

A ocupação de terras é mais um assunto sério e que pode ser provocado pela pecuária. As atividades de pecuária ocupam mais de três quartos das terras que são aráveis, mas a quantidade de terra que é cultivada é menor, sendo de apenas 1,8 bilhão de hectares. Cada hectare é responsável por alimentar cerca de 4 pessoas, mas isso se torna totalmente impossível com a criação de gado que ocupa todo esse espaço.

Adotando uma dieta vegetariana, com cada hectare seria possível alimentar até mais de 20 pessoas. Enquanto há 20 milhões de hectares que são destinados para pecuária, há somente 2 milhões para os grãos e menos de um milhão para a cana-de-açúcar.

Impactos da pecuária: aquecimento global

A pecuária contribui diretamente para a emissão de gases estufa, sendo que emite 18% de gases equivalentes de CO², o que é maior do que os gases emitidos por todos os veículos do mundo. Há diversos outros gases que também são emitidos através da pecuária, como o metano, que possui 23 vezes o potencial destrutivo do dióxido de carbono. Esse é somente um exemplo, há muitos outros.

Impactos da pecuária: como tentar melhorar

A melhor forma de diminuir todos esses problemas é tentando amenizar os impactos negativos da pecuária. Até o momento, uma das práticas mais eficazes que está surgindo, mas ainda não é aceito globalmente, é o vegetarianismo. Através de uma alimentação vegetariana ou até mesmo vegana, não se faz o consumo de carne animal e isso contribui diretamente para diminuir a produção desse alimento. Essa seria a melhor forma de diminuir de forma significativa os prejuízos da pecuária, mas ainda há uma grande parte da população que está relutante.

Mesmo que seja um pouco, se cada pessoa diminuir o consumo de carne, já será uma ajuda. Você pode ficar um dia na semana sem comer ou passar o fim de semana sem. Além disso, há muitos outros produtos de vários segmentos que são produzidos a partir da pecuária, como algumas roupas de origem animal. Parar de consumir esse tipo de objeto também pode ajudar.

Talvez obtendo conhecimento sobre os reais impactos da pecuária, como nesse artigo, mais pessoas se conscientizem e comecem a mudar seus hábitos para garantir um futuro melhor.

Deixe seu Comentário