Tratamentos

Entenda a importância da limpeza da caixa de gordura!

Terror de muita gente, a caixa de gordura é um dos grandes mistérios de quem cuida da casa. Instalada no sistema hidráulico da casa, entre o a pia e o cano, sua função é evitar que toda aquela gordura que é liberada quando lavamos pratos, panelas e outros utensílios, seja jogada na rede de esgoto e acabe entupindo o encanamento principal.

Por mais que você não goste da ideia de ter que mexer num lugar cheio de gordura, é importante manter uma rotina de limpeza e manutenção, para que no futuro não tenha problemas maiores e ela acabe te deixando na mão e sua casa cheia de gordura.

ROTINA DE LIMPEZA

Para não ter maiores problemas com a caixa de gordura, é preciso entender os tipos e a quantidade ideal para fazer uma limpeza geral nela e acabar não entupindo pela falta de manutenção:

• Em casos de restaurantes ou comércios locais que usam muito óleo, a limpeza precisa ser feita toda semana;
• Já os comércios de pequeno porte, a limpeza pode ser feita de 1 em 1 mês;
• Em apartamentos, de 3 e 3 meses;
• Já em casas, de 6 em 6 meses.

Mas caso você não consiga seguir uma rotina de limpeza e manutenção na caixa, é importante se atentar aos sinais de que ela pode estar entupindo, como a pia entupir com frequência ou a água estar com dificuldade para escoar.

LIMPEZA

Existem várias formas de limpar a caixa de gordura, mas as mais indicadas são:
• Limpa-fossa: você pode contratar empresas de limpa-fossa para realizarem o serviço;
• Biodigestor: a limpeza é realizada pelos microrganismos que aceleram o processo de decomposição do material orgânico da caixa de gordura;
• Manual: nesse processo, você mesmo realiza a limpeza de forma manual.

Se você optar por fazer a limpeza manual é preciso de alguns cuidados e ferramentas para realizar a limpeza:
• Primeiro de tudo, você vai precisar de calçados emborrachados e roupas velhas, que possa ser jogada fora depois, porque a gordura não sai da roupa ou calçado com facilidade, isso quando sai.
• Luvas emborrachadas longas, aquelas que vão até o ombro;
• Sacos de lixo;
• Espátula e raspador;
• Por ser um cheiro bem desagradável, é recomendado usar uma máscara de gás também, mas caso não tenha, você pode utilizar um pano pra colocar no nariz.

Comece abrindo a tampa da caixa com a espátula ou um pé de cabra, caso a caixa seja feita de alvenaria. Depois é só retirar toda a gordura com a mão ou uma concha, e depositar dentro dos sacos de lixo.

Para retirar aquela gordura que fica presa na parede da caixa você pode utilizar a espátula pra retirar ela. Tente retirar o máximo de gordura possível e assim que você notar que só tem líquido dentro da caixa, já pode finalizar limpando a tampa, peças e laterais da caixa com água em temperatura ambiente, sabão e palha de aço.

O QUE NÃO FAZER

Vemos por aí muitas pessoas que têm o costume de jogar soda cáustica, água quente ou até mesmo desengordurante nas caixas de gordura, mas saiba que isso é errado! Esses produtos vão apenas amolecer a gordura e fazer com que ela escorra para dentro do cano, causando um problema maior ainda: após alguns dias essa gordura vai acabar endurecendo e piorando toda a situação, tanto na sua casa quanto no meio ambiente que sofre muito caso essa gordura passe pelos canos e chegue no esgoto.

O mais aconselhável é sempre buscar um profissional que faça esse tipo de serviço, por isso nunca hesite em chamá-los!

Deixe seu Comentário