Consumo Consciente Reciclável Tratamentos

Artesanatos com garrafas PETs que salvam nossos oceanos

Já percebeu que quase todos os líquidos que consumimos vem em embalagens de garrafas PETs, sejam elas pequenas, grandes ou médias? Pois é, a garrafa PET está mais presente no nosso cotidiano do que você imagina, e o legal é que além de serem 100% recicláveis, elas são bem versáteis, por serem resistentes, transparentes e flexíveis. E por terem essas características, existem diversas maneiras divertidas e criativas de criar todo tipo de objeto artesanal, desde um jardim vertical em casa até um alimentador para pássaros.

 

 

 

Se você não for uma pessoa muito chegada em trabalhos artesanais, então descarte o seu plástico de forma correta, porque o plástico é o principal material poluente encontrado nos nossos oceanos, e quando ele chega nos oceanos, ele leva cerca de 400 anos para se decompor, no mínimo! E nesse processo de decomposição, muitos animais podem ser afetados por ele, porque além das garrafas PETs, também temos os microplásticos, que são partículas minúsculas, com menos de 5 milímetros e são altamente poluentes e tóxicas.

IMPACTO AMBIENTAL

Muitos animais que vivem nos oceanos confundem essas micropartículas com comida e acabam ingerindo elas e morrendo por asfixia ou intoxicação pelos poluentes orgânicos persistentes (POPs), que são compostos químicos tóxicos que são absorvidos pelos microplásticos. E isso não afeta somente os animais, porque como vivemos numa cadeia alimentar e se comermos aquele animal que está contaminado pelos POPs, também começamos a sofrer do mesmo problema que o animal contaminado. Isso acontece porque a intoxicação causada pelos poluentes orgânicos persistentes têm caráter biomagnificado e bioacumulativo.

Mas não são somente os animais que vivem dentro da água que sofrem com esse descarte incorreto do plástico. As aves e mamíferos marinhos também são afetados e podem morrer por conta disso, porque muitos acabam enroscando seus bicos ou até mesmo outra parte do corpo em garrafas, fitas de plásticos, canudos, e também pode acontecer do animal consumir as micropárticulas.

Esses problemas são alguns dos que acontecem pelo descarte incorreto do plástico, e é justamente por isso que devemos encontrar outras formas de reutiliza ou reciclar as garrafas PETs, basta ter o cuidado de descartar elas no lixo reciclável, porque assim garantimos que elas não prejudiquem o meio ambiente. Outra opção também é buscarmos consumir de forma mais sustentável, trocando as garrafas PETs por garrafas de vidro, alumínio ou aço, porque dessa forma vamos estar ajudando o nosso planeta, e até o nosso bolso!

Deixe seu Comentário